Buscar

Sistema Circulatório

Prévia do material em texto

Posição Anatômica
· Em pé, numa postura ereta;
· Com a face voltada para frente e o olhar no horizonte;
· Com os membros superiores estendidos e paralelos ao tronco;
· Com as palmas das mãos voltadas para frente;
· Com os membros inferiores unidos;
· Com os dedos dos pés voltados para frente.
Considerando-se a posição anatômica, temos as seguintes direções:
· Superior ou cranial: parte superior do corpo
· Inferior ou caudal: parte inferior do corpo
· Anterior, ventral ou frontal: frente do corpo
· Posterior ou dorsal: parte de trás do corpo
· Medial: mais perto da linha mediana do corpo
· Lateral: mais perto da lateral do corpo e mais afastada da linha mediana
· Proximal: próxima da raiz do membro
· Distal: longe da raiz do membro
Principais sistemas da anatomia humana
O corpo humano é formado pelos sistemas: 
Cardiovascular/ Circulatório
Nervoso
Respiratório 
Digestório Principais
Esquelético e Articular
Muscular
Urinário 
Reprodutor
Excretor
Endócrino 
Sensorial
Linfático
Imunológico 
Tegumentar 
Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo. 
Sistema Cardiovascular / Sistema Circulatório
O sistema cardiovascular ou sistema circulatório humano é responsável pela circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo. O Sistema Cardiovascular é formado pelos vasos sanguíneos e o coração. 
Vasos Sanguíneos
Os vasos sanguíneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: 
Artérias 
Veias 
Vasos capilares.
Artérias
As artérias são vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do coração, sendo transportado para as outras partes do corpo.
A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico. Permite, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco.
As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.
Principais Artérias do Corpo Humano
As artérias podem ser divididas em dois grandes grupos:
Sistema do tronco pulmonar e Sistema da artéria aorta.
Sistema do tronco pulmonar
O sistema do tronco pulmonar corresponde à bifurcação que ocorre no tronco pulmonar e tem origem no ventrículo direito. Ele se divide em duas artérias pulmonares, uma esquerda e outra direita.
Quando entram no pulmão, as artérias pulmonares formam diversos capilares ao redor dos alvéolos.
A artéria pulmonar é diferente das outras, pois transporta sangue venoso, rico em gás carbônico. O sangue sai do coração (bombeado pelo ventrículo direito) e vai para os pulmões para ser oxigenado.
Sistema da artéria aorta
A aorta é a principal artéria do corpo. É uma artéria de grande diâmetro, de paredes elásticas, que contribui para estabilizar o fluxo sanguíneo. Ela recebe o sangue oxigenado dos pulmões, que é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração.
Elas se ramificam em artérias de menor calibre, que ajudam a distribuir o sangue para as diversas partes do corpo. Logo no começo, há a porção ascendente da aorta de onde se originam as artérias coronárias, que fazem a irrigação do coração.
A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
Depois a aorta desce originando, na região torácica e abdominal, outros ramos que fazem a irrigação dos órgãos aí localizados. Por fim, há os ramos terminais da aorta que se dividem em artérias ilíacas comuns direita e esquerda.
Artérias que se originam da aorta são:
· Artérias Subclávias: ramificam-se em outras artérias que distribuem o sangue para a cabeça, pescoço e membros superiores;
· Artérias Carótidas Comuns (direita e esquerda): ramificam-se em artérias carótidas externas, que irrigam a cabeça e o pescoço, e artérias carótidas internas, que levam o sangue para o cérebro;
· Artéria Renal: transporta o sangue para os rins;
· Artéria Ilíaca: distribui o sangue para os membros inferiores e região pélvica.
· Artéria Femoral: é a principal artéria da perna.
Estrutura das artérias e veias
As artérias de maior diâmetro possuem paredes elásticas e espessas que se ramificam em outras de menor diâmetro e assim progressivamente até formar as arteríolas. Essas últimas são vasos bem finos que levam o sangue até os capilares.
As artérias podem ser divididas em três tipos de acordo com o seu calibre (diâmetro), são elas: elásticas, musculares e arteríolas.
Artérias Elásticas (Grande Calibre)
As artérias elásticas/grandes artérias, ajudam a manter a pressão arterial e a velocidade do sangue uniforme, a medida que se distanciam do coração. Com isso, essas artérias ajudam a estabilizar o fluxo do sangue.
Suas paredes internas são mais espessas e têm grande elasticidade, devido à presença de várias lâminas elásticas na camada média.
Artérias Musculares (Calibre Médio)
As artérias musculares são compostas por muitas camadas de células musculares lisas. Suas paredes internas são mais espessas do que as das arteríolas.
Devido à presença das células musculares lisas, que contraem e relaxam, elas conseguem controlar o fluxo sanguíneo para os diferentes tecidos.
Arteríolas (Pequeno Calibre)
As arteríolas são as de menor diâmetro, possuem menos do que 0,5 mm. Suas camadas são bem finas e elas são responsáveis por enviar sangue para os capilares.
Veias
As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração. A existência de válvulas nesses vasos faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração.
Veias transporta o sangue venoso, rico em gás carbônico. As veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.
Tipos de veias
Veia pulmonar
A veia pulmonar atua diretamente no sistema cardiovascular
Essas veias se encarregam de levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.
As veias pulmonares são quatro, sendo duas para cada pulmão: uma direita superior e uma inferior, além de uma esquerda superior e inferior.
Veia cava
Veia cava inferior com implantação de filtro para prevenção de trombose
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
Elas também são conhecidas por ser parte da circulação sistêmica (ou grande circulação).
A veia cava é utilizada como parte do tratamento de trombose em casos de pessoas que apresentam risco da doença.
Veia porta
No interior do fígado a veia porta forma inúmeras ramificações
A veia porta faz parte do sistema circulatório e desempenha uma função de extrema importância, pois é por ela que o sangue que vem do intestino, estômago e esôfago passa para chegar ao fígado.
Dessa forma, temos o sistema da veia porta, que é então formado por diversas veias que formam inúmeras ramificações no interior do fígado.
Veia femoral
A veia femoral atua na circulação e drenagem do sangue nos membros inferiores.
A veia femoral está localizada nos membros inferiores e acompanhada toda a artéria femoral. Elas estão divididas em dois grupos: profundas, que acompanham as principais artérias, e as superficiais, que ficam no tecido subcutâneo.
Essa veia percorre toda a perna e atua de forma conjunta com outras veias que promovem a circulação e drenagem do sangue dos músculos. É pela veia femoral que o fluxo de sangue daperna passa.
Veias ilíacas
A veia ilíaca quando comprimida pela artéria causa danos à circulação
As veias ilíacas estão localizadas na região do abdômen e acompanham a artéria ilíaca comum.
As veias ilíacas são classificadas em dois grupos (interna e externa) e, quando juntas, formam a veia cava inferior.
Uma anomalia comum que ocorre nesta veia é a síndrome de May-Thurner, que consiste na compressão da veia pela artéria. Após o diagnóstico, pode ser inserido um stent (espécie de rede) que faz descompressão e permite o fluxo de sangue correto.
Veia jugular
Veia jugular interna
A veia jugular está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo.
No corpo humano são encontradas dois pares, sendo uma interna e outra externa, em cada lateral do pescoço.
Veia safena
As veias safenas estão localizadas nas pernas
As veias safena são as principais veias do sistema venoso, pois elas são responsáveis pelo transporte de sangue do membros superior para os membros inferiores do corpo.
Elas estão localizadas nos membros inferiores.
Vasos Capilares
Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.
Suas paredes são constituídas por uma camada finíssima de células, que permite a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico) do sangue para as células e vice-versa.
Coração
O coração é um órgão do sistema cardiovascular que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo.
É oco e musculoso, envolvido por uma membrana denominada pericárdio, e internamente as cavidades cardíacas são revestidas pela membrana chamada endocárdio. Suas paredes são constituídas por um músculo, o miocárdio, sendo o responsável pelas contrações do coração.
O miocárdio apresenta internamente quatro cavidades: duas superiores denominadas átrios (direito e esquerdo) e duas inferiores denominadas ventrículos (direito e esquerdo). Os ventrículos possuem paredes mais grossas que os átrios.
O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o mesmo acontece do lado esquerdo. No entanto, não há comunicação entre os dois átrios, nem entre os dois ventrículos.
Para impedir o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios existem válvulas. Entre o átrio direito e o ventrículo direito é a válvula tricúspide, já entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo é a mitral ou bicúspide.
O coração possui dois tipos de movimentos: sístole e diástole. A sístole é o movimento de contração em que o sangue é bombeado para o corpo. A diástole é o movimento de relaxamento, quando o coração se enche de sangue.
Pulsação
A pulsação do sistema cardiovascular é observada a cada vez que os ventrículos se contraem, impulsionando o sangue para as artérias, ou a cada batida do coração.
Por esse movimento de pulsação, também chamado de pulso arterial, é possível verificar a frequência dos batimentos cardíacos.
Importante destacar que o coração é um órgão que funciona em ritmo constante.

Continue navegando