Buscar

Psicologia aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Psicologia Da Saúde: Aspectos teóricos e campo de atuação- Aula: 04 P1
1) O campo de atuação da psicologia da saúde no Brasil é novo, amplo e diverso. Segundo Almeida e Malagris (2011, p. 191), "os psicólogos da saúde se direcionam para a compreensão da forma como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam a saúde e a doença". Para as autoras, a finalidade principal da psicologia da saúde é:
compreender como é possível, por meio de intervenções psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades.
Resposta correta
A finalidade da psicologia da saúde, segundo as autoras, é compreender como é possível, por meio de diversas técnicas psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades. Avaliar as condições psíquicas do paciente é uma das atividades do psicólogo, mas não específica do psicólogo da saúde. A psicologia da saúde deve ter como ponto de partida a promoção da saúde, mas não deve ser um mero assessor do médico, pois existem diversos fatores que influenciam o adoecimento. Dependendo da situação, o psicólogo pode ajudar a apaziguar os conflitos psíquicos do paciente internado, mas esse é apenas um posicionamento terapêutico, e não a finalidade do seu trabalho.
2) O humanismo surgiu no final do século XV e início do século XVI, na Europa, como um pensamento que buscava educar o homem por meio do conhecimento acerca de si mesmo e sobre sua civilização. Influenciou uma corrente teórico-metodológica, a psicologia humanista, que surgiu no século XX, tendo como seus principais precursores:
Maslow, Allport, Rogers e Murphy.
Resposta correta
A resposta correta é Maslow, Allport, Rogers e Murphy. Suas pesquisas na linha humanista foram precursoras no combate da crítica ao dualismo médico mente-corpo e ao reducionismo da concepção médica baseada na doença. Os outros autores citados foram importantes investigadores das ciências psicológicas que deram origem às áreas da psicologia comportamental, psicanálise, psicossomática, medicina social e psicologia médica.
3) A psicologia da saúde é um campo amplo e diversificado, composto por muitos modelos teórico-metodológicos e práticas. De acordo com os modelos estudados, qual deles defende que grande parte das doenças é fruto de maus hábitos que precisam ser modificados para uma vida mais saudável?
Modelo da medicina comportamental.
Resposta correta
A medicina comportamental defende que a doença muitas vezes é causada por comportamentos disfuncionais, ou seja, maus hábitos de saneamento, higiene, alimentação, etc. Para a medicina comportamental, as pessoas precisam ter comportamentos e hábitos mais adequados ao bem-estar. A medicina psicossomática acredita que as doenças provêm etiologicamente de fatores emocionais. Para a psicologia médica, toda doença pode ter fatores psíquicos ou somáticos, mas deve ser compreendida na relação que o paciente estabelece com seu médico. A psicologia hospitalar atua de forma clínica sobre o sujeito, independente da origem da doença. A medicina social apresenta interesse nas modificações de comportamento também, mas surge no intuito de controle social da população para evitar epidemias.
4) O modelo de Bronfenbrenner está sendo utilizado como método aplicável ao estudo da saúde da criança, da família e do idoso devido ao seu caráter pragmático e por estar em consonância com o conceito amplo de saúde como multidimensional. Esse modelo atua na inter-relação de quatro eixos de comunicação proximal: pessoa, processo, contexto e tempo (PPCT). Com relação ao aspecto pessoal, em qual das esferas ecossistêmicas as relações interpessoais são mais diretas?
No microssistema e no mesossistema.
Resposta correta
No microssistema e no mesossistema acontecem as relações do sujeito consigo mesmo e com as pessoas que estão mais próximas do seu núcleo familiar. No exossistema e no macrossistema, a pessoa pode não ter uma relação direta com as instituições que atuam nesse âmbito. Por exemplo: uma criança pode nunca ir à escola do irmão mais velho, mas acontecimentos nessa escola podem influenciar a conformação do seu desenvolvimento porque as pessoas próximas, como a mãe, podem trazer algum problema ou acontecimento dessa instituição para dentro de casa. Outro exemplo seria discutir em uma conversa familiar alguma mudança na economia familiar a partir de uma nova política do governo em seu país.
5) Atualmente, o psicólogo que atua na área da saúde no Brasil no nível de assistência terciário provavelmente vai trabalhar dentro da concepção teórico-metodológica da psicologia hospitalar. Porém existem diversos modelos de práticas que acabam sofrendo crítica sobre o fato de a corrente representar apenas a indicação de um lugar de trabalho. Sobre a atuação da psicologia da saúde nos espaços hospitalares, podemos afirmar que a função do psicólogo é:
promover a saúde, escutar a subjetividade do paciente e da família e priorizar o trabalho interdisciplinar.
Resposta correta
Quando o psicólogo trabalha no ambiente hospitalar, sua função é, entre outras coisas, a promoção da saúde. Ele acompanha o paciente antes, durante e após a intervenção médica, dando suporte também à família e priorizando a importância do trabalho interdisciplinar na atenção integral à saúde. O conceito do profissional como apenas um suporte ao médico, de forma acessória, é ultrapassado, mas ainda existe esse tipo de prática nos dias de hoje. Uma das práticas em situações adversas pode ser dar suporte a algum profissional que teve dificuldade em lidar com a morte de um paciente em seu local de trabalho, mas essa não é sua função. O profissional não atua apenas individualmente, ele participa de interconsultas e pode formar grupos terapêuticos ou oficinas de trabalho. O psicólogo lida não apenas com a recuperação mental, mas também com a recuperação física e com a reinserção social após o período de adoecimento.

Continue navegando