Buscar

Contexto Histórico do Brasil: Monarquia, República e Vargas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657739) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A mudança de regime político de Monarquia para República ocorreu em 15 de novembro de 1889 e acabou por revelar um contexto amplo de contradições que se encontrava latente tanto no campo econômico, como no político. Segundo a estudiosa Emília V. da Costa (1994), os descontentamentos eram tantos que uniam integrantes dos grupos que reclamavam a restauração da Monarquia até defensores do recém instaurado regime republicano. Sobre o contexto de primeiros anos de implantação do regime republicano no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os grande proprietários de terras foram os únicos que mantiveram o apoio constante e inabalável ao governo republicano. 
(    ) Burgueses e militares ,ora se posicionavam à favor, ora contra o governo republicano, ou seja, conforme os interesses e os favorecimentos em questão.
(    ) O PR e o PRP foram partidos políticos responsáveis por agregar reivindicações das elites regionais.
(    ) Ao longo do governo de Floriano Peixoto eclodiram diversas revoltas pelo interior do Brasil, que foram rechaçadas de forma repressiva e violenta. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Com o término do regime imperial e a implantação do regime republicano, desestruturou-se todo o sistema monárquico e os primeiros presidentes da República brasileira foram empossados. Os dois primeiros foram Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e ambos descumpriram as previsões políticas da República. Com relação ao perfil de governo destes políticos, analise as sentenças a seguir: 
I- No ano seguinte da eleição de presidente constitucional, o presidente eleito Marechal Deodoro da Fonseca já desrespeitou a Constituição (1891), mostrando postura ditatorial, fechando o Congresso.
II- Com o poder centralizado em suas mãos, Deodoro passou a sofrer pressões diversas dos setores políticos do país, ao ponto que provocou a sua renúncia.
III- Com a renúncia de Deodoro, Floriano assumiu o poder e também adotou uma postura centralizadora e ditatorial.
IV- O processo de federalização ocorrido durante o governo de Floriano Peixoto foi o grande responsável pela sua manutenção no poder.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	Getúlio Vargas é considerado um governante polêmico, porém subsistiu no governo do Brasil ao longo de quase 20 anos. Seu governo foi intercalado tanto pelo regime democrático (1950-1954), chegando ao poder por eleições populares. Contudo, chegou ao governo (1930) por meio de revolução e depois implantou o regime de Estado Novo (1937-1945), o que pode também ser entendido como uma ditadura. Sobre o período de governo de Vargas, denominado Estado Novo (1937-1945), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O governo Vargas dedicou-se em empreender o desenvolvimento econômico, que foi direcionado à produção industrial, demandou a presença da força de trabalho nos meios urbanos e forçou um intenso processo de urbanização.
(    ) As Forças Armadas foram criadas ao longo do Estado Novo, demonstrando forte inclinação nacionalista e colaboradoras do movimento pela modernização industrial do país.
(    ) As estratégias de Vargas para com a acomodação dos conflitos sociais foram pontuais. No que diz respeito aos trabalhadores urbanos, promoveu mudanças na legislação trabalhista pautadas em ganhos nas condições de vida.
(    ) Os sindicatos dos anos de 1940, de instrumentos de luta, passam à condição de agentes promotores da harmonia social e instituições prestadoras de serviços assistenciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Entre os anos de 1920 e 1930, o cenário político brasileiro sofreu diversos abalos. Dentre eles, pode-se relacionar a contestação da Política do "Café com Leite" por parte das regiões do Brasil que não eram contempladas no revesamento no poder, a fundação do partido político Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Tenentismo e, no campo das artes, a Semana da Arte Moderna. Como a Semana da Arte Moderna, um evento que reunia escritores e artistas plásticos, pode ser considerada mobilizadora de questões políticas? 
I- Dentre os valores defendidos pelos participantes, encontravam-se os de superar a influência estrangeira no país e buscava-se as próprias formas e expressões artísticas.
II- O movimento tecia fortes críticas ao cenário de desigualdades e injustiças sociais, fazia crítica aos conchavos políticos e anunciava a necessidade de ruptura com o passado. 
III- O movimento preocupava-se em trazer para o Brasil as tendências artísticas que circulavam no cenário internacional, que era predominantemente comunista/socialista.
IV- O movimento advogava no sentido de que o Brasil deveria voltar-se para a matriz cultural norte-americana e deixar seus receptores somente às tradições europeias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Após 21 anos de ditadura militar, de um governo eleito de forma indireta, nos anos de 1990, o Brasil retorna a eleger de forma direta um representante para o cargo de presidência do país. Naquele momento, foi eleito o candidato Fernando Collor de Mello. Contudo, no ano de 1992, o presidente foi denunciado por envolvimento em esquemas de corrupção política, para o qual foi aberto processo de 'impeachment'. Com relação ao processo político instaurado contra Fernando Collor de Mello, analise as sentenças a seguir:
I- A deflagração do processo se deu devido a denúncias de corrupção dentro do governo, com o chamado ?esquema PC?.
II- O desgaste e o isolamento político do presidente favoreceram a aprovação da abertura do processo que o levou ao afastamento da presidência.
III- A manifestação estudantil que tomou conta das ruas na época ficou conhecida como o ?movimento dos caras-pintadas?.
IV- O julgamento de Collor foi extremamente rigoroso, mesmo o presidente já tendo renunciado, tornando-o inelegível por tempo indeterminado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	O Brasil conheceu o processo de industrialização da economia relativamente tarde em relação à industrialização dos países europeus e/ou norte-americanos. O Brasil somente deu os maiores saltos em termos de industrialização a partir do século XX. Com relação às condições primordiais ao processo de industrialização da economia do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os capitais advindos diretamente das lavouras de cana-de-açúcar foram primordiais ao processo de industrialização.
	 b)
	Os capitais advindos das atividades comerciais com os países vizinhos foram primordiais ao processo de industrialização.
	 c)
	Os capitais advindos das lavouras de café foram primordiais ao processo de industrialização.
	 d)
	Os capitais advindos das atividades do extrativismo natural foram primordiais ao processo de industrialização.
	7.
	As organizações de guerrilha no interior da América Latina funcionaram como embriões de um exército de mobilização popular. A experiência da Revolução Cubana indicava a possibilidade de um caminhopolítico/econômico alternativo aos demais países da América Latina, assim como foram responsáveis por favorecer a formação e a adesão de vários grupos ao modelo de guerrilha e que agiam e agem no interior do continente para desestabilizar os demais regimes políticos que se encontravam instalados. A partir destas experiências revolucionárias, outros movimentos se articularam. Que movimento pode ser indicado como oriundo deste contexto político?
	 a)
	Aliança Libertadora Brasileira.
	 b)
	Revolta da Chibata.
	 c)
	Força expedicionária brasileira.
	 d)
	Movimento Nacionalista Revolucionário.
	8.
	A ditadura militar, que se instalou no governo brasileiro a partir do ano de 1964, passou a ser publicamente criticada e combatida no final dos anos de 1970 por instituições de diversos segmentos/movimentos/grupos da sociedade da época. Sobre as instituições que se destacaram no combate à ditadura militar, analise as opções a seguir:
I- Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
II- Associação Brasileira de Imprensa - ABI.
III- Serviço Nacional de Informações - SNI.
IV- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	9.
	A estabilidade econômica no cenário financeiro ao longo da história do Brasil, assim como nos demais países latino-americanos, representou um dos maiores desafios a seus governantes. No que diz respeito à história econômica do Brasil do século XX, diversas tentativas foram feitas, dentre elas temos o congelamento de preços e salários, a mudança do sistema monetário e o confisco dos ativos financeiros. Esta estratégia foi lançada em qual plano?
	 a)
	Plano Bresser.
	 b)
	Plano Cruzeiro Novo.
	 c)
	Plano Cruzado I e II.
	 d)
	Plano Collor ou Brasil Novo.
	10.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	 a)
	Deus, Pátria e Família.
	 b)
	Sociedade, Deus e Família.
	 c)
	Pátria, Sociedade e Família.
	 d)
	Estado, Poder e Família.
	11.
	(ENADE, 2010) A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado de 'desenvolvimentismo', que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado:
	 a)
	Atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
	 b)
	Realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
	 c)
	Assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
	 d)
	Enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e o déficit público.
Parte inferior do formulário

Continue navegando