Buscar

AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DEMOCRATICAS E ORDEM CONSTITUCIONAL - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DEMOCRATICAS E ORDEM CONSTITUCIONAL
4. Considerando o que dispõe a Constituição de 1988, o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional são instituições de apoio ao exercício da Presidência da República, cabendo-lhes consulta quanto à decretação de intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio, dentre outras atribuições. A respeito das duas últimas, o pronunciamento dos Conselhos é:
(x) Não vinculante, pois a decretação do estado de defesa ou do estado de sítio cabe ao Presidente da República, atendidos os requisitos constitucionais e efetuado o controle político do Congresso Nacional. 
Art. 84, IX, CRFB/88.
5.Considerando que o estado de defesa e o estado de sítio compõem o Sistema Constitucional de Crises, funcionando, portanto, como mecanismos de proteção da Ordem Constitucional e do Estado Democrático de Direito, avalie as assertivas abaixo, assinalando a CORRETA:
(x) O estado de defesa e o estado de sítio inauguram uma legalidade extraordinária e para isso, precisam atentar, dentre outros, aos princípios da excepcionalidade, transitoriedade, sujeição a controles, determinação geográfica. 
CARACTERISTICAS DOS ESTADOS EXCEÇÃO CONSTITUCIONAL.
6.A polícia é a “entidade encarregada de evitar a violação da ordem jurídica” (BULOS, 2020, p. 1491), contribuindo, como mecanismo constitucional de tutela institucional, com a proteção interna da sociedade. A respeito das polícias do Distrito Federal, assinale a alternativa CORRETA:
(x) São organizadas e mantidas pelo Presidente da República, mas subordinam-se ao Governador do Distrito Federal. 
Art. 21, CRFB/1988 E Art. 144, § 6º, CRFB/1988.
7.(INSTITUTO AOCP 2019/ADAPTADA) As Forças Armadas são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e disciplina de seus membros (BULOS, 2020, p. 1486). Considerando as disposições constitucionais a respeito das Forças Armadas, é CORRETO afirmar que:
(x) o oficial só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal militar de caráter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra. 
Art. 142, §3º VI, CRFB/88
8.(FUNCERN/2018/ADAPTADA) Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Considerando esse contexto, é CORRETO afirmar que:
(X) os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações. 
Art. 144 § 8º, CRFB/88 – mas saliento que a resposta é a mais correta, porém faltou o complemento do artigo. “Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”
9.As Forças Armadas, como mecanismo constitucional de tutela institucional, atuam na defesa do País. Considerando o que estabelece a Constituição Federal de 1988 e o Supremo Tribunal Federal em seus julgados, no que diz respeito aos militares, assinale a alternativa CORRETA:
(X) Apesar da previsão constitucional de que não cabe habeas corpus quanto às punições disciplinares, o STF considera possível examinar se houve obediência aos pressupostos de legalidade na punição dessas transgressões (hierarquia, poder disciplinar, ato ligado à função e pena suscetível de ser aplicada disciplinarmente). 
Art. 142, § 2º CRFB/88.
10.“O Sistema Constitucional Tributário é o conjunto de normas relativas às bases constitucionais da tributação” (BULOS, 2020, p. 1495). Considerando a disciplina do tributo e o que estabelece a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
(X) Os tributos podem ser utilizados para desestimular ou estimular determinados comportamentos sociais ou atividades, a exemplo do consumo de bebidas alcóolicas e do incentivo ao desenvolvimento regional, ao que se chama extrafiscalidade. 
Extrafiscalidade - utilização do tributo para estimular ou desestimular determinados comportamentos sociais e atividades (exemplos: bebidas alcoólicas, artigos de luxo, para estimular regiões).
11.(FCC/2019/ADAPTADA)“A sistematização constitucional da realidade tributária é essencial para conferir organicidade à matéria impositiva, pois dela depende o andamento da economia do País em todas as esferas (federal, estadual, distrital e municipal” (BULOS, 2020, p. 1496). É admissível, à luz da Constituição Federal de 1988, que medida provisória disponha sobre:
(X) majoração de impostos. 
Art. 62 § 2º CRFB/88. As Medidas Provisórias podem criar ou majorar tributos, com exceção das exações que necessitam ser instituídas por lei complementar. A cobrança dos impostos instituídos por meio de Medida Provisória depende da conversão desta em lei antes do exercício financeiro em que a exação deve ser exigida.
12.(IBADE/2019/ADAPTADA) A obrigação tributária, obrigação ex lege, a mais importante do direito público, "nasce de um fato qualquer da vida concreta, que antes havia sido qualificado pela lei como apto a determinar o seu nascimento" (ATALIBA, Geraldo. Hermenêutica e Sistema Constitucional Tributário. Diritto e pratica tributaria, Padova, Cedam, v. L, 1979). Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 145, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
(X) impostos, taxas e contribuição de melhoria. 
Art. 145 § I,II,III CRFB/88.
13.Os princípios constitucionais tributários “são linhas-mestras do sistema tributário nacional, servindo para balizar a conduta dos Poderes Públicos, principalmente o legislador” (BULOS, 2020, p. 1521). Considerando a função dos princípios tributários inseridos no texto Constitucional, assinale a alternativa CORRETA:
(X) O princípio da legalidade tributária diz respeito à necessidade de lei para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exijam ou aumentem tributo. 
Art. 150, I CRFB/1988. 
Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
14.As taxas são “tributos contraprestacionais, ligados a uma prestação estatal específica em favor do contribuinte, cobrados pela prestação de serviços públicos ou pelo exercício do poder de polícia” (BULOS, 2020, p. 1504). A respeito da disciplina Constitucional sobre taxas e o que decidiu o Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa CORRETA:
(X) As taxas podem, ainda, ter seu estabelecimento em razão de obras públicas, como contraprestação diante da valorização do imóvel do proprietário, atendendo ao binômio custo - para administração - e benefício - para o contribuinte. 
Custo (para administração) e Benefício (para ocontribuinte) – Pessoa Jurídica que realizou a obra - competente para cobrá-lo!
15.A respeito da disciplina constitucional quanto ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), assinale a alternativa CORRETA:
(X) Embora seja imposto de competência da União, será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei.
Art. 153, §4º, III CRFB/1988. 
Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:
§ 4º O imposto previsto no inciso VI do caput: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
III - será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003) (Regulamento)
16.(FGV/OAB/2019/XXX EXAME UNIFICADO DA ORDEM/ADAPTADA) As chuvas torrenciais que assolaram as regiões Norte e Nordeste do país resultaram na paralisação de serviços públicos essenciais ligados às áreas de saúde,educação e segurança. Além disso, diversos moradores foram desalojados de suas residências, e o suprimento de alimentos e remédios ficou prejudicado em decorrência dos alagamentos. O Presidente da República, uma vez constatado o estado de calamidade pública de grande proporção, decretou estado de defesa. Dentre as medidas coercitivas adotadas com o propósito de restabelecer a ordem pública estava o uso temporário de ambulâncias e viaturas pertencentes ao Município Alfa. Como advogado consultado a respeito do caso hipotético narrado acima, e considerando que a calamidade pública de grandes proporções na natureza é fundamento idôneo para decretação do estado de defesa, avalie se o uso temporário de ambulâncias e viaturas constante no decreto Presidencial segue as determinações da Constituição. Justifique sua resposta.
R: No caso acima descrito cabe utilizar o dispositivo do artigo 136, § 1º, II da CRFB/88. Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
§ 1º O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:
II - ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
Também poderá utilizar do dispositivo do artigo 5º, XXV da CRFB/88. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
A União pode determinar a ocupação e o uso temporário de bens e serviços públicos, respondendo pelos danos e custos decorrentes, porque a necessidade de restabelecer a ordem pública em locais atingidos por calamidades de grandes proporções da natureza é fundamento idôneo para o estado de defesa.

Continue navegando