A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Teorias da aprendizagem

Pré-visualização | Página 1 de 4

Disciplina: 100944 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Segundo Vygotsky, essa relação do homem com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, que são os elementos que levam o sujeito à compreensão do mundo que o cerca e de si mesmo como parte integrante do corpo social. Há dois tipos de elementos mediadores, quais são eles?
a )
Obrigação: pelas atividades formação da sociedade com base no trabalho. Respeito: conquista a ser transmitida a membros do grupo social.
b )
O instrumento: objeto social que carrega e desenvolve a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento que desenvolve regras psicológicas e que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
c )
A família: trabalhar no sentido de desenvolver atenção e respeito. A escola: elevar o respeitar e o interesse mediado pelas regras que vão sendo ensinadas.
d )
Obediência: é orientado para dentro do próprio sujeito e dirige-se ao controle de ações psicológicas. Aceitação: torna a ação psicológica mais sofisticada e possibilita um controle maior sobre o comportamento e a ação motora.
e )
O instrumento: objeto social que carrega consigo a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento da atividade psicológica que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
QUESTÃO 2
O vínculo de Freinet com a Educação. Freinet percebe o homem como um sujeito histórico, marcado pelos acontecimentos de seu tempo. Do mesmo modo, considera a educação um processo dialético, a partir do qual o homem se constrói na relação com seus pares, seus iguais. Além disso, Freinet compreende a educação como prática articulada à vida, ou seja, a educação necessita atuar de maneira a ligar os estudos formais ao trabalho.
Podemos dizer que Freinet fundamenta seus pensamentos nas ideologias marxistas de educação?
a )
Para Freinet, o trabalho deve ser visto como um meio de instrumentalizar tecnicamente as reflexões da sociedade sobre o indivíduo, incluindo aí as próprias relações de exploração existentes no mundo do trabalho.
b )
Freinet inspira-se no trabalho alienado e defende uma educação crítica que conduz o homem no caminho ao trabalho fragmentado e alienador.
c )
Freinet apoiava um ensino elitista ou classificatório, mas sim um ensino pautado na experiência que pudesse preparar o aluno (de qualquer realidade socioeconômica) para o convívio social, defendendo o trabalho cooperativo como fundamental no alcance desse objetivo.
d )
Freinet defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, ou seja, dizia que a educação deveria permitir que cada sujeito social pudesse expressar seus sentimentos, acolhendo, ao mesmo tempo, os sentimentos dos outros sociais, reforçando ainda mais sua ideia de uma pedagogia solidária e cooperativa.
e )
Freinet se alia ao pensamento pedagógico capitalista, e por esse motivo, sua preocupação centra-se na ideia de formação do homem historicamente determinado por suas relações estritamente pessoais e seus padrões culturais.
QUESTÃO 3
A fala e o uso de instrumentos. O estudo do uso de instrumentos isolados do uso de signos é habitual nas pesquisas a respeito da história natural do intelecto prático e nos estudos do desenvolvimento dos processos simbólicos na criança. Os psicólogos preferiram estudar o desenvolvimento do uso de signos como um exemplo de intelecto puro, e não como o produto da história do desenvolvimento da criança. Essa interferência traz qual importância nos processos de aprendizado?
a )
Para Vygotsky, o aprendizado está intimamente relacionado aos instrumentos da atividade psicológica para desenvolvimento e constitui um processo na organização cultural, e portanto, social.
b )
Segundo Vygotsky, o aprendizado está diretamente ligado à obrigação pelas atividades formação da sociedade com base no trabalho.
c )
Para Vygotsky, o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto desses processos na organização pessoal e, portanto, humana das funções psicológicas.
d )
Segundo Vygotsky, o aprendizado está diretamente ligado à família, construído no sentido de desenvolver atenção e respeito.
e )
Para Vygotsky, o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto desses processos na organização cultural e, portanto, humana das funções psicológicas.
QUESTÃO 4
Formação de professores e inclusão. Para professores despreparados para lidar com alunos portadores de necessidades educacionais especiais, é mais fácil fazer o encaminhamento aos especialistas do que buscar, ele mesmo, uma qualificação para enfrentar tal desafio. Esse é mais um motivo para o aumento da discriminação no sistema escolar: por existirem educadores que estão acostumados a repassar o problema para outros colegas especializados, não recaindo sobre seus ombros o peso de suas limitações profissionais.
A inclusão escolar pode gerar uma crise de identidade na instituição?
a )
Sim. Mesmo com a importância de superarmos nossos preconceitos, o Brasil e suas instituições físicas e humanas não têm estrutura para se trabalhar em um todo.
b )
Sim, gera uma crise. Dentre os motivos que se opõem à formação de educadores nesse tipo de educação, destacam-se as falhas curriculares na formação da parte clínica e psicológica. Uma vez que os conteúdos estão voltados ao ensino dos alunos ditos normais, entende-se que a diferença deva ser tratada com maior valor, afeto e cuidado especial.
c )
Não haverá crise. Mesmo com a importância de superarmos nossos preconceitos em direção à inclusão não só de todos os alunos na realidade educacional, mas também de novos olhares e práticas que levem em consideração as diferenças e limitações de professores e alunos, nossa sociedade aceita de forma positiva a inclusão e nossas escolas e docentes já estão preparados.
d )
Não, pois o professor já é preparado e bem-formado e será o melhor observador das situações que acontecem em seu ambiente de trabalho numa classe inclusiva. O educador tem a preparação de desmontar características conservadoras e direcionar-se a uma sociedade igualitária com planos mais ambiciosos voltados para a evolução do sistema.
e )
Sim, pode gerar uma crise. Desconstruindo o sistema atual de significação escolar excludente e normativo com seus novos mecanismos de produção da identidade e da diferença. O simples fato de atender ao fator social não faz das instituições aptas: elas devem estar preparadas para serviços de apoio pedagógico, de salas de recursos e de equipamentos específicos para que se possa desenvolver um trabalho adequado de inclusão com locais prontos para atender.
QUESTÃO 5
No que tange ao desenvolvimento da aprendizagem, Freinet aponta para o fato de que esta deve ser realizada em adequação com a realidade concreta dos alunos, incluindo aí a linguagem por eles utilizada. Essa interferência traz qual importância no processos de aprendizado?
Quais são eles?
a )
Confiança, respeito mútuo, cooperação, coletividade, solidariedade, autonomia e trabalho.
b )
A família, respeito mútuo, cooperação, coletividade, solidariedade, autonomia e trabalho.
c )
Confiança, respeito mútuo, cooperação, desenvolvimento, solidariedade, autonomia e trabalho.
d )
Confiança, respeito mútuo, cooperação, sabedoria, solidariedade, autonomia e trabalho.
e )
Confiança, obrigação, cooperação, coletividade, solidariedade, autonomia e trabalho.
QUESTÃO 6
Compreendemos que o aprendizado, de modo geral, e o aprendizado escolar, em particular, não só possibilitam como orientam e estimulam o processo de desenvolvimento. Um processo que envolve, ao mesmo tempo, quem ensina e quem aprende não se refere somente a situações em que existe um educador fisicamente presente, pois, como nos aponta Oliveira (1995, p. 40), a interação social

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.