Buscar

Teste de Conhecimento em Gestão de Material, Patrimônio e Logística

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 GESTÃO DE MATERIAL, PATRIMÔNEO E LOGÍSTICA
		
	
		1.
		O programa EDI tem como principal objetivo na cadeia de suprimentos:
	
	
	
	contabilizar o refugo da produção para ter o índice de qualidade da empresa
	
	
	traçar rotas ótimas para a distribuição de produtos aos clientes agilizando a entrega
	
	
	movimentação de documentos especialmente formatados(notas fiscais,pedidos,faturas,etc)
	
	
	integrar todas as fases da cadeia logística com o objetivo de reduzir custos
	
	
	elaborar estratégias de marketing para aumentar o público alvo visando mais lucro
	
Explicação:
Eletronic Data Interchange
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As fábricas exigem necessárias e varias atividades ou tarefas para facilitar um fluxo ordenado de materiais, componentes ou estoque de produtos acabados para um complexo de produção ou de distribuição. Uma vez recebidos materiais, inicia-se o processo de transformação, com as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação ou a redistribuição. Escolha a denominação do ciclo de atividade mais relacionado à descrição acima.
	
	
	
	Suprimenjtos
	
	
	Estoques
	
	
	Distribuição
	
	
	Produção
	
	
	Tecnologia da Informação
	
Explicação:
PRODUÇÃO
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um fabricante de produtos de vidro fabrica aparelhos de jantar em suas plantas situadas principalmente no sul. A soda Barrilha é um ingrediente-chave na fabricação do vidro é minerada somente no sudeste. Os embarques ferroviários levam pelo menos 7 dias para alcançar as plantas. Em um dia de janeiro, um estado do sul estava fechado devido ao tempo. Um embarque da soda barrilha que havia saído do fornecedor com destino a uma das fábricas foi desviado para outra planta. Um embarque posterior seria então desviado para fazer a cobertura. O texto descreve o ciclo de atividades de :
	
	
	
	Distribuição
	
	
	Estoques
	
	
	Produção
	
	
	Tecnologia da Informação
	
	
	Suprimentos
	
Explicação:
SUPRIMENTOS
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA.
	
	
	
	As empresas executavam as atividades logísticas, tais como transporte, controle de estoque e processamento de pedidos, de maneira puramente funcional.
	
	
	Atuação de forma conjunta, visando alcançar objetivos comuns, gerando benefícios a todos os membros.
	
	
	Os elementos chaves passaram a ser a otimização das atividades, em busca da racionalização dentro da visão de cadeia de suprimentos.
	
	
	Podia-se perceber um papel ainda delimitado entre os vários elementos que compunham a cadeia logística.
	
	
	Esta fase é caracterizada pela mudança de natureza do planejamento que passou assumir um caráter mais adaptável respondendo melhor as necessidades dos processos.
	
Explicação:
Atuação de forma conjunta, visando alcançar objetivos comuns, gerando benefícios a todos os membros.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		São considerados pontos impactantes na cadeia de suprimentos o Fluxo de Informações, os Inventários e Processamento de Pedidos. Sendo assim, é correto afirmar sobre Inventários.
	
	
	
	É uma atividade logística que poderá ser mal administrada para dar suporte ao micro processo logístico.
	
	
	Começa pelo cliente que irá informar o que deseja consumir e quanto quer consumir.
	
	
	É uma atividade crítica dentro da Cadeia de Suprimentos, pois vai servir de controle aos estoques.
	
	
	É uma atividade logística que deverá ser bem administrada para dar suporte ao macro processo logístico.
	
	
	Começa pelo fornecedor que irá informar o que deseja consumir e quanto quer consumir.
	
Explicação:
É uma atividade crítica dentro da Cadeia de Suprimentos, pois vai servir de controle aos estoques.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Escolha a alternativa que descreve características do ciclo de atividades de SUPRIMENTOS.
	
	
	
	Tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico de materiais e estoque em processo para dar apoio às programações de produção.
	
	
	Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo.
	
	
	O objetivo do ciclo de reabastecimento é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade de produtos necessários ao cliente.
	
	
	Preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi-acabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores.
	
	
	A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semi-acabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional da Logística
	
Explicação:
Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Reconhecida como um dos maiores nomes do segmento no Brasil, a Engemix, Negócio Concreto da Votorantim Cimentos tem mais de 90 centrais espalhadas por 11 estados do país, que oferecem os melhores, serviços e soluções construtivas. Isso é resultado de constantes investimentos em tecnologia e inovação e da dedicação e do comprometimento dos mais de 2.200 funcionários. De todas as etapas de uma obra, a concretagem talvez seja a mais crítica e causadora de mais stress, porque há horários a serem cumpridos e o produto é perecível, necessitando de distribuição rápida e eficiente. O texto descreve o ciclo de atividades de :
	
	
	
	Produção
	
	
	Suprimentos
	
	
	Distribuição
	
	
	Estoques
	
	
	Tecnologia da Informação
	
Explicação:
PRODUÇÃO
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O mercado atual é caracterizado por nova estrutura, na qual os fluxos de informações entre as diversas pessoas dentro e fora da organização, entre seus diversos elos, com o intuito de se estar buscando antecipar as expectativas dos clientes é otimizado de forma que todos os envolvidos e suas interfaces tenham condições de responderem as exigências do mercado, de uma forma integralizada e ágil O estágio que foi descrito acima é :
	
	
	
	Logistica Fragmentada
	
	
	Integração Estratégica
	
	
	Logística Externa
	
	
	Logistica Interna
	
	
	Logistica de Suprimentos
	
Explicação:
O mercado está evoluindo para uma nova estrutura logística na qual os fluxos de informações circulam entre os diversos intervenientes de dentro e fora da organização, ou seja, entre seus diversos elos, com o intuito de se estar buscando antecipar as expectativas dos clientes. Este fluxo de informações é otimizado de forma que todos os envolvidos e suas interfaces tenham condições de responder às exigências do mercado, de uma forma integralizada e ágil. Este conceito corresponde à Logística Integrada, também conhecida como "Integração Estratégica", a resposta correta para esta questão.

Continue navegando