Buscar

APX 3 DE GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: 
	Matricula:
	Pólo: 
	Disciplina: 
GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos
APX3 - 2020.1
Questão 1 – Uma das questões relevantes para ensinar geografa nas primeiras séries do Ensino Fundamental diz respeito para o despertar da criança para três aspectos:
· a consciência sobre o mundo; o que é o mundo;
· a consciência de si no mundo que se descobre;
· a consciência do outro a partir da mediação do si com o mundo.
Como se efetivaria o ensino de Geografia em sala de aula levando em conta esses três aspectos? Exemplifique com uma ou mais aulas. (2,0)
Questão 2 – Com base na citação abaixo de Milton Santos (1996) comente o que é o meio técnico-científico-informacional e suas repercussões na produção do espaço geográfico. (2,0)
Pelo fato de ser técnico-científico-informacional, o meio geográfico tende a ser universal. Mesmo onde se manifesta pontualmente, ele assegura o funcionamento dos processos encadeados a que se está chamando globalização (SANTOS, 1996, p.191).
Questão 3 – Pense mentalmente no seu trajeto CASA - Polo do CEDERJ. Com base no mapa do trajeto defina o que são mapas mentais e como podem ser utilizados no ensino de geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (2,0)
Questão 4 – Ler mapas significa dominar um sistema de símbolos que compõem a linguagem cartográfica. O que vem a ser linguagem cartográfica, e quais são seus elementos básicos? (2,0)
Questão 5 – Com base na interdisciplinaridade, escolha um eixo temático associado aos temas transversais e exemplifique seu uso nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental. (2,0)
Questão 1 
A importância de se aprender Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da leitura de mundo, da vida e espaço vivido . Para tanto aborda o papel,nesse nível do ensino e a necessidade de se ensinar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica. Considera também os conteúdos da Geografia presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na alfabetização da criança. Tendo em vista esse objetivo, discute as exigências teóricas e metodológias da Geografia para referenciar o ensino e a aprendizagem.
Questão 2
O desenvolvimento econômico e social era muito dependente do meio natural, no decorrer do tempo com revolução industrial o homem começa a trabalhar o meio técnico que surge. Começa aí o controle do meio natural através das técnicas desenvolvidas, e com isso as técnicas científicas começa a produzir riquezas, informações e ideias. A globalização acontece e torna o mundo um espaço que mesmo longe torna-se próximo através da tecnologia.
A prática dos professores deve apresentar estratégias de ensino que proporcione a construção de conhecimento atrevés do uso das novas tecnologias, para que os alunos tenham condições de aprender através das mídias, os processos pelos quais o homem pode transformar o ambiente e dmo essas podem afetar a realidade dos estudantes e da sua comunidade e da sociedade de uma forma geral.
Questão 3
Rosangela Almeida, diz no trecho “ao desenhar a criança e o jovem representam seu modo de pensar o espaço”.Portanto a criança ao desenhar o seu trajeto de casa para a escol, assim como foi pedido que pensasse em meu trajeto até o pólo, eu refiz o caminho, ou seja, pensei(construi) o meu trajeto, projetei as minhas ideias nos símbolos que me auxiliaram na construção desse trajeto. Portanto ao desenhar a criança projeta e representa suas ideais e as demonstrem o que ela compreendeu, pois cada aluno irá desenhar de acordo com sua compreensão, mesmo que sejam irmãos ou vizinhos. Nos desenhos dos alunos será possivel observar o modo de ver de cada um, a proporcionalidade, a localização dele e a simbologia que ele utiliza. Assim estará dando abertura para o conhecimento e a compreensão dos mapas.
Questão 4
Segundo Almeida E Passini( 1989,p15) Cartografia é “Ler mapas, portanto, significa dominar esse sistema semiótico, essa linguagem cartográfica. É preparar o aluno para essa leitura, deve passar por preocupações metodológicas tão sérias quanto a de ensinar a ler e escrever, contar e fazer cálculos matemáticos.”
A escola deve transmitir os conteúdos geográficos, com auxílio dos materiais cartográficos, como mapas, atlas, globos e o livro didático, que auxilian na construção de sua linguagem cartográfica.
Contudo é necessário que o professor leve seus alunos a conhecer os diferentes espaços geográficos através da investigação e produção do conhecimento. A escola dará início ao conhecimento geográfico disponibilizando recursos pedagógicos como fotos, mapas, tabelas, gráficos, figuras e outros, pois é fundamental que o aluno desenvolva a capacidade de leitura e da comunicação oral e escrita e desenvolver a percepção e o domínio do espaço. 
Questão 5
Meio ambiente - Educação Ambiental
Disciplinas: Geografia e Ciências
Levar o aluno a valorizar e cuidar da paisagem a qual faz parte.
Descrever quais os cuidados se deve ter para não poluir o meio ambiente.
Despertar uma consciência ambiental e promover uma aprendizagem mais significativa.
Atividade;
Desenhar o local onde vive.
Fotografar a paisagem do local onde mora.
Desenhar como é tratado o lixo da sua comuidade.
Escrever quais os problemas o acumlo de lixo pode causar.
Promover um debate sobre os desenhos e fotos produzidos pelos alunos.
O trabalho interdisciplinar deve direcionar os alunos a práticas que sejam para promover aprendizagens prazerosas e significativas, que o levem a desenvolver o seu senso crítico; é importante promover desafios e desafá-los com questões que ele precise raciocinar, argumentar, negociar e refletir, habilidades que são referentes do ponto de vista social e cognitivo.

Outros materiais