Buscar

PROVA 1

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637887) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A sociologia teve um novo rumo teórico e uma nova aproximação com a filosofia através do trabalho do escritor polonês Zygmunt Bauman. Ao explicar as relações humanas e sociais na modernidade e na época contemporânea, o autor identificou que estas relações foram alteradas significativamente, no sentido de que as relações que antes eram consideradas "sólidas" ou duradouras se transformaram em relações "líquidas" ou efêmeras. Que condições e reflexões esta maneria de pensar a realidade está nos sugerindo?
	 a)
	A mudança se deu do estado sólido para o líquido e refere-se ao fato de que os modos mais tradicionais e conservadores de relacionamentos foram sendo superados. Como consequência disto, as relações se tornaram mais brandas, duradouras e os indivíduos cada vez mais felizes.
	 b)
	A analogia utilizada pelo autor se refere ao fato de que as relações humanas foram alteradas e modificadas no sentido de que eram próximas e duradouras, tornaram-se frágeis, flexíveis e distantes.
	 c)
	A expressão utilizada pelo autor aponta para a capacidade de tolerância, flexibilidade, relativismo e maleabilidade que as relações humanas alcançaram a partir da implementação dos projetos de modernidade.
	 d)
	Utilizando esta analogia e metáfora, o autor procura ilustrar que as relações humanas e amorosas passaram a ser definidas somente a partir do afeto entre os indivíduos e não mais pelos interesses financeiros das famílias.
	2.
	O movimento positivista iniciado pelo teórico Auguste Comte causou alterações também na organização da sociedade brasileira. Essas características são visíveis no cotidiano, a exemplo da disciplina militar, do lema ?Ordem e Progresso? estampado na bandeira brasileira e até no sentimento de progresso do discurso sobre a economia. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A doutrina positivista estava fundamentada no pensamento racional sobre a sociedade.
II- Comte acreditava que o Estado e o conhecimento positivista levariam a uma fraternidade universal.
III- No Brasil, o regime político republicano foi constituído pela influência teórica do pensamento positivista.
IV- Após a Revolução Industrial, o pensamento político brasileiro abandonou os ideais positivistas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	3.
	"Renascimento comercial: no sistema feudal da Idade Média, a economia era basicamente agrária e autossuficiente. E a riqueza de uma pessoa era medida pela quantidade de terras. Contudo, a partir da segunda metade da Idade Média, o comércio começou a ser reativado. Dentre os fatores estavam as Cruzadas e a produção do excedente. Além disso, outros fatores estiveram inerentes ao renascimento comercial, como: ascensão do capitalismo, incremento do sistema bancário, o mercantilismo e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia." (URBANESKI; SILVA, 2010, p. 5)
O texto citado descreve a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, momento em que várias transformações contribuíram para o surgimento de uma área do conhecimento chamado de sociologia. Nesse intuito, o termo ?modernidade?, que não deve ser confundido com o termo ?Idade Moderna? significa essa série de condições que foram alteradas. Entre elas, estão as relações comerciais. Nesse contexto do Renascimento Comercial, analise as afirmativas a seguir:
I- A consolidação do capitalismo faz parte das mudanças da modernidade.
II- As relações comerciais na modernidade influenciaram no surgimento de nova classe social.
III- O sistema bancário, presente na sociedade medieval, foi extinto na modernidade.
IV- Podemos considerar os termos ?Idade Média? e Modernidade como sinônimos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: URBANESKI, Vilmar; SILVA, Everaldo da. Sociologia. Indaial: Uniasselvi. 2010.
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	Augusto Comte (1789-1857) é comumente identificado como teórico fundador da Sociologia. Em suas teorias, propôs a Lei dos Três Estados, que a sociedade deveria empreender para alcançar os mais altos graus de progresso. Dentre estes Estados houve um que causou grande impacto e repercussão no interior das ciências sociais, tanto que acabou por, de certa forma, rotular toda a obra do pensador. Que Estado era esse?
	 a)
	Teológico.
	 b)
	Positivo.
	 c)
	Negativo.
	 d)
	Metafísico.
	5.
	A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado, cresceram as pressões para uma maior participação política e a urbanização se intensificou, recriando uma paisagem industrial muito distinta da que antes existia, conhecida como proletariado. Sobre os indivíduos que correspondem ao proletariado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2Kei3he>. Acesso em: 10 jun. 2018.
	
	 a)
	Trabalhadores que vendem sua mão de obra.
	 b)
	Nobreza que passa a exercer suas funções de modo mais dinâmico.
	 c)
	Clero que orienta a população rumo à salvação.
	 d)
	Senhor feudal que passa a se converter em grande empresário.
	6.
	A sociologia como uma área do conhecimento teve seu impulso inicial em algumas condições sociais, como a Revolução Industrial, o fim da Idade Média, o surgimento do Renascimento, a revolução científica e a ampliação dos transportes ferroviários. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A frase ?Deus é o centro de tudo? resume a concepção medieval e teocentrista da sociedade.
(    ) No entendimento medieval, o homem passa a ser uma criatura muito superior ao seu criador divino.
(    ) A compreensão renascentista reforça a ideia de um homem como um ser inferior, pecador e desprezível.
(    ) Na sociologia, os fenômenos da sociedade e da natureza devem ser explicados através do uso da razão e da ciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	O renascimento científico foi um período em que a ciência voltou a ter um desenvolvimento após séculos de condenação dogmática. Os cientistas, mesmo que de forma mais discreta, começaram a expor suas ideias e, gradativamente, geraram uma retomada das pesquisas que existiam nesse período apenas em países de cultura árabe. Sobre um cientista que negou a criação, afirmando a supremacia da razão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://bit.ly/2L1BOOh> Acesso em: 10 maio 2018.
	
	 a)
	Guttenberg.
	 b)
	Copérnico.
	 c)
	Pomponazzi.
	 d)
	Galileu Galilei.
	8.
	Augusto Comte (1798-1857) é reconhecido como o responsável por fundar uma disciplina que a partir de então abordaria cientificamente as transformações que estavam em curso no interior da sociedade. Suas teorias constituíram o campo da Sociologia, porém ultrapassaram o campo dessa disciplina e influenciaram também outras áreas do conhecimento. Sobre as principais teorias de Comte, analise as sentenças a seguir:
I- Para o desenvolvimento pleno da sociedade, defendeu o processamento e a superação de três estados, respectivamente: o teológico, metafísico e o positivo.
II- O homem deveria aprender a utilizar a fé como fonte de inspiração a seus pensamentos e ações. Para tanto, propôs o positivismo como doutrina religiosa.
III- Defendeu o positivismo como corrente de pensamento, cujo foco deveria estar fundamentado nos pressupostos e métodos científicos.
IV- O positivismo defendia a indústria, o trabalho assalariado,o comércio livre e a democracia política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Quando os projetos da modernidade são avaliados e refletidos na sua totalidade, ganham ênfase aspectos que se apresentam como uma "faca de dois gumes", ou seja, ela fornece elementos pelos quais pode ser louvada assim como condenada. É condenada quando são levados em consideração apenas os custos. Não se pode levar em consideração somente esta interpretação/perspectiva, existe toda uma gama de benefícios e avanços os quais a modernidade foi responsável por promover, como o melhoramento e o desenvolvimento da humanidade. Sobre esses benefícios, analise as sentenças a seguir:   
I- Quanto às realizações positivas dos projetos de modernidade, é possível mencionar as preocupações da política imperialista que as nações europeias exerceram sobre os países asiáticos e africanos. 
II- No campo do trabalho e da produção industrial, pode-se indicar a gradual substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, e a substituição da mão de obra humana por máquinas em situações de risco.
III- Na esfera política, pode-se indicar a substituição de regimes monárquicos ou totalitários por regimes republicanos e democráticas, que previam a existência de constituições que regulamentam os governos, bem como de processos eleitorais e tempos determinados de governo.
IV- No ano de 1789, no mesmo ano em que ocorreu a Revolução Francesa, foi publicada a Declaração dos Direitos do homem e do cidadão, que defendia os ideais de liberdade e igualdade entre os indivíduos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	O sociólogo alemão Max Weber, em seu célebre livro "A Ética protestante e o espírito do capitalismo", reproduz uma maneira específica de analisar a sociedade. O autor constituiu uma ciência sociológica com um método abrangente. Essa característica de análise da sociedade seguia um modelo amplo de análise social. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Compreende a economia, história e a cultura como um conjunto integrado.
(    ) Entende a sociedade a partir de um esquema fracionado, racional e compartimentado.
(    ) Organiza as regras sociais exclusivamente a partir do setor econômico.
(    ) Desconsidera as condições culturais e políticas da formação econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando