A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROV FINAL HISTORIA CONTEMPORÂNEA

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROV FINAL HISTORIA CONTEMPORÂNEA
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Vladimir Lênin (1870-1924) foi responsável por encabeçar politicamente a Revolução Russa, que foi bem-sucedida, sendo que este foi o primeiro governante da Revolução. Lênin possuía um vasto domínio político e capacidade de estruturar intelectualmente o governo. Contudo, as concepções e o estilo de governo de Lênin acabaram por se parecer com o modelo de governo e política capitalista, especialmente para superar a crise na produção de mantimentos e estimular a própria população russa. Sobre as medidas adotadas por Lênin enquanto esteve no governo, analise as sentenças a seguir:
I- Deixou de recolher dos produtos o percentual de excedente agrícola e, por outro lado, passou a cobrar pela prestação de serviços públicos, como habitação, água, energia elétrica e gás.
II- Pôs fim ao cumprimento do trabalho obrigatório, permitiu a diferenciação salarial entre as categorias e os trabalhadores, e autorizou a livre circulação dos cidadãos pelo país.
III- Tratou de fazer reformas monetárias, permitiu a livre criação de pequenas empresas e no campo agrícola permitiu que os produtores negociassem livremente a sua produção.
IV- Lênin foi muito criticado por ser o governo que se aliou à Itália fascista e à Alemanha nazista ainda na Primeira Guerra Mundial, da qual o país saiu derrotado política e economicamente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	O desenrolar de diversos acontecimentos e conflitos que antecederam a Primeira Guerra Mundial agravaram as tensões entre os países europeus, desencadeando um conflito em proporções e dimensões mundiais. Observe esses acontecimentos:
I- Na guerra franco-prussiana, os franceses perderam para a Alemanha as regiões da Alsácia-Lorena, ricas em carvão.
II- O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando desencadeou o conflito que colocou em lados opostos austríacos e sérvios.
III- O conflito armado pela disputa da antiga região do Império Otomano envolveu Grécia, Sérvia, Romênia, Montenegro e Turquia.
IV- Após sua unificação, a Alemanha formou um bloco político com a Itália e o Império Austro-Húngaro, conhecido como a Tríplice Aliança.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos fatos:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	III - II - I - IV.
	3.
	O fim da Guerra Fria, com a dissolução da URSS, representou também o fim da divisão bipolar da geopolítica mundial. Novos centros de poder emanaram na reconfiguração que se seguiu ao fim da União Soviética, com o mundo apresentando hoje uma divisão multipolar de poder. Uma das expressões desse fenômeno foi a criação dos diversos blocos econômicos. Com relação à nova configuração político-econômica mundial e sua relação com os blocos econômicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os blocos têm um papel eminentemente de inclusão dos países periféricos e seu desenvolvimento.
	 b)
	A constituição dos blocos econômicos ameaça os fundamentos do conceito moderno de Estado-nação.
	 c)
	Os blocos limitam a integração econômica e as trocas financeiras e comerciais entre os países membros.
	 d)
	Os blocos propõem-se a garantir que os países membros desenvolvam-se isoladamente e sejam autossuficientes.
	4.
	O processo final da unificação dos países europeus e a corrida pela exploração dos continentes, como a África e a Ásia, cada vez mais exaltou os ânimos entre os países europeus candidatos à potência hegemônica do mundo, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Neste cenário, surgiu um sentimento que convencionalmente foi denominado de chauvinismo. No que consiste este conceito?
	 a)
	Este conceito está no sentido de explicar a ideia de nacionalismo exagerado e agressivo, que promove a rejeição, inferioridade e desprezo de determinadas nações, culturas e povos sobre outros.
	 b)
	Este conceito está no sentido de explicar o imperialismo, responsável por promover uma espécie de globalização digna entre diferentes nações, culturas e povos.
	 c)
	Este conceito está no sentido de explicar a ideia de globalização, responsável por unir numa só cultura diferentes nações e povos.
	 d)
	Este conceito está no sentido de explicar a ideia de nacionalismo, que promove a convivência amistosa, marcado pelo respeito e pela tolerância entre diferentes nações, culturas e povos.
	5.
	Totalitarismo é um conceito relacionado a pressupostos ideológicos e práticas políticas que estão voltados ao interesse de submeter os indivíduos aos interesses do Estado. Um Estado totalitário procura ter influência e poderes irrestritos sobre todas as esferas da sociedade. Duas das manifestações mais importantes do totalitarismo foram o Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha. Sobre as características dos regimes Fascismo e Nazismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fascismo defendia que nada na sociedade poderia haver fora da influência do Estado. 
(    ) O fascismo era um movimento liberal e democrático.
(    ) O nazismo combatia o arianismo e o antissemitismo. 
(    ) O nazismo defendia a teoria do "espaço vital" e a superioridade do povo alemão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Ao terminar a Guerra Fria, deu-se também o fim da divisão bipolar do mundo. Essa mudança representou uma nova divisão geopolítica do planeta rumo à uma reorganização multipolar. Com a dissolução da URSS, assistimos à fragmentação geopolítica do poder, representada pela fundação dos diferentes blocos econômicos pelo mundo. Vivemos aquilo que já foi denominado de "Nova Ordem Mundial". Acerca das características dessa nova ordem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diminui a hegemonia norte-americana no mundo.
	 b)
	Há uma desaceleração do processo de globalização.
	 c)
	Constituem-se blocos econômicos supranacionais.
	 d)
	Declina a atuação de grupos terroristas no planeta.
	7.
	Ainda antes do final da Segunda Guerra Mundial já se faziam sentir as tensões que opunham os aliados. Essas tensões se agravariam no pós-guerra e são frutos da disputa ideológica entre o capitalismo e o socialismo. Apesar disso, nas conferências levadas a cabo ao final da guerra, traçando as ações dos aliados, os dois lados chegaram a um acordo quanto às vantagens devidas a cada um ao término do conflito. Muitos historiadores acusam Roosevelt de ter feito muitas concessões a Stalin na conferência de Yalta. Sobre o fator decisivo para a obtenção de vantagens pela URSS nesse tratado internacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Roosevelt estava enfraquecido por uma doença.
	 b)
	Roosevelt queria lutar sozinho contra o Japão.
	 c)
	Roosevelt necessitava do apoio do Exército Vermelho.
	 d)
	Roosevelt era simpatizante do socialismo.
	8.
	Um dos objetivos declarados da ideologia nazista estava na destruição do comunismo. Embora tenha sido surpresa o pacto de não agressão com a URSS, era de conhecimento geral que esse seria quebrado. E, de fato, isso se deu com a Operação Barbarossa. Ainda que 4,5 milhões de soldados e toda tecnologia de guerra de ponta da Alemanha tenham sido empregados na guerra contra o socialismo soviético, esse acabou por ganhar a guerra. Sobre a principal causa da vitória soviética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ajuda chinesa.
	 b)
	Os esquadrões suicidas.
	 c)
	Os combatentes cossacos.
	 d)
	A transferência das indústrias.
	9.
	A revolução russa foi um dos acontecimentos mais dramáticos e de maior impacto no século XX. Num primeiro momento, em fevereiro de 1917, apesar da queda do czar, forma-se um governo provisório, ainda controlado por setores da burguesia. Somente em outubro

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.