Buscar

Aula 06 - Recalque e Execução de sapatas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – AULA 6
1- Todas as fundações sofrem recalque em alguma medida, já que os materiais do solo no entorno e abaixo delas ajustam-se às cargas do edifício. Sobre os recalques, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
· ( v ) Nos casos em que o recalque das fundações ocorre essencialmente na mesma taxa em todas as partes de um edifício, ele é denominado recalque uniforme.
· ( v ) O recalque em que ocorrem as taxas diferentes entre diferentes partes de um edifício é chamado de recalque diferencial.
· ( f ) Quando solos, cargas ou sistemas estruturais diferem entre partes de um edifício, diferentes partes da estrutura do edifício podem recalcar em quantidades substancialmente diferentes, a estrutura do edifício pode ficar distorcida, pisos podem apresentar inclinação, paredes e vidros podem apresentar fissuras e portas e janelas podem não trabalhar adequadamente.
· ( v ) A maioria das falhas nas fundações é atribuída ao excessivo recalque uniforme. O colapso de uma fundação, no qual o solo falha completamente em suportar o edifício, não é raro.
A sequência está correta em:
A)V, V, F, V.	B) F, F, V, V.	C)V, V, V, F.	D)F, F, F, F.
2- Em diversos projetos de engenharia civil, é fundamental que os engenheiros civis conheçam as propriedades do solo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
O recalque do solo causado por cargas classifica-se em recalque elástico, recalque por adensamento primário e recalque por compressão secundária.
 Certo
3- As fissuras se manifestam nas estruturas de concreto armado, ou alvenaria estrutural ou de vedação. Podem ser causadas por inúmeros fatores entre os quais se destacam os recalques diferenciais. Com relação ao fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. As fissuras decorrentes dos recalques diferenciais são, normalmente, inclinadas no sentido do ponto onde ocorreu o maior recalque, cujas aberturas são proporcionais à intensidade.
II. Uma das soluções para se evitar a ocorrência de danos por recalques diferenciados das fundações é a criação de juntas na estrutura.
 (
FACULDADE UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA:
 
FUNDAÇÕES
) (
Exercícios da aula 06 – Recalque e Execução de sapatas
)
III. As argilas, que apresentam variações de volume por percolação de água de maneira rápida, provocam recalque em períodos mais curtos.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
4- Todas as fundações sofrem recalque em alguma medida, já que os materiais do solo, no entorno e abaixo delas, ajustam-se às cargas do edifício.
Considerando-se o recalque descrito, é INCORRETO afirmar que
a) fundações sobre leitos rochosos podem sofrer recalques consideráveis.
b) nos casos em que o recalque das fundações ocorre essencialmente na mesma taxa em todas as partes de um edifício, ele é denominado recalque uniforme.
c) o recalque que ocorre a taxas diferentes entre diferentes partes de um edifício é chamado de recalque diferencial.
d) quando solos, cargas ou sistemas estruturais diferem entre partes de um edifício, diferentes partes da estrutura do edifício podem recalcar em quantidades substancialmente diferentes.
5- Na execução de sapatas em fundações de obras urbanas, é necessário:
a) Verificar a medida das formas, da armação de arranque dos pilares e de viga de travamento
b) Reaterrar a sapata, após concretagem, independentemente de ter sido realizada a compactação.
c) Verificar o gabarito da obra, considerando-se apenas a posição dos eixos das sapatas.
d) Verificar a locação das sapatas, orientando-se pelas suas quinas.
e) Garantir que todas as dimensões da sapata sejam inferiores a 60 cm.
6- Julgue as alternativas a seguir relacionadas aos procedimentos executivos de sapatas, como elementos de fundação de uma determinada edificação:
I – Na etapa de escavação, não se faz necessário apiloar o fundo da escavação para a execução da sapata.
II – Deve-se fazer uma camada de concreto magro de pelo menos 5 centímetros de espessura sobre o solo, antes de se lançar o concreto hidráulico da sapata.
III – Se faz necessário à colocação de calços sob a armadura da sapata, como forma de garantir o recobrimento da armadura.
Com base nos itens descritos é correto afirmar que:
a) Somente o item I está correto.
b) Somente o item II está correto.
c) Somente o item III está correto.
d) Somente os itens I e III estão corretos.
e) Somente os itens II e III estão corretos.
7- A execução dos serviços de construção da fundação superficial de uma edificação em sapatas isoladas segue algumas etapas construtivas. Assinale a única alternativa onde etapas executivas destes serviços, realizados após a escavação da cava de fundação, estão apresentadas na sequencia correta.
a) Compactação e execução de concreto magro; Colocação da forma da sapata; Colocação da armadura da sapata; colocação da armadura do pilar; Concretagem da sapata; colocação da forma do pilar; Concretagem do pilar; Desforma e reaterro.
b) Compactação e execução de concreto magro; Colocação da forma da sapata; Colocação da armadura da sapata, Concretagem da sapata; colocação da armadura do pilar; colocação da forma do pilar; Concretagem do pilar; Desforma e reaterro.
c) Compactação e execução de concreto magro; Colocação da armadura da sapata; Colocação da forma da sapata; Concretagem da sapata; colocação da armadura do pilar; colocação da forma do pilar; Concretagem do pilar; Desforma e reaterro.
d) Compactação e execução de concreto magro; Colocação da armadura da sapata; colocação da armadura do pilar; Colocação da forma da sapata e do pilar; Concretagem da sapata e pilar; Desforma e reaterro.

Outros materiais