Buscar

Aap1 - PREVENÇÃO E COMBATE A SINISTRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap1 - Prevenção e Combate a Sinistro
1) Ao comparar o incidente da “Boate Kiss”, na cidade de Santa Maria/RS, com outros incêndios históricos em locais públicos, um dos fatores comuns entre eles é a presença do acabamento interior, conteúdo e mobiliário combustíveis.
A sucessão de erros cometidos resultando em centenas de mortos e feridos obedeceu, de certa forma, a uma cronologia, e a que melhor reflete à sequência desses eventos é:
· a) Acendimento de material pirotécnico em ambiente fechado; uma única saída para o público; falta de janelas de ventilação para aerar o ambiente; demora da chegada do corpo de bombeiros.
· b) Fechamento das portas pelos seguranças; queima de materiais inflamáveis no palco; extintores de incêndios vencidos; uma única saída para o público.
· c) Fechamento das portas de emergência pelo proprietário para evitar penetras; falta de extintores no palco; falta de alvará de funcionamento e demora do corpo de bombeiros.
· d) Falta de fiscalização a respeito do alvará de prevenção contra incêndio; utilização de fogos de artifício em locais fechados; permitir a entrada de mais pessoas em um local destinado a menor capacidade; extintores de incêndio sem manutenção ou vazios pendurados na parede; rotas de fuga obstruídas; tetos e lonas de cobertura com materiais de revestimento inflamável.
· e) Acendimento de material pirotécnico em ambiente fechado; uma única rota de saída para o público; extintores vencidos e falta de alvará de prevenção contra incêndio.
2) O fogo, para ser iniciado e se manter no material combustível, sofre influência de vários fatores, tais quais: estado da matéria, massa específica, superfície específica, calor específico, calor latente de evaporação, ponto de fulgor, ponto de ignição, mistura inflamável, quantidade de calor, composição química, quantidade de oxigênio disponível, umidade, etc.
Às 08:50h horas um funcionário ouviu um ruído de vidro rompendo, vindo de um dos escritórios do 12º andar do Edifício Joelma. Foi até lá e constatou que um aparelho de ar condicionado estava queimando. Correu até o quadro de luz para desligar a energia, mas, ao voltar, encontrou o fogo seguindo pela fiação exposta ao longo da parede. As cortinas se incendiaram e o incêndio começou a se propagar pelas placas combustíveis do forro. O funcionário correu para apanhar o extintor portátil, mas ao chegar não conseguiu mais adentrar à sala, devido à intensa fumaça. Subiu as escadas até o 13º andar, alertou as pessoas e ao tentar voltar ao 12º andar, encontrou densa fumaça e muito calor. Tendo como referência esse texto, julgue os itens a seguir:
· a) Combustível é toda substância líquida que queima produzindo luz e calor.
· b) O incêndio poderia ter sido controlado se não fugisse ao controle da primeira pessoa que o observou como princípio de incêndio.
· c) Fogo é a oxidação lenta de uma substância com a consequente formação de luz e calor.
· d) A aspersão de água sobre os materiais em chama é uma das ações que compõem o método para a extinção da combustão denominado isolamento. Esse método consiste na retirada do oxigênio que está em contato com o combustível.
· e) Os bombeiros usaram o método do abafamento para combater o incêndio.
3) Não existem dois incêndios iguais, pois são vários os fatores que concorrem para seu início e desenvolvimento:: a) forma geométrica e dimensões da sala ou local; b) superfície específica dos materiais combustíveis envolvidos; c) distribuição dos materiais combustíveis no local; d) quantidade de material combustível incorporado ou temporário; e) características de queima dos materiais envolvidos; f) local do início do incêndio no ambiente; g) condições climáticas (temperatura e umidade relativa); h) aberturas de ventilação do ambiente; i) aberturas entre ambientes para a propagação do incêndio; j) projeto arquitetônico do ambiente e/ou edifício; k) medidas de prevenção de incêndio existentes; l) medidas de proteção contra incêndio instaladas.
O incêndio no Gran Circus Norte-Americano, ocorreu em Niterói, em 1961.O incidente deixou uma contagem oficial de 503 mortos, embora até hoje não se saiba exatamente a quantidade de vítimas. Os pisoteamentos foram a principal causa de morte na tragédia. Não havia saídas de emergência suficientes, e a lona não era de náilon, mas de um material bastante inflamável. Acerca da prevenção e do combate a incêndios, julgue os itens abaixo:
· a) Conforme os tipos de material combustível existentes no incêndio no Gran Circus o revestimento da lona do circo ser de náilon, por ser inflamável, caracteriza uma queima em superfície e a ausência de resíduos, caracteriza este tipo de incêndio em Classe B.
· b) O fato de a lona ser de material inflamável e o circo não possuir saídas de emergências suficientes são fatores que exerceram influencias no incêndio.
· c) A extinção de um incêndio proveniente de equipamentos elétricos requer agentes não-condutores de corrente, sendo desaconselhável o uso de água ou espuma, como o ocorrido no Gran Circus.
· d) Os seguranças fecharam com cadeados as saídas, evitando entrada de penetras.
· e) Nenhuma das alternativas anteriores
4) O estudo do comportamento humano incêndio é um estudo complexo, pelo fato de serem impraticáveis as realizações de certos experimentos que venham a demonstrar as reais reações e comportamentos, sem que exponha a risco a integridade física dos envolvidos.
A reação mais indicada dos ocupantes na presença de um incêndio generalizado é:
· a) tentar um caminho seguro para sair do edifício.
· b) entrar na primeira porta que encontrar, pois assim se cria uma barreira física para as chamas.
· c) investigar minuciosamente o que está acontecendo, para só a partir daí abandonar o local.
· d) jovens na faixa etária de 20 a 40 anos devem tentar combater o fogo com extintores.
· e) depende do sinal de alarme de incêndio, pode ser para evacuar ou apenas ficar atento.

Continue navegando