Buscar

Tripé da Sustentabilidade no Contexto Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE SOCIAL COORPORATIVA
ATIVIDADE 3
O Tripé da Sustentabilidade é composto pelos pilares: Social, Econômico e Ambiental. A empresa Sustentável deve trabalhar essas três temáticas internamente. Utilizando os conteúdos estudados e pesquisa sobre a sua aplicação, em outros materiais ou na internet, em sites de empresas e notícias. Disserte sobre sustentabilidade e seu tripé, e de exemplos de como eles podem ser trabalhados no contexto empresarial. 
Sustentabilidade é a palavra do momento. Está em todo lugar. Na mídia, nas escolas e universidades, no governo, nas promessas políticas, enfim, na sociedade de forma geral. 
É preciso primeiramente entender o quanto nos afeta e a todos a nossa volta, interiorizar o conceito, para que só assim possamos viver de forma sustentável nas pequenas ações do nosso dia a dia e, posteriormente em desenvolvimento sustentável como sociedade.
Precisamos prestar mais atenção nas empresas, sermos responsáveis pelo que consumimos, pois elas (as empresas) são as maiores responsáveis pelas alterações no meio ambiente e por consequência, pelo desequilíbrio ambiental.
Como resultado de ações errôneas, temos enchentes, desbarrancamentos, o tão debatido aquecimento global, chuvas ácidas, diversas contaminações, entre outras muitas catástrofes. O desafio da sustentabilidade é justamente fazer com que tenhamos um crescimento urbano, mas que este crescimento seja feito de forma correta, sem que tenhamos que sacrificar os recursos naturais (água, flora, fauna, etc).
O tripé da sustentabilidade é seguido de três conceitos básicos, o ambiental, o social e o econômico onde cada um desses aspectos deverá estar estritamente ligado e de forma bem definida.
O Meio Ambiente equilibrado, mais do que um conceito é Lei, mantê-lo conservado é obrigação de todos nós e com certeza das empresas.
Tratamento dos efluentes e resíduos gerados, controle de emissão de gases poluentes, entre outros, são ações necessárias e obrigatórias para qualquer empresa. 
Programas que visam à preservação da flora e fauna, educação ambiental, construção de prédios ecologicamente corretos e despoluição de rios, são exemplos de ações que superam os exigidos e contribuem significativamente com o meio ambiente. A empresa que visa ser sustentável se preocupa com o Social, seja da comunidade ao seu entorno, seja com os seus colaboradores.
Como por exemplo, ações que promovam a educação escolar tanto do profissional, quanto da família deste e ainda da comunidade de abrangência da empresa, programas de educação ambiental e responsabilidade social, incentivo ao esporte, ações que promovam a saúde e o bem estar, bem como, capacitação profissional (o que influência também nos aspectos de segurança no trabalho, já que um profissional instruído é menos suscetível a erros).
O Econômico também entra como um fator chave, já que ele é quem move a sociedade, em uma empresa não é diferente, é ele que irá barrar ou liberar investimentos nos dois aspectos já tratados anteriormente. 
O investimento em novas tecnologias para tratamentos de seus resíduos e em formas de se reutilizar o que sobra da sua produção e até a água, desde que não seja para o consumo.
Podemos observar que não são aspectos tão simples de se alcançar, pois envolvem investimentos e mudança de cultura e paradigmas, o que é muito difícil na sociedade, já que em muitas organizações as questões ambientais são vistas como algo que não trazem lucro, somente despesas.
Por fim, devemos sempre considerar as consequências de nossas ações no curto, médio e longo prazo. Algumas coisas podem nos beneficiar de imediato, mas se não pensarmos com cuidado ao tomar decisões, pode ser que tenhamos um prejuízo muito maior para o planeta daqui a alguns anos.
Bibliografia:
https://www.facebook.com/OficinaDasCoisas/posts/1701727883183743
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/otripedasustentabilidade
http://richtergruppe.com.br/otripedasustentabilidadeesuarelacaocomoambienteempresarial/

Continue navegando