A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
simulado atividades e aprendizagem

Pré-visualização | Página 1 de 2

Execício 1
 Com base na Constituição de 1988 e na LDB, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma educação comprometida com a cidadania, sendo pautados em princípios que devem orientar a educação escolar. Os PCN (BRASIL, 1997b, p. 25). Destacam os seguintes principios:
 
( ) Dignidade da Pessoa Humana
( ) Participação .
( ) Igualdade de Direitos.
( ) Corresponsabilidade pela Vida Social.
 
Agora ,assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
· 
(  ) A sequência correta é:V-V-V-V
 
*(Resposta certa)
· 
 
 ( ) A sequência correta é:V-V-V-F
 
· 
 
( ) A sequência correta é:V-F-V-F
 
*(Sua resposta)
· 
 
( ) A sequência correta é:F-V-V-
Execício 2
 (ENADE – 2014) Ideais liberais e métodos democráticos vieram, gradualmente, se combinando num modo tal que, se é verdade que os direitos de liberdade deram início à condição necessária para a direta aplicação das regras do jogo democrático, é igualmente verdadeiro que, em seguida, o desenvolvimento da democracia se tornou o principal instrumento para a defesa dos direitos de liberdade. De acordo com a orientação teórica expressa no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
· I- Liberalismo e democracia, doutrinas políticas distintas, exercem grande influência no ordenamento político das sociedades atuais.
· II- Liberalismo e democracia são doutrinas políticas que surgiram em momentos diferentes e convergiram para dar origem à democracia liberal.
· III-Liberalismo é uma doutrina política incongruente com o ideal igualitário, que caracteriza a tradição democrática.
É correto o que se afirma em:
 
· 
 ( ) I, apenas.
· 
 ( ) III, apenas.
· 
( ) I e II, apenas.
*(Sua resposta)
· 
( ) II e III, apenas.
Execício 3
O Estado Moderno e o Liberalismo surgem no contexto em que ocorre o enfraquecimento do Antigo Regime (marcado pelas monarquias), das aristocracias, do clero e da Igreja Católica. Diante do fortalecimento crescente do Estado Moderno, da burguesia comercial, do Liberalismo e do Capitalismo, avalie as seguintes asserções:
I - (    ) O Estado Moderno possuía como principal intento reestruturar os governos de forma laica e secular.
II- (    ) Caberia ao Liberalismo amenizar os impactos religiosos, injustiças, mantendo a coesão social.
III-(    ) Caberia ao Estado garantir neutralidade em matéria religiosa.
IV-(    ) O Estado Moderno e o Liberalismo surgiu em meio à mudanças profundas que abrangiam as diversas relações humanas, tais como religião, política, economia, etc.
Assinale a OPÇÃO CORRETA a respeito das asserções verdaeiras ou falsas:
Assinale a opção CORRETA a respeito das seguintes asserções:
· 
As asserções II e IV são falsas.
· 
As asserções I, III e IV são verdadeiras
*(Resposta certa)
· 
Somente as asserções I e II são verdadeiras
*(Sua resposta)
· 
Todas as asserções são verdadeiras.
Execício 4
O termo multiculturalismo é relativamente recente, onde surgiu sua utilização
pela primeira?   
· 
Inglaterra, entre as décadas de 1960 e 1970.
*(Sua resposta)
· 
Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970.
· 
Alemanha, entre as décadas de 1960 e 1970.
· 
Japão, entre as décadas de 1960 e 1970.
Execício 5
Sobre diversidade cultural marque a alternativa correta.
· 
A diversidade, no contexto cultural, significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, e os mesmos são passíveis de discussão , apelos ,protestos, discórdia e geralete acabam em conflitos, chegando até às desigualdades sociais.
*(Sua resposta)
· 
A diversidade, no contexto cultural, não significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, e os mesmos não são passíveis de discussão , apelos ,protestos, discórdia e geralete acabam em conflitos, chegando até às desigualdades sociais.
· 
A diversidade, no contexto cultural,  não significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, e os mesmos são passíveis de discussão , apelos ,protestos, discórdia e geralete acabam em conflitos, chegando até às desigualdades sociais.
· 
A diversidade, no contexto cultural, significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, e os mesmos são passíveis de discussão , apelos ,protestos, discórdia e geralete acabam em conflitos, chegando até às desigualdades sociais.
*(Resposta certa)
Execício 6
"Existem muitos conhecimentos que temos acumulados que são de senso comum. Por exemplo, um padeiro sabe muito bem quais ingredientes deve usar, bem como a ordem e a quantidade para fazer um pão delicioso. Esses são conhecimentos químicos, mas também do senso comum, pois não há uma organização específica de como foram adquiridos e eles não são suficientes para explicar, por exemplo, por que ocorre aquela transformação e qual é a reação química envolvida no processo.
Assim, muitos conhecimentos que temos no cotidiano são de senso comum e não são aceitos como conhecimentos científicos. A diferença é que o conhecimento científico é obtido e organizado de uma maneira específica, seguindo determinados critérios e métodos de investigação. Alguns passos, de forma geral, são sempre seguidos pelos cientistas. Esse conjunto de etapas em sequência organizada para o estudo dos fenômenos é chamado de método científico."  (FOGAÇA, 1999)
 
Sobre as etapas para a explicação do cotidiano através da ciência assinale a alternativa correta:
· 
 As etapas são EMPIRICA OU EXPLORATORIA, CONCEPÇÃO, ELABORAÇÃO E COMPROVAÇÃO.
*(Resposta certa)
· 
As etapas são: EMPIRICA OU EXPLORATÓRIA E ELABORAÇÃO
· 
A etapas são ELABORAÇÃO E COMPROVAÇÃO
· 
As etapas são PERCEPÇÃO, EMPIRICA, E COMPROVAÇÃO.
*(Sua resposta)
Execício 7
 “Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”.
(MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.264).
O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. A definição acima apresentada refere-se ao conceito de:
· 
pegada ecológica
 
*(Sua resposta)
· 
obsolescência planejada
 
· 
consumo alienante
 
· 
esgotamento florestal
Execício 8
A diversidade do ecossistema pode ocorrer por vários fatores. Entre os mais importantes estão: diversidade genética; diversidade das espécies; diversidade de hábitat e diversidade dos processos funcionais que mantêm os sistemas complexos (ODUM; BARRET, 2008).
· 
Ecologia
· 
Ecossistemas
· 
Grandes Biomas
*(Sua resposta)
· 
Diversidade do Ecossistema.
*(Resposta certa)
Execício 9
Fazem parte dos ecossistemas os fatores bióticos e abióticos. Os fatores bióticos são os que possuem vida, tais como:
· 
Todas as alternativas estão corretas
*(Sua resposta)
· 
Vegetais
· 
Animais
· 
Fungos
Execício 10
Para a filósofa húngara Agnes Heller (1972, p. 4), “valor é tudo aquilo que faz parte do ser genérico do homem e contribui, direta ou mediatamente para a explicação desse ser genérico”. Diante desse fato sobre os valores humanos na perspectiva de Heller o que seria UNIVERSALIDADE?
· 
universal; o todo; fazer parte de um determinado grupo.
*(Sua resposta)
· 
tomar ciência dos fatos ou de alguma coisa; reconhecimento da realidade; descoberta de algo; capacidade de perceber as coisas.
· 
que se expressa com a convivência com o outro, em grupo; aprendizagem com o outro; assimilação de normas sociais.
· 
que se expressa prioritariamente por intermédio do trabalho; que proporciona sair do subjetivo e passar para o real e concreto.
Execício 11
 Com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.