Buscar

MERCADO DE CAPITAIS FINAL

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o objetivo de preservar a economia estabilizada, o Governo Federal é composto por diversos órgãos para que as políticas brasileiras possam ser elaboradas e executadas. As políticas econômicas também possuem ações tomadas para a estabilidade no cenário econômico internacional. Desta forma, a comercialização de moedas estrangeiras ocorre através do mercado de câmbio. Com relação à política cambial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As ações do governo tomadas perante a política cambial têm como objetivo controlar a taxa de câmbio, bem como as circunstâncias de entrada e saída de capitais externos do país. 
(    ) Para as empresas brasileiras que somente exportam, a taxa de câmbio torna-se irrelevante, já que não precisarão comprar moeda estrangeira.
(    ) A variação da taxa de câmbio é fundamental para as empresas que compram matérias-primas no exterior, pois assim podem acompanhar o custo das importações.
(    ) Para o Brasil, uma boa política cambial deverá permitir um elevado volume de negócios com o exterior perante as exportações e as importações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. Com relação ao Banco Central do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
(    ) Tem por responsabilidade o controle da inflação no país, bem como atuar para regular a quantidade de moeda na economia.
(    ) Uma de suas principais atribuições é com relação à emissão de papel-moeda e moeda metálica, e a execução dos serviços do meio circulante.
(    ) Além de todas as funções com a política monetária, o Banco Central ainda é voltado especificamente para a fiscalização do mercado de valores mobiliários. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	O mercado financeiro é dividido em diferentes produtos de renda variável. Desta forma, um investidor que deseja aplicar recursos neste mercado precisa compreender de forma ampla o mercado em que estará prestes a participar. No caso dos derivativos, é comum que seja dividido em mercado de futuros, mercado a termo, operações com opções e contratos de swaps. A respeito do mercado de derivativos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O mercado de derivativos é um mercado de liquidação futura, ou seja, suas negociações são feitas hoje, mas sua liquidação é para uma data futura.
PORQUE
II- Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro, cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referência ou subjacente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	4.
	O comércio internacional depende da compra e venda de moeda, sendo que o preço delas fica em função de muitos fatores. Dependendo destes fatores, as taxas de câmbio dos países podem oscilar para uma posição de valorização cambial ou para uma desvalorização. No contexto de uma perspectiva de aumento das importações, mantendo o volume das exportações sem variação, o que poderia vir acontecer com o saldo líquido das Reservas Internacionais do país e com a posição da taxa de câmbio?
	 a)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo menor, se refletindo em uma Reserva Internacional sem tendência nem de aumentar nem de diminuir, isso irá trazer perspectivas neutras ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de estabilidade relativa cambial.
	 b)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo menor, se refletindo em uma tendência de Reserva Internacional menor também, isso irá trazer perspectivas negativas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de desvalorização.
	 c)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo menor, se refletindo em uma Reserva Internacional maior, isso irá trazer boas perspectivas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência para valorização.
	 d)
	Nesta situação, a Balança Comercial terá um saldo líquido relativo maior, se refletindo em uma tendência de Reserva Internacional maior também, isso irá trazer boas perspectivas ao posicionamento da moeda nacional, logo, haverá tendência de valorização.
	5.
	São movimentados valores expressivos em instituições financeiras e nos bancos comerciais todos os dias. Com a arrecadação diária feita pelos bancos comerciais, no final de cada dia, a conta "caixa" dos bancos comerciais deverá obrigatoriamente estar com saldo credor. Quando o saldo desta conta ficar negativo, este banco deverá solicitar um empréstimo no valor do montante para a cobertura de saldo a outros bancos. Não conseguindo cobrir o saldo devedor, deverá recorrer ao Banco Central (BACEN), este cobrirá de imediato o saldo devedor. Qual é esta taxa, que é uma das principais atribuições do BACEN?
	 a)
	Concessão Monetária.
	 b)
	Encargos Financeiros.
	 c)
	Taxa de Redesconto.
	 d)
	Juros Consignados.
	6.
	O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um produto de investimento de renda fixa e carrega em si o risco de crédito da instituição que irá realizar o pagamento dos juros e do valor principal da aplicação aos investidores na data de resgate (caso resgatado antes do prazo final) ou ao final da aplicação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os prazos servem para os bancos terem conhecimento de seus fluxos e poder utilizar essa captação de recurso para ofertar seus empréstimos e financiamentos, utilizar essa captação, de maneira geral.
II- Estão autorizados por lei a emitir CDBs os bancos comerciais, de investimento, os múltiplos, os de desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal.
III- Por se tratar de um produto de renda variável, não deve ser determinado o prazo de vencimento.
IV- Apesar de determinada uma data para "encerramento" do contrato, os juros pagos neste investimento podem ser prefixados ou pós-fixados
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	Os investimentos de renda fixa são caracterizados pelo fato de terem seu rendimento (juros) discriminado anteriormente, podendo ter seu rendimento atrelado inteiramente de forma prefixada ou vinculado à correção monetária (pós-fixada), ou às variações das taxas de juros nominais. Aplicadores, após um período definido pelo título, terão um ganho financeiro acrescido de juros. Não somente o governo emite títulos, os bancos também dispõem desta ferramenta chamada de títulos privados, nos quais, no vencimento, o investidor recebe o valor acrescido de juros. Qual a denominação destes títulos?
	 a)
	Crédito Direto ao Consumidor.
	 b)
	Repasse deRecursos.
	 c)
	Depósitos Interbancários.
	 d)
	Certificados de Depósitos Bancários.
	8.
	Da mesma maneira que as LCIs, as LCAs constituem uma forma de obtenção de recursos para oferecer dinheiro para as empresas realizarem investimentos no setor produtivo, neste caso, no agronegócio. A LCA também é uma maneira de o banco captar esse dinheiro para oferecer posteriormente à investidores do agronegócio. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A LCA também precisa que seu valor seja lastreado, ou seja, garantido por um ou mais créditos. 
(    ) Os lastros estão associados ao crédito rural de diversas maneiras, por exemplo: direcionados à industrialização ou ao beneficiamento de produtos e insumos agropecuários e sua comercialização, ainda podem estar relacionados a máquinas e implementos ligados à produção agropecuária.
(    ) Este lastro  pode representar um valor inferior ao valor do título emitido, devendo assim garantir seu valor mínimo.
(    ) As LCAs e as LCIs são muito semelhantes, o que difere é o destino dos recursos captados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	O mercado financeiro é dividido em diferentes produtos de renda variável. Desta forma, um investidor que deseja aplicar recursos neste mercado, precisa compreender de forma ampla o mercado em que estará prestes a participar. No caso dos derivativos, é comum que seja dividido em mercado de futuros, mercado a termo, operações com opções e contratos de swaps. Avalie as asserções a seguir a respeito do mercado de derivativos:
I- O mercado de derivativos é um mercado de liquidação futura, ou seja, suas negociações são feitas hoje, mas sua liquidação é para uma data futura.
PORQUE
II- Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro, cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referência ou subjacente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	10.
	O mercado de capitais trabalha com capital monetário, taxas de rendimentos e prazos. Essas taxas de rendimento são definidas por vários fatores, entre os mais importantes tem-se dois: o nível de rentabilidade e o risco desejado no investimento. A nível nacional, cada país possui sua dinâmica de taxas em função do nível de risco desejado, aqui no Brasil é a taxa Selic. Sobre a taxa Selic, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa Selic é a taxa de juros sobre a dívida pública do Estado brasileiro, que serve como base referencial para as demais taxas do mercado nacional.
II- A taxa Selic é a taxa média cobrada nos investimentos financeiros realizados no Brasil, logo, é a taxa referencial base dos investidores que ponderam rentabilidade versus risco.
III- A taxa Selic é a taxa de juros que possui a menor exposição ao risco no Brasil, logo, serve como base para ir escalonando níveis de risco das demais taxas de rendimentos financeiros oferecidos no mercado nacional.
IV- A taxa Selic é a taxa de rendimento que serve para analisar estratégias de investimento financeiro dos portfólios dos agentes interessados no mercado de capitais tanto no contexto nacional como internacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) A parcela do capital emitido pelas companhias ou sociedades anônimas é denominada de ações. O mercado de ações é dividido em dois setores: o mercado primário e o mercado secundário. É muito importante a distinção entre esses dois setores para que haja o fluxo do financiamento. Tendo como referência o exposto, avalie as afirmações a seguir:
I- Mercado primário é todo ativo financeiro colocado à venda, pela primeira vez, por meio de oferta pública.
II- Os valores monetários praticados pelo mercado secundário são transferidos para o financiamento da empresa, o que confere maior liquidez para as ações emitidas.
III- Todos os acionistas têm o direito de participar dos dividendos, desde que haja o apuro de lucros.
IV- Os detentores das ações preferenciais possuem vantagens, entre elas o direito a voto, bem como de candidatarem-se a cargos em órgão de administração ou conselho fiscal.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. São Paulo: Atlas, 2011.
	 a)
	I e III.
	 b)
	II.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	II, III e IV.
	12.
	(ENADE, 2012) Na Hora de Investir na Bolsa de Valores, Conte com a Gente! 
- Oferecemos ajuda para escolher seus investimentos, de acordo com o seu objetivo financeiro. 
- Suporte necessário para entender o funcionamento da Bolsa. 
- Definição do seu perfil de investidor. 
- Diversos serviços, como home broker (site para você investir via internet), relatórios de recomendação de ações, informativos etc. 
- Informamos você sobre novos produtos no mercado, para garantir a diversificação da sua carteira de investimentos. 
- Informamos você sobre o recebimento de dividendos e outros bônus que as empresas pagam aos acionistas.
A principal vantagem dos fundos é possibilitar que investidores de perfil similar ― com objetivos comuns, estratégias de investimento semelhantes e mesmo grau de tolerância a risco ― concentrem recursos para aumentar seu poder de negociação e diluir os custos de administração, além de contarem com profissionais especializados, dedicados exclusivamente à gestão dos recursos. 
Já as desvantagens estão associadas ao fato de o investidor delegar a terceiros a administração de seus recursos ― falta de autonomia na tomada de decisão, submissão a regras previamente estabelecidas e à vontade da maioria dos cotistas, entre outras. 
O texto trata de uma oferta de serviços ao investidor que necessita da intermediação de um agente financeiro autorizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar diretamente na Bolsa de Valores. Este agente financeiro é um/uma:
FONTE: http://www.bmfbovespa.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).
	 a)
	Fundo de pensão.
	 b)
	Banco de investimento.
	 c)
	Banco múltiplo.
	 d)
	Sociedade corretora de títulos e valores mobiliários.
Parte inferior do formulário

Continue navegando