Buscar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I

Prévia do material em texto

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
	Qual a importância da pesquisa em serviço social? Assinale a correta.
	
	
	
	Para leitura da realidade;
	
	
	Para ampliar o conhecimento acerca das banalidades;
	
	
	Para conseguir bons empregos.
	
	
	Para vitimizar o usuário;
	
	
	Para impor aos usuários o que a pesquisa mostra.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É possível perceber que o assistente social precisa ter uma postura _______________, a qual se materializa no trabalho de ________________. Para se ter uma leitura da realidade.
	
	
	
	Pesquisa / investigação;
	
	
	Individualista / pesquisa;
	
	
	Investigativa / pesquisa;
	
	
	Ética / campo;
	
	
	Crítica / grupo;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O estudante de serviço social, ao desenvolver uma pesquisa, deve partir da compreensão de que:
	
	
	
	A pesquisa remete ao processo de produção do conhecimento, em que o pesquisador busca confirmar uma determinada realidade.
	
	
	A pesquisa envolve uma abordagem teórica que capta e apreende a complexidade e as articulações da realidade de maneira total e completa.
	
	
	A metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no não potencial criativo do pesquisador.
	
	
	O objeto da pesquisa são as pessoas, foco da análise que provoca a indagação, constituídas como matéria inerte.
	
	
	A pesquisa é uma atitude e prática teórica de busca que define um processo acabado e eventual.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Setúbal (2006) ao discutir a ação investigativa, pretende mostrar a íntima relação existente entre teoria e prática e a condição de centralidade que esses processos devem ocupar na formação e na vida profissional dos assistentes sociais. Considerando a afirmação acima, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	A autora entende que a dimensão investigativa está subordinada à dimensão interventiva.
	
	
	A autora nega a importância da dimensão interventiva.
	
	
	A autora nega a importância da dimensão interventiva.
	
	
	A autora entende que a dimensão interventiva está subordinada à dimensão investigativa.
	
	
	A autora reafirma a importância das dimensões investigativa e interventiva.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com Bourguignon (2007, p. 47), quais as principais contribuições das pesquisas em Serviço Social?
	
	
	
	Construção de conhecimento que privilegia o status quo e a desigualdade social com ampla divulgação do conceitos da teoria positivista de Auguste Comte.
	
	
	Reprodução do conhecimento com vistas a perpetuar a diferença de classes e a exploração e aprimorar a formação profissional no que diz respeito às técnicas empregadas pelo profissional na intervenção cotidiana.
	
	
	Reflexos nas mudanças de hábitos da população e impactos na adoção do modo de vida burguês que possibilita a manutenção do sistema capitalista e as desigualdades dele decorrentes.
	
	
	Desenvolvimento de métodos de fiscalização da população em seu cotidiano e vida social com vistas ao controle de natalidade e proposta de políticas públicas focalizadas na minimização das mazelas sociais.
	
	
	Contribuição para o enfrentamento das expressões da questão social, na construção da proposta curricular e na consolidação do projeto ético-político profissional. 
	
Explicação:
De acordo com a autora, há que se considerar que as pesquisas em Serviço Social têm contribuído para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, no âmbito das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros aspectos. (BOURGUIGNON, 2007, p. 47)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Objetivação do fenômeno, hierarquização das ações, descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno, observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural, respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos, busca de resultados os mais fidedignos possíveis, oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências. (Girlene Lima Portela) O texto acima caracteriza a pesquisa:
	
	
	
	Quantitativa
	
	
	Estatística
	
	
	Organicista
	
	
	Qualitativa
	
	
	Positivista
	
Explicação:
A definição do universo e da amostra em pesquisa qualitativa diz respeito à população que será selecionada para participar das entrevistas, o que pode variar dependendo dos objetivos do estudo. O universo corresponde ao conjunto de pessoas sobre as quais se pretende realizar a investigação. Não é possível, entretanto, contar com a participação de todas as pessoas do seu universo de pesquisa, por isso seleciona-se uma amostra que é uma parte representativa deste universo que deve apresentar as mesmas características do universo. Entretanto, nas pesquisas qualitativas, muitas vezes se define o terreno no qual será realizada a pesquisa, uma unidade de saúde, uma instituição de acolhimento de crianças e adolescentes ou uma empresa, por exemplo e, então, neste terreno define-se quem serão os entrevistados, não necessariamente será uma amostra representativa do universo. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Assinale a alternativa que apresenta a importância da pesquisa em serviço social.
	
	
	
	Para a leitura da realidade.
	
	
	Para fortalecimento da Doutrina Social da Igreja.
	
	
	Para compreensão dos fenômenos psíquicos.
	
	
	Para a desconstrução da questão social.
	
	
	Para o ajustamento do usuário a realidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quanto à classificação, as pesquisas podem ser: I. Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. II. Pesquisa Clássica: objetiva gerar conhecimentos tradicionais úteis para a conservação da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais estáticos. III. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. IV. Pesquisa Prática: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas universais. Envolve verdades e interesses gerais. Estão corretas:
	
	
	
	Apenas as alternativas II e III
	
	
	Apenas as alternativas I, II e II
	
	
	Apenas as alternativas I e III
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas II, III e IV
		São fundamentos da ciência contemporânea:
	
	
	
	Há o uso de instrumentos tecnológicos e não simplesmente de técnicas;
	
	
	Há uma distância entre sujeito e objeto do conhecimento, que permite estabelecer a ideia de objetividade;
	
	
	O método é entendido como um conjunto de regras, normas e procedimentos gerais que servem para definir o objeto;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Há a criação de uma linguagem específica e própria, distante da linguagem cotidiana e literária;
	
Explicação: A alternativa "E" deverá ser assinalada pois todas as sentenças anteriores correspondem às características da chamada ciência moderna. Logo, "todas as alternativas estão corretas".
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A respeito das ciências humanas, observe as afirmações abaixo e em seguida marque a alternativa correta: I. Ciências humanas são aquelas que tem o próprio ser humano como objeto de estudo; II. Em sua história sofreram dificuldades quanto ao método científico: empregaram conceitos, métodos e técnicas propostos pelas ciências da natureza; III. Utilizaram os modelos hipotéticos-indutivos e experimentais de estilo empirista, e buscaram leis causais e universais para os fenômenos humanos.
	
	
	
	Todasas assertivas estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
	
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas;
	
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas;
	
Explicação: Todas as assertivas que compõem o enunciado da questão estão corretas. As mesmas tem fundamentação em Maria Cecília Minayo - "Pesquisa Social: teoria, método e criatividade".
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No ano de 1996, o Conselho Nacional de Saúde aprovou algumas normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos, incorporando os quatro referenciais básicos da bioética. São eles:
	
	
	
	Autonomia, ética, riscos e benefícios.
	
	
	Não maleficência, beneficência, bioética e danos.
	
	
	Riscos, danos, benefícios e malefícios.
	
	
	Ética, riscos, benefícios e justiça.
	
	
	Autonomia, não maleficência, beneficência e justiça.
	
Explicação:
O documento do Conselho Nacional de Saúde cita os quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. O documento explica cada um desses referenciais, como citado a seguir:
a) Consentimento livre e esclarecido dos indivíduos-alvo e a proteção a grupos vulneráveis e aos legalmente incapazes (autonomia).
b) Ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos (beneficência), comprometendo-se com o máximo de
benefícios e o mínimo de danos e riscos;
c) Garantia de que danos previsíveis serão evitados (não maleficência);
d) Relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis, o que
garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio-humanitária (justiça e equidade). (BRASIL, 1996)
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Diga qual é o tipo de conhecimento de acordo com suas características: O conhecimento ________________ tem por característica ser real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato
	
	
	
	científico
	
	
	religioso
	
	
	popular
	
	
	filosófico
	
	
	mitológico
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Preencha com o tipo de que se aplica as características. O Conhecimento ______________________ ¿¿Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem
	
	
	
	mitológico
	
	
	filosófico
	
	
	popular
	
	
	religioso
	
	
	científico
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual das citações a seguir define incorretamente o conhecimento?
	
	
	
	Quando falamos em conhecimento, podemos nos referir ao ato de conhecer ou ao produto do conhecimento: o primeiro diz respeito à relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o objeto a ser conhecido, enquanto o segundo é o que resulta do ato de conhecer, ou seja, o conjunto de saberes acumulados e recebidos pela tradição.
	
	
	Uma adequação do sujeito com o objeto; o sujeito tem seus meios de conhecimento e o objeto revela-se a ele conforme tais meios. Os sentidos nos apontam a maneira de ser das coisas ou objetos, e o que conhecemos das coisas ou objetos vai depender dos nossos sentidos.
	
	
	O homem é um ser jogado no mundo, condenado a viver a sua existência. Por ser existencial, tem que interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significações. Cria intelectualmente representações significativas da realidade. A essas representações chamamos conhecimento.
	
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas.
	
	
	Uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental permite aos seres humanos, modelar o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando dizemos que o conhecimento é valorativo, assistemático e inexato, a que tipo de conhecimento estamos nos referindo:
	
	
	
	Filosófico
	
	
	Metodológico
	
	
	Religioso
	
	
	Popular
	
	
	Científico
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. (Rainer Alves Da Fonseca) II. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. (Rainer Alves Da Fonseca) III. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. (Rainer Alves Da Fonseca) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima:
	
	
	
	I - Senso comum / II - Filosófico / III - Científico
	
	
	I - Senso comum / II - Religioso / III - Científico
	
	
	I ¿ Religioso / II - Religioso / III - Científico
	
	
	I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso
	
Explicação:
 O senso comum é a forma mais usual que o ser humano utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e ao universo. É chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico. O conhecimento científico a ciência como um fenômeno social tem grande impacto em nossas vidas.  Além dos benefícios tecnológicos que nos proporcionou, há um grande respeito pelo lugar que ocupa em nossa cultura. O conhecimento religioso coloca suas bases em doutrinas reveladas e, por essa razão, assume o status de verdade absoluta, indiscutível, infalível. Suas proposições não podem ser verificadas, mas decorrem da fé, da crença em um conhecimento revelado.
	
		Assinale a alternativa que apresenta o ponto principal para uma boa escrita.
	
	
	
	Assistir ao telejornal.
	
	
	Comprar livros atuais.
	
	
	O hábito da leitura.
	
	
	Um bom óculos.
	
	
	Ser universitário.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Se o pesquisador utiliza trabalhos da fonte original de autor que apresenta informações originais como fontes de informação em suas pesquisas ou dados brutos, sem interpretação ou pronunciamentos, ele está usando:
	
	
	
	Fontes primárias.
	
	
	Fontes de históricas.
	
	
	Fontes secundárias.
	
	
	Fontes básicas.
	
	
	Fontes terciárias.
	
Explicação:
É uma etapa importante na elaboração da pesquisa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para realizar qualquer espécie de trabalho de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige a utilização de ________________, com a qual se confirmam ou não as ideias presentes no trabalho. Completar o espaço anterior com as alternativas a seguir:
	
	
	
	Pesquisa filosófica
	
	
	Pesquisa orçamentária
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	
	
	Pesquisa científica
	
	
	Pesquisa conceitual
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao iniciarmos uma pesquisa, devemos tomar especial cuidado com as fontes que utilizaremos. Para escolhermos um livro, fazemos uso de alguns recursos. Que nome sedá ao seguinte elemento: Iamamoto, Marilda Villela O serviço social na contemporaniedade: trabalho e formação profissional / Marilda Villela Iamamoto. 22. ed. ¿ São Paulo, Cortez, 2012. Bibliografia. ISBN:978-85-259-0693-0 1. Política social 2. Serviço Social 3. Serviço social ¿ Brasil 4. Serviço Social como profissão I. Título 98.5018 CDD ¿ 361.0023
	
	
	
	Prefácio
	
	
	Ficha catalográfica
	
	
	Sumário
	
	
	Referências
	
	
	Título
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Ao longo da elaboração do trabalho acadêmico, o uso de um _________________________ e de uma gramática favorece que sejam evitadas palavras repetidas, fora do contexto e ainda permite uma variação maior de outros termos.
	
	
	
	diapasão
	
	
	enciclopédia
	
	
	tabuada
	
	
	dicionário
	
	
	esquadro
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Complete a lacuna com a alternativa correta: O pesquisador __________________ foi considerado um grande pensador da Física Moderna, mas confessou que não chegou ao lugar que queria sozinho. Precisou investigar pensadores e suas obras. Ele não elaborou sua teoria da gravidade do nada, mas seu ponto partida foram as ideias de quem veio antes dele.
	
	
	
	Aristóteles;
	
	
	Platão;
	
	
	Isaac Newton;
	
	
	Descarte;
	
	
	Bourdier;
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta, pelo menos 3 (três) dicas para a redação do trabalho acadêmico.
	
	
	
	escreva de forma confusa e desconexa
	
	
	a redação do trabalho acadêmico permite a utilização de palavras que não existe.
	
	
	utilize sempre a primeira pessoal plural.
	
	
	Utilize frases curtas e simples; Abuse dos pontos; Prefira colocar ponto e iniciar nova frase a usar vírgulas.
	
	
	a redação do trabalho acadêmico não exige nenhum rigor.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O material de estudo nos foi apresentado alguns pontos importantes para a realização de um bom texto escrito. Assinale a correta:
	
	
	
	Objetivos bem delimitados;
	
	
	Facilidade na ¿decoreba¿;
	
	
	Ter estudado em bons colégios.
	
	
	Clareza na hipótese;
	
	
	Hábito de ler;
	
		Na elaboração do texto científico é preciso fazer citação dos autores consultados. Um texto construído com a ¿transcrição textual de parte da obra do autor consultado¿ refere-se a:
	
	
	
	Citação de citação.
	
	
	Resumo.
	
	
	Citação indireta.
	
	
	Citação direta.
	
	
	Fichamento.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Porque o fichamento de leitura, leva o nome de "fichamento"?
	
	
	
	Por que é manuscrito.
	
	
	Por que é feito em caderno.
	
	
	Por que utilizou-se fichas na sua realização.
	
	
	Por que é para leitura.
	
	
	Por que é digitalizado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considerando os enunciados a seguir:
I. Israel Belo de Azevedo (1997) esclarece que toda palavra tem um peso de acordo com sua capacidade de sintetizar uma ideia de maneira clara e concisa.
II. Segundo Warde (1990 apud ALVES-MAZZOTTI, 2003, p. 35), o conceito de pesquisa se ampliou tanto que hoje tudo cabe: ¿os folclores, os sensos comuns, os relatos de experiência, para não computar os desabafos emocionais e os cabotinismos.¿
Assinale a alternativa (apresentada abaixo) que identifique a tipologia de citação e mencione suas características corretas.
	
	
	
	I - Citação indireta, porque o trecho foi reescrito e mencionou-se a fonte da informação. II - Citação de citação, porque o trecho é uma citação direta que a autora ALVES_MAZZOTTI fez de outro autor.
	
	
	Todas as alternativas são incorretas.
	
	
	I - Citação direta, porque o trecho foi reescrito e mencionou-se a fonte da informação. II - Citação de citação, porque o trecho é uma citação direta que a autora ALVES_MAZZOTTI fez de outro autor.
	
	
	I - Citação de citação, porque o trecho é uma citação direta que o autor Israel Belo de Azevedo fez de outro autor. II - Citação indireta, porque o trecho foi reescrito e mencionou-se a fonte da informação.
	
	
	I - Citação direta, porque o trecho foi reescrito e mencionou-se a fonte da informação. II - Citação indireta, porque o trecho é uma citação direta que a autora ALVES_MAZZOTTI fez de outro autor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quais os tipos de citações podem existir em um trabalho acadêmico? Assinale a correta:
	
	
	
	Citação Direta / Citação Correta/ Citação de Citação
	
	
	Citação Direta / Citação Indireta /Citação de Citação
	
	
	Citação Direta / Citação Indireta / Citação Correta
	
	
	Citação de Citação/ Citação Incorreta / Citação Direta
	
	
	Citação Correta / Citação Direta / Citação Indireta
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a alternativa que guarde maior relação com os enunciados abaixo:
I. Na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equívoco gramatical, entre outros, chame a atenção, pelo uso, ao lado da palavra, da sigla sic (assim, em latim) entre colchetes e em itálico.
II. Não deve-se citar frases ou parágrafos longos demais, basta inserir o que realmente interessa ao desenvolvimento da argumentaçãoo ou apresenteção das ideias. Deve-se apresentar entre colchetes/parênteses e com uso de reticências (...) ou [...].
III. Inserção de expressões que não constam do original ¿ entre colchetes. Pode ocorrer a necessidade de acrescentar uma palavra ao texto citado, para torna-lo mais compreensível.
	
	
	
	I - Incorreções, II - Acréscimos ou interpolações, III - Supressões.
	
	
	I - Supressões, II - Acréscimos ou interpolações, III - Incorreções.
	
	
	I - Incorreções, II - Supressões, III - Acréscimos ou interpolações.
	
	
	I - Acréscimos ou interpolações, II - Supressões, III - Incorreções.
	
	
	I - Supressões, II - Incorreções, III - Acréscimos ou interpolações.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando os textos a seguir identifique a afirmação incorreta, no que diz respeito ao "resumo"
	
	
	
	O resumo é importante, pois propicia a compreensão do texto e sua reelaboração pelo leitor.
	
	
	O resumo é uma síntese sob forma de redação do fichamento de leitura, buscando compreender o sentido do texto que foi estudado.
	
	
	Todas as alternativas são incorretas.
	
	
	O resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citações.
	
	
	O resumo não se confunde com a cópia de vários trechos de uma obra, mas uma redação com autoria que reduz o texto lido às suas ideias principais.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Por que você se interessou por um determinado tema ou assunto? Ele advém de uma problemática social percebida, uma curiosidade científica, uma experiência profissional? Qualquer que for o apelo, é necessário elaborar bem as etapas do processo de construção de sua pesquisa. Quando pensamos essas questões estamos mais perto de perceber qual é ------------- que nos interessa e ainda a sua relevância, sua contribuição social que justifique tamanho empreendimento.
	
	
	
	o tema
	
	
	a metodologia
	
	
	a justificativa
	
	
	a hipótese
	
	
	as citações
	
Explicação:
Ao escolher um tema do seu interesse, deve ser feito um corte do assunto a ser pesquisado, a fim de restringir o foco da sua pesquisa.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Complete a lacuna com a alternativa correta: O ___________________ de leitura é importante, pois propicia a compreensão do texto e sua reelaboração pelo leitor, através da cópia de trechos da obra.
	
	
	
	Resumo;
	
	
	Planejamento;
	
	
	Fichamento;
	
	
	Rascunho;
	
	
	Projeto;

Continue navegando