Buscar

PCC Funções Executivas do cérebro

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NEUROCIÊNCIA COGNITIVA – ESD0001 
Relação entre o vídeo do marshmallow e as Funções Executivas do cérebro
O desenvolvimento das funções executivas se inicia por volta do primeiro ano de vida e se consolidam na adolescência, sendo que algumas dessas funções continuam em desenvolvimento até o início de sua vida adulta. As áreas que integram essas funções vão agregar as informações, analisar e depois concluí-las. Essas informações serão passadas para as áreas frontais anteriores que elaboram estratégias de comportamento. A área pré-frontal é responsável pela elaboração de ESTRATÉGIA DE COMPORTAMENTO, onde o indivíduo consegue atingir objetivos, pensar, refletir, elaborar estratégias e várias outras coisas relacionadas as funções executivas. 
A relação entre o modo de agir de algumas crianças sem controle ao ver o marshmallow pode ser explicado cientificamente através de estudos que a área pré-frontal não é desenvolvida completamente em crianças, só começam a se desenvolver por volta dos 4 ou 5 anos, sendo que o maior desenvolvimento é na adolescência, por essa razão algumas crianças do vídeo agem sem controle ao ver o marshmallow. Esse estímulo desperta sensações, emoções e as crianças ainda não tem amadurecimento suficiente para desenvolver essas habilidades. Essas funções executivas fazem com que possamos solucionar problemas no decorrer da vida, ela desenvolvida com diversos tipos de atividades como brincadeiras na infância, brincadeira de faz de conta, interação com os colegas, exercícios físicos que implica em concentração, atenção, disciplina, esportes em geral. Com o desenvolvimento dessa área o indivíduo passa a melhorar a capacidade de gerenciar suas respostas emocionais, o autocontrole e autorregula o comportamento. 
As funções cognitivas do cérebro são divididas em memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas. O sistema cognitivo é a relação entre estas funções, desde os comportamentos mais simples até os de maior complexidade, que exigem muito mais do nosso cérebro.
Função executiva tem uma implicação relevante no processo de aprendizagem dependendo integralmente do desenvolvimento de funções, como atenção, linguagem, memória. Essas funções dá a capacidade do estudante autorregular seu comportamento junto com a motivação e sensação de autoeficácia, juntos colaboram para uma melhor aprendizagem.

Continue navegando