Buscar

pcc2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA 
 
Curso de Licenciatura em Matemática 
 
Prática como Componente Curricular (PCC) – Matemática 
 
Nome: Gabriela Thimotheo Mestrinari 
 
RA: 1782185 
 
Polo: Taquaral/Campinas-SP 
PCC referente às disciplinas do 2º Semestre do curso de Matemática 
 
Disciplinas: Matemática, História da Matemática e Informática (Total: 54 Horas)
1-) Lógica Matemática: 8 horas
	A lógica parte de premissas que são levadas em consideração para uma tomada de decisão, levando em conta todos os aspectos relevantes para se chegar no resultado mais apropriado. Na lógica matemática usamos proposições para verificar se tal premissa é verdadeira ou falsa, e podemos aplicar isso nas mais diversas áreas como em matemática discreta, programação, dedução de fórmulas, resolução de exercícios de diversos conteúdos entre outros, o raciocínio lógico é muito importante pois ele é abrangente, nos permite analisar as situações de uma maneira racional a partir de informações uteis.
	Assim como na matemática, usamos a lógica em nosso dia a dia quase que sem perceber ao tomarmos qualquer decisão baseado na informação que já possuímos. Usamos roupas frescas quando está calor, comemos quando estamos com fome, tomamos remédio quando estamos doentes, isso porque temos a habilidade de perceber uma situação especifica, analisar o que causa essa situação e então chegar na conclusão de como agir para cada uma dessas situações de modo a escolhermos a melhor opção para nosso bem-estar.
	Como seres pensantes fazemos uso dessa habilidade adquirida de analisar e tomar decisões que se tornam ações, tanto em nossa vida, como na matemática através do nosso raciocínio lógico.
2-) Cálculo Diferencial de uma variável: 24 horas
	Texto Complementar
O texto descreve vários passos que podem ser aplicados em um software específico e que mostram diferentes comportamentos de uma função, pontos de inflexão, regra de L’Hopital entre outros aspectos importantes no ensino do Cálculo Diferencial de uma Variável. Com o avanço das tecnologias é importante o uso de recursos como esse, que são lúdicos e versáteis, e que auxiliam na compreensão de tópicos mais abstratos, entretanto não podemos atribuir a esses recursos o papel integral do professor, devemos considerá-los apenas como são: uteis ferramentas no ato de ensinar e de aprender. Através de programas como esse damos certa autonomia ao estudante, que pode pesquisar e interagir com as informações por conta própria, complementando seus estudos.
O papel do docente no ensino-aprendizagem é de extrema importância, só o professor em contato com o aluno no dia-a-dia consegue ter um olhar mais humano sobre os problemas que o aluno enfrenta tanto no âmbito escolar como fora dele, sobre as dificuldades de aprendizado, sobre as defasagens, entre outros fatores que atrapalham o aprendizado desse aluno, não podemos categorizar o ensinar apenas como a transmissão de conhecimento adquirido, o papel do educador vai muito além disso, requer uma visão ampla e humanizada do todo, de forma que o aluno consiga não só saber o conteúdo necessário, mas também consiga compreende-lo, reconhece-lo e aplica-lo em diversas situações sejam elas no ambiente escolar, ou em seu cotidiano
 
3-) Prática de Ensino: Observação e Projetos: 4 horas
Quais seriam os seus primeiros passos para a elaboração deste projeto?
	O ponto de partida é o interesse do professor de sair da área de conforto e propor atividades diferenciadas, como o projeto proposto acontece fora do âmbito escolar é necessário autorização prévia da gestão escolar e dos responsáveis dos alunos para que o docente possa leva-los para o local escolhido para a realização do projeto, além disso é importante que o professor tenha estudado o assunto e esteja preparado para inserir o conteúdo de forma clara e efetiva e tenha condições de sanar as duvidas dos estudantes tal qual deixar claro o porque de estarem realizando aquele projeto especifico fazendo uma clara conexão com o conteúdo abordado em sala de aula.
Quais elementos julgariam necessários para a estrutura e conteúdo do projeto?
Para a realização do projeto é necessário que os alunos tenham conhecimento prévio básico de geometria plana. O professor vai inserir os outros conteúdos abordados durante o próprio projeto.
Além disso, como o projeto será realizado em uma praça, caso a turma seja volumosa é interessante a presença de mais um docente ou monitor escolar, além de material de desenho básico como lápis coloridos, cola, tesoura, régua e compasso.
Como avaliaria se os seus objetivos propostos inicialmente foram alcançados nos alunos?
O projeto tinha como intenção trabalhar a história das mandalas através da interdisciplinaridade envolvendo geometria plana e conceitos artísticos que seriam também trabalhados, além de incentivar a concentração, criatividade, e trabalho em grupo, uma vez que os estudantes conseguissem focar no conteúdo ensinado na atividade, e conseguissem trabalhar no projeto como um grupo, mesmo estando em um ambiente novo cheio de distrações, eu consideraria que os objetivos propostos foram alcançados.
4-) Geometria Plana: 18 horas
	O texto complementar aborda de forma sucinta a base da geometria plana, ressaltando a definição de plano, ponto e reta e a partir dessas definições ele induz a outras, como segmento de reta, circunferência, arco e ângulos. Além disso ele apresenta detalhadamente o que são definição, teorema e axiomas.
	O texto pode ser usado como base para o estudo de geometria plana, uma vez que apresenta essas definições de maneira clara e objetiva, se tornando um ótimo guia para os estudos, entretanto é importante ter em mente que a linguagem matemática utilizada no texto é complexa para ser utilizada no ensino escolar, uma vez que os alunos não estão familiarizados com a mesma, e nem com uma abordagem tão formal e direta.
	Para o ensino da geometria plana no ensino escolar é necessária uma abordagem mais lúdica, utilizando como recurso sólidos geométricos, e associação com as formas que os alunos já conhecem previamente, e dessa maneira introduzir aos alunos as definições e partes teóricas, pois como cita o texto “os elementos matemáticos precisam ser descritas com precisão e a argumentação deve ser lógica em vez de intuitiva ou visual”(MASSAGO, 2014).

Continue navegando