Buscar

FACULDADE UNITER docx estudo de caso docx pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE UNITER 
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
DISCENTE: FERNANDA PEREIRA SILVA MASCARENHAS
1)O contexto educacional está presente em todos os lugares. Existem propostas inovadoras desenvolvidas por meio de projetos fora do Brasil, em que a escola fica aberta nos finais de semana. Cite dois países e relate esses exemplos. 
Finlândia: A educação dos finlandeses, é considera a melhor do mundo por trabalhar a interdisciplinaridade e integração das matérias básicas em um mesmo assunto, pequena carga horária escolar, mais recreio. Existem creches que funcionam por 24 horas, a escola estimula cooperação e o trabalho em equipe, não a competição. 
Japão: além das matérias bases de ensino de caligrafia, matemática, arte o sistema de ensino japonês valoriza muito a higiene, a pontualidade, a cooperação e o trabalho em grupo. 
2) E no Brasil, quais os projetos que o país tem para inovar a educação? Aponte três projetos governamentais ou realizados por escolas que foram desenvolvidos para melhoria da educação. 
· RIO GRANDE DO SUL (RS) O PROJETO ESCOLA ABERTA: é aplicado em 5 escolas públicas gaúchas que integram o projeto. Como ocorre no Rio Grande do Sul, o projeto que será implantado pelo MEC, tem o apoio da Unesco. Promovido pelo Ministério da Educação, que se realiza em São Paulo o objetivo é atender todo país. São trabalhadas atividades para integração para atender a comunidade, jovens e crianças no sentido, de desenvolver habilidades da promoção ao conhecimento artísticos, cultural, musical, tecnológicos além da leitura e escrita, com objetivo caminharem juntos educação e alunos. 
· ESCOLA MUNICIPAL ELI HORTA COSTA, JOÃO VITOR CANDIDO: Projeto de Educação Física Inclusiva em parceria com o Circuito Inclusão Solidária na própria escola localizada na Regional Sede. João Vitor é autista clássico, raramente se interage com outras crianças, mas nesse dia, com a chegada dos brinquedos inclusivos, como o balanço e o skate, ele ficou bastante interessado em participar.  O projeto cria para os alunos que não têm condições normalmente de participar de atividades da educação física, “O uso dos brinquedos adaptados com a orientação dos professores faz com que todos os alunos possam de forma igual participarem do está que sendo proposto na escola. É para nós da Educação uma experiência muito importante. Estamos muito felizes e satisfeitos com essa parceria com o Circuito Inclusão Solidária e acreditamos que as escolas estão esperando ansiosas para que possam também compartilhar. Essa foi a primeira para a qual levamos o projeto, a partir de então cada escola.
· PROJETO “VIVENDO VALORES NA ESCOLA” ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BELISÁRIO PENA – CAPINZAL (SC)- O projeto de trabalho pautou-se em programar as aulas com dinâmicas diversas que permitissem aos alunos exporem suas opiniões refletindo, principalmente, sobre a importância da vida, valorizando-a através de bons hábitos de saúde física, mental e espiritual, reflexão sobre valores, seus próprios comportamentos, atitudes e tomada de decisão. Nesse sentido, optou-se por diferentes dinâmicas de acordo com o assunto (aceitação de si, respeito, solidariedade, sentimentos, identidade, integração, grupo, comunicação e sexualidade) e com a turma, utilizando-se de projeção de filmes, vídeos, slides e documentários, leituras de textos e livros, Contação de histórias, apresentações dos trabalhos realizados pelas turmas em Atividade Cívica Cultural (uma a cada quinze dias), exposição dos trabalhos em murais na escola e nos jornais da cidade. 
3) O desenvolvimento da educação por meio de projetos está presente no cotidiano escolar. Considere a sua região, há alguma proposta para melhoria da educação por projetos em seu estado? Relate uma proposta e contemple qual foi a base teórica utilizada e de que forma os projetos foram desenvolvidos. 
Na Bahia os projetos que tenho conhecimento da região Eunápolis-Ba, são muitos projetos como o mais educação, com objetivo de fazer um trabalho em escolas da rede rural e urbano para atender os alunos com dificuldade cognitivas para desenvolver habilidades de linguagens e matemática, lazer, cultural e esportes realizando atividades com a comunidade escolar em trabalhos de horta, pinturas, musicas, teatro entre outras atividades. Além de promover a participação dos pais na vida escolar do aluno, passando a conhecer as propostas escolares e dialogando sobre como tem percebido o interesse do filho. 
 Bastiani (1993), afirma que o envolvimento dos pais passou a ser considerada uma preocupação necessária e legitima e não pode ser uma opção extra. Que as escolas podiam ter ou não ter. Isso não poderia ser diferente a realidade brasileira pois estudos nacionais salientam a importância do contato com os pais em outras situações que não sejam somente em situações extremas ou problemáticas. (Pinheiro apud Feraz(1986) Falcão filho (1989). Pinto (1989). 
O mais alfabetização é direcionado a atender crianças nas series iniciais para desenvolver a leitura e escrita e os pais tem sua parcela participativa com incentivo e orientação estimulando o filho conhecer o método aplicado pelo professor. Respeitando sempre o espaço da criança, seu interesse e envolvimento aos conteúdos propostos, porque no mundo da criança aprender significa um processo de assimilação de qualquer forma de conhecimento, desde o mais simples onde a criança aprende a manipular os brinquedos, aprende a fazer atividades de leitura, escrita e saber andar de bicicleta tudo é um processo. 
Segundo Libâneo, para que se possa haver a aprendizagem é preciso um processo de assimilação ativa que para ser efetivo necessita de atividades práticas em várias modalidades e exercícios, nos quais se pode verificar a consolidação e aplicação prática de conhecimentos e habilidades (LIBÂNEO, 1994).
Mesmo no mundo adulto este processo permanece, pois, todos nós temos formas diferentes em assimilar o que nos apresentado em dado momento. De acordo Paulo Freire em sua fala [...] a educação é defendida como um ato político, ou seja, o indivíduo deve possuir a capacidade de entendimento e compreensão do ocorre a sua volta, e ser capaz de defender um posicionamento, um ideal, além de poder decidir e construir argumentos para a posição que se colocará.( FREIRE, 1996).
Conforme Paulo Freire fala compreende-se de fato independentemente da posição social, todos somos serem políticos que desde cedo vamos sendo moldados para ampliação de quem somos no mundo. Com o programa do TOPA caminha deste mesmo sentido visa atender adultos que não foram alfabetizadas, além proporcionar o acolhimento, diálogos de como se sentem socialmente durante toda a vida os conflitos caminham com as ideias. 
4) Refletindo sobre o objetivo do projeto “Escola de Portas Abertas” e considerando o espaço e o tempo ocioso das escolas nos finais de semana, cite duas ações interventivas que promovam a integração da escola, família e comunidade. De que forma essas ações irão contribuir para o protagonismo do estudante na sociedade? 
O projeto Escola de Portas Abertas, parte do princípio criar possibilidades de integração na vida dos alunos, da comunidade com ações construtivas no desempenho familiar, escolar e profissional. Por meio de estratégias, com eventos educativos, visando minimizar todos os fatores mostrado acima.
Desse modo, promover saberes do estudante incentivando-o a pesquisar, ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, além da dinâmica coletivamente e as participações em oficinas: costura, pintura, atividades esportivas, culinária, computação, futebol, horta, atividades lúdicas e assim, para ter uma percepção construtiva.
 Contudo, este projeto significa mostra que a educação é o caminho que gera conhecimento e colabora na formação e através das oportunidades sociais. Mostrando cada estudante tem escolha desde sua participação nas atividades escolares, oficinas qual se identifica e quem quer ser como cidadão em meio aos desafios diários com sociedade. O estudante aprende na pratica, através das experiências comoconvivem com a comunidade escolar, a família e educação se busca na vida, entendendo desde cedo que todos podemos aprender basta quere porque a educação é um saber coletivo onde todos aprendem juntos.

Continue navegando