Buscar

Leitura guiada 7

Prévia do material em texto

Leitura guiada- 7
Segundo Kant, a capacidade que o homem tem de diferenciar o certo do errado é inata, ou seja, já nasce com ele. Sendo assim, a moral humana independe da experiência, pois já nascemos com ela. Sendo anterior à experiência, ela é “formal”, ou seja, vale para todas as pessoas, onde quer que elas estejam e em qualquer tempo. Segundo Kant, a capacidade que o homem tem de diferenciar o certo do errado é inata, ou seja, já nasce com ele. Sendo assim, a moral humana independe da experiência, pois já nascemos com ela. Sendo anterior à experiência, ela é “formal”, ou seja, vale para todas as pessoas, onde quer que elas estejam e em qualquer tempo.
Hegel começou sua carreira intelectual como um discípulo de SCHELLING. Seu primeiro texto publicado foi “Diferença Entre os Sistemas de FICHTE e Schelling”. Sua entrada em cena foi precedida, entretanto, por uma série de estudos sobre Kant , Fichte e Schelling, e análises históricas e teóricas que vão desde a economia ate a religião. As reconstruções kantianas em questões internacionais, ressaltando que o escrito de Kant compreende uma série de princípios que não apenas atuaram no desenvolvimento do direito das gentes moderno como ainda têm uma surpreendente atualidade. Kant desenvolve as características essenciais do estado de paz a ser fundado com tal precisão de conteúdo que dá ensejo a que se reflita de modo completamente novo sobre o significado atual da ética kantiana e, particularmente, que se reveja as acusações habitualmente levantadas contra esta ética de formalismo e de rigor. 
A realização do direito cosmopolita kantiano é impedida por relações de dominação e violência que provocam o aumento da porção da humanidade que está, legalmente ou não, excluída do direito de se representar como sujeito político: a eliminação de resistências incompatíveis com a reprodução do sistema violência funcional , a eliminação do "excedente humano" da expansão do capital, violência não-funcional, de caráter objetivo e a eliminação nos conflitos de identidade, violência não-funcional, de caráter subjetivo. A resistência a estas relações tem sido objeto de movimentos sociais de caráter local e global, cujos objetivos estão longe de terem sido alcançados. Se Kant apresentou as condições de possibilidade da paz, sua realização hoje depende da explicitação das condições de luta contra as relações hegemônicas que a destróem.

Continue navegando