Buscar

Funções Orgânicas

Prévia do material em texto

Funções Orgânicas
	Explicação
	Exemplo
	Álcool
	São compostos que apresentam grupo funcional a hidroxila (-OH), que são ligados a carbonos saturados em sua estrutura, podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. Mas são solúveis em águas e possuem até onze carbonos.
Formula estrutural do álcool 
	Na área da saúde o álcool etílico é o mais recomendado para fazer a assepsia de locais e de instrumentos de laboratórios também para fazer a assepsia das mãos para que não haja contaminação.
Formula estrutural do álcool etílico 
	Enol
	O enol é um composto instável, podendo ser convertido facilmente em cetona ou aldeído o que ocorre é que a ligação dupla entre o oxigênio e o carbono da cetona ou do aldeído pode migrar para o átomo de carbono vizinho e assim, o hidrogênio deste carbono se desloca ligando-se ao oxigênio da função orgânica tornando-se um enol. O enol pode ser obtido também pela substituição de hidrogênios de carbonos de hidrocarbonetos com a dupla ligação do grupo hidroxila (-OH).
 Formula estrutural do enol
	O Enol é muito utilizado na perfumaria e nas indústrias alimentícia e farmacêuticas que é feito os odorizantes. A molécula de vitamina C pode ser um exemplo de enol mais estável, o que presenta duas hidroxilas ligadas em carbonos insaturados a presença do anel estabiliza essa ligação.
Formula estrutural da vitamina C
	Fenol
	Os fenóis são compostos que apresentam um ou mais radicais hidroxila (‒OH) ligados diretamente a um átomo de carbono do anel aromático, o que diferencia um fenol do outro são os tipos de aromáticos que os constituem bem como a presença ou não de radicais orgânicos.
Formula estrutural do fenol 
	O fenol pode ser encontrado de várias formas, uma delas como no THC que é a principal substância psicoativa encontrada nas plantas Cannabis. 
 
Formula estrutural do THC
Também é utilizado como ácido salicílico que é um esfoliante bastante usado em doenças como psoríase e dermatites esfoliantes. 
Formula estrutural do ácido salicílico
	Ácido Carboxílico
	Os compostos ácidos carboxílicos possuem o grupamento carboxila na extremidade da cadeia, são os mais fracos que os ácidos inorgânicos e mais fortes que outros compostos orgânicos que os são os compostos que dão origem aos ácidos graxos e lipídios e são os responsáveis pelo suor característicos de cada ser humano.
Formula estrutural do ácido carboxílico 
 
	O ácido carboxílico é apresentado de diversas formas e uma delas possui componentes medicinais chamado de ácido 2- hidróxibenzeno carboxílico(conhecido também de ácido salicílico) usado como anti – séptico e nas eliminações de calos, pode ser usado como analgésico mas não pode ser ingerido puro que pode gerar dores e vômitos e então dão em forma de comprimido que é a aspirina.
 
Formula estrutural do ácido salicílico.
	Éter
	Éter é todo composto orgânico onde a cadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos, a cadeia carbônica de um éter é heterogênea e pode apresentar dois radicais iguais ou diferentes, sejam eles alquilam, tipos de radicais que não apresentam estrutura aromática, ou arila, radicais que apresentam estrutura aromática.
Formula estrutural do éter 
	O éter etílico sua utilização é feita em pacientes, é um poderoso anestésico inalatório porque relaxa os músculos, mas possui as desvantagens de causar irritação no trato respiratório e a possibilidade de provocar explosões em ambientes fechados por isso assim está em desuso, apesar de ter sido usado durante quase um século.
Formula estrutural do éter etílico 
	Éster
	São compostos orgânicos oxigenados que são formados pela reação química entre um ácido carboxílico e um álcool, o que caracteriza o éster é a presença de algum radical alquila ligado diretamente ao átomo de oxigênio, o radical unido ao carbono que por sua vez está duplamente ligado ao oxigênio e pode ser tanto um radical alquila quanto um átomo de hidrogênio
Formula estrutural do éster 
	Os ésteres são usados mais para óleos e gorduras, ceras e essências para dar gosto e cheiro de algumas frutas em xaropes, balas, alimento s entre outros, já para a área da saúde é utilizado para a fabricação de alguns medicamentos.
	Lactona
	O composto Lactona são ésteres orgânicos formados a partir da reação de um grupo OH (hidroxila) de uma molécula com um grupo COOH (carboxila) de outra, as lactonas se diferenciam pela variação do número de átomos de carbono que compõem a cadeia e também pela quantidade de membros como no primeiro grupo de carboxila é chamado de alfa que possui anel de três membros, já o segundo é chamado de beta que possui anel de quatro membros, o terceiro é chamado de gama que possui anel de cinco membros e o delta que possui anel de seis membros, e assim sucessivamente.
Formula estrutural da Lactona 
	Existe diversos tipos de Lactona e uma delas é a curamina que é responsável pela propriedade medicinal do guaco planta usada para o tratamento de doenças respiratórias.
Formula estrutural da curamina 
	Anidrido Acético
	Os anidridos são compostos derivados de reações de desidratação dos ácidos carboxílicos. Desse modo, na reação de formação do composto duas moléculas de um ácido carboxílico reagem para originar uma molécula do anidrido.
Formula estrutural do anidrido acético 
	o anidrido acético é muito importante por conta de ser usados na obtenção do ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido comumente como aspirina e usado como antitérmico.
Formula estrutural do ácido acetilsalicílico 
	Cetona
	Cetonas são substâncias orgânicas onde o grupo funcional carbonila se encontra ligado a dois átomos de carbono.  As cadeias desta classe de compostos podem ser tanto abertas quanto fechadas (aromáticas ou não).
O
||
C — C — C
Formula estrutural da acetona 
	Acetona propanona é utilizada para realizar diversas coisas e uma delas é para fazer os medicamentos de hipnóticos como o sulfonal que é um sonífero. 
Formula estrutural da acetona propanona.
	Aldeído
	Aldeído é uma função orgânica que apresenta como principal característica a presença do grupo carbonila na extremidade da cadeia carbônica, sempre que a carbonila estiver localizada na extremidade de uma cadeia carbônica, ela possuirá um átomo de hidrogênio ligado diretamente a ela. o grupo R ligado ao carbono pode ser um hidrogênio ou qualquer outro radical. 
Formula estrutural do aldeído 
	Com 40% ele vira formol que tem a principal função de conservação de cadáveres ou de peças anatômicas de laboratório. E também possui outras porcentagens que o formal da para se usar tanto no cabelo como em alguns desinfetantes 
Formula estrutural do formal 
	Amina
	O composto aminas são substâncias orgânicas constituídas de uma cadeia carbônica ligada a um átomo de nitrogênio. São compostos derivados da amônia (NH3), onde ocorre à substituição de um, dois ou três átomos de hidrogênios por radicais orgânicos, que podem ser grupos alquilas são radicais derivados dos alcanos ou arilas são derivados de um anel aromático. Dessa forma podemos ter aminas do tipo alifáticas e aromáticas, podemos classificar as aminas em primarias (R-NH2), secundárias (R1R2NH) e terciárias (R1R2R3N).
Formula estrutural da amina 
	A amina é utilizada para a fabricação de corantes, sabões, outros compostos orgânicos, vulcanização da borracha e também é utilizada para a fabricação de medicamentos como a morfina que é usada para avaliar dores intensas. 
Formula estrutural da morfina 
	Amida
	O composto amida são compostos orgânicos nitrogenados que apresentam como principal característica a presença de um grupo carbonila, ligado diretamente a um nitrogênio que por sua vez pode ligar-se a dois átomos de hidrogênio. As amidas recebem uma classificação sendo elas, as primárias possuem como ligante o ‒NH2, as secundárias têm ligante ‒NHR e as terciárias tem ligante ‒NRR.
Formula estrutural da amida 
	As amidas ela pode ser usada em diversas formas e umas delas é no uso de fabricação de medicamentos um deles é a penicilina que é um antibiótico utilizado para combater infecções.
Formulaestrutural da penicilina 
O outro medicamento que possui a substancia amida é a barbitúricos é utilizado como sedativos, hipnóticos, indutores do sono e redutor de ansiedade e também no tratamento de distúrbios psiquiátricos.
 
Formula estrutural da barbitúricos
 
	Lactama
	A amida cíclica ela é conhecida como lactama e sua nomenclatura é dada pelo tamanho do anel: β-lactama para 4 átomos, γ-lactama para 5 átomos e δ-lactama para 6 átomos. As lactamas também podem ser polimerizadas e formar poliamidas.
Formula estrutural da lactama 
	A lactama por ela ser considerada uma amida então ela utilizada nas mesmas coisas em que a amida é utilizada como em medicamentos.
	Nitrila
	Conhecidas como cianetos, as nitrilas são substâncias químicas que apresentam em sua composição o grupo funcional –CN, obtidas a partir da substituição do hidrogênio do gás cianídrico ou cianeto de hidrogênio (HCN) por um radical orgânico. As nitrilas que possuem até 14 carbonos em sua estrutura, denominadas nitrilas alifáticas e insolúveis em água, já que as possuem 15 carbonos em sua cadeia são solúveis em água. 
Formula estrutural da nitrila 
	A nitrila é utilizada para a fabricação de lã sintéticas, é utilizada para a extração de pesticidas das plantas, por ser muito toxico se entra em contato com o organismo pode levar a óbito, pelo fato da parada da respiração das células que é oxigenada pelos vasos sanguíneos o que pode causar a morte das células.

Continue navegando