Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FÍSICO QUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A TECNOLOGIA NAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
Ítalo Gonçalves da Silva
01318252
Engenharia de produção
A) O século XIX foi o início da Segunda Revolução Industrial que se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão. Houveram incentivos para pesquisas e os métodos de produção foram aprimorados para aumentar a lucratividade. Desenvolvimento tecnológico intenso, principalmente nas indústrias metalúrgica, química, elétrica e farmacêutica, utilização dos motores à combustão. O grande avanço na tecnologia proporcionou a produção em massa em menor escala de tempo. Um produto que levava um dia inteiro para ser fabricado de maneira artesanal passou a levar apenas alguns minutos ou algumas horas por máquinas. Assim, os produtos passaram a ser feitos em menos tempo.
Estas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos, desde a primeira revolução industrial, que tornou a produção manual e começou a utilizar motores a vapor e água como fonte de energia, na segunda revolução industrial, introduzindo os telégrafos e ferrovias, nas indústrias. Na terceira revolução industrial, houve a mudança de sistemas analógicos e mecânicos para sistemas digitais e desenvolvimento em computadores e tecnologia da informação e comunicação. E agora a Revolução 4.0 que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados, beneficiando clientes, trabalhadores e empresários.
A interação entre o homem e a máquina é um dos impactos a serem provocados pela Indústria 4.0 no trabalho, trazendo significativas mudanças para a natureza do trabalho industrial e para a estrutura organizacional das firmas. Esta interação minimiza esforços físicos e devido a automatização, robotização e comunicação, tudo controlado e supervisionado pelo homem.
Benefícios as indústrias tiveram com a evolução dos meios produtivos são:
Menos custos, operações em tempo real, manufatura modular, operações integradas, e otimização. As empresas que utilizam os dispositivos inteligentes, terá tempo de inatividade quase zero, já que as máquinas não precisam de descanso como as pessoas, oferecendo maior número de produção, com menor custo e mais facilidade, não precisando da mão de obra humana.
REFERÊNCIAS:
Abrantes, Beatriz. Stoodi.com.br. Segunda Revolução Industrial: como foi, contexto e mais! Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/25/segunda-revolucao-industrial/>. Acesso em: 01 maio 2020.
Campos, Yuri Gonçalves. Administradores.com - Qualidade e tecnologia nas empresas. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/qualidade-e-tecnologia-nas-empresas/37720/>. Acesso em: 01 maio 2020
Indústria 4.0. Wikipédia.com. 9 de março de 2020.Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_4.0> Acesso em: 01 maio 2020.

Continue navegando