Buscar

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
	
	
	
	
	
	GST0034_A1_201603424491_V1
	
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		Você recebe um impresso publicitário anunciando a inauguração do mais novo espaço de uma firma especializada em recepções, festas, cerimonias e formaturas. Apesar de enviado por uma empresa acostumada a lidar com os mais diferentes públicos e dominar as formas adequadas de tratamento, o informe se encerrava do seguinte modo: "Seria legal você dar uma passadinha por lá." Essa não seria exatamente a forma adequada de comunicação com o público em geral, que inclui pessoas de todas as idades e profissões, por causa:
	
	
	
	do uso inadequado de termos técnicos.
	
	
	da informalidade.
	
	
	do excesso de formalidade.
	
	
	do tom imperativo da frase.
	
	
	da ambiguidade das palavras empregadas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A influência da linguagem que cada vez mais utilizamos para nos comunicarmos de forma rápida na internet ― o Internetês ― é muito forte em nossas vidas e acabamos, por força do hábito, usando-a também em outras situações. Porém, é muito importante perceber que essa linguagem não é bem vista nos:
	
	
	
	ambientes infantis
	
	
	ambientes externos
	
	
	ambientes internos
	
	
	ambientes informais
	
	
	ambientes formais
	
Explicação:
A influência da linguagem que cada vez mais utilizamos para nos comunicarmos de forma rápida na internet ― o Internetês ― é muito forte em nossas vidas e acabamos, por força do hábito, usando-a também em outras situações. Porém, é muito importante perceber que essa linguagem não é bem vista nos ambientes formais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Atualmente, é necessário mais do que deter as técnicas da Teoria Clássica da comunicação para que a comunicação ocorra de forma satisfatória. Quem escreve (ou fala) deve-se adequar ao contexto com a finalidade de
	
	
	
	evitar o barulho comunicativo.
	
	
	evitar a linguagem gestual.
	
	
	evitar o ruído comunicativo.
	
	
	mesclar as palavras com outros tipos de linguagem.
	
	
	promover a comunicação linear.
	
Explicação:
Ruído comunicativo é uma interferência que afeta o processo comunicativo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Nas aulas sobre Administração da linguagem e Recursos de Modalidade, constatou-se a importância da colocação do pronome, do uso da crase e da pontuação na comunicação empresarial. Isto porque ela só será eficiente se não gerar mal-entendidos e reprocessamentos. Assim, o mau uso das normas gramaticais poderá gerar na comunicação o fenômeno chamado de
	
	
	
	Desvio de Comunicação.
	
	
	Inadequação Gramatical.
	
	
	Telefone sem Fio.
	
	
	Rádio Peão.
	
	
	Ruído Comunicativo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na Teoria Clássica de Comunicação, Roman Jakobson aponta algumas funções que devem orientar quem estuda Comunicação nas Empresas. A RECEPÇÂO, por exemplo, é uma das funções que deve estar a cargo de: (escolha a opção correta)
	
	
	
	quem recebe a mensagem;
	
	
	quem se dirige ao receptor;
	
	
	quem se propõe a investigar o receptor;
	
	
	quem promove a conversação.
 
	
	
	quem pergunta ao emissor;
	
Explicação:
O receptor tem a função de receber a mensagem do emissor. Entre eles, deve haver cumplicidade quanto ao domínio e interesse de registro da mesma comunidade linguística.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sabemos que a boa comunicação é estratégia competitiva. Para valorizar a reputação de uma organização --- pública ou particular --- diante de seu público e de suas concorrentes, evitar certas construções é cuidado que o redator deve ter. O pleonasmo é um caso típico. Para mostrar que você sabe identificar um exemplo de bom uso na comunicação verbal, apresentamos cinco sentenças. Quatro são de pleonasmos viciosos.
Aponte aquela que você usaria para evitar o mau uso, ou seja, para evitar os vícios de linguagem:
 
	
	
	
	Esses são pequenos detalhes que não têm importância;
	
	
	Há vinte anos atrás, estivemos em São Paulo;
	
	
	Para crescermos na organização, não há outra alternativa;
	
	
	No caixa automático, você deve inserir dentro do local indicado para que o dinheiro seja recolhido pela máquina.  
	
	
	Vinte anos atrás, compramos uma empresa falida;
	
Explicação:
¿Vinte anos atrás, compramos uma empresa falida¿ é a sentença mais enxuta de todas porque não há pleonasmo. Observem que a palavra ATRÁS já indica que o fato é do passado, logo não precisa usar o verbo HÁ.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Leia a definição a seguir:
"Som ou perturbação numa comunicação ou transmissão." (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
O trecho citado apresenta o significado de um problema, que resulta em uma má interação entre os elementos da comunicação. Assinale-o.
	
	
	
	Receptor
	
	
	Código
	
	
	Contexto
	
	
	Ruído
	
	
	Canal
	
Explicação:
Ruído é a má interação entre os elementos da comunicação, que  poderá gerar ausência de mensagem ou deturpação da mensagem. Por isso, é muito importante saber escolher os elementos que estarão no ato comunicativo, percebendo, com clareza, a importância de cada um.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Comunicação nas empresas é um diferencial competitivo e um dos recursos mais importantes, para a obtenção do sucesso da organização. Por isso, é essencial que no ambiente profissional o indivíduo administre o seu comportamento, principalmente a sua fala e escrita, utilizando a pontuação de forma correta, evitando tons agressivos, gerúndio, pleonasmo etc. Depois de falarmos sobre os cuidados com a comunicação assinale a alternativa que NÃO está coerente com a boa Comunicação Empresarial.
	
	
	
	Observar em que situação social ocorre e adequar a linguagem.
	
	
	Ler bastante e cuidar da nossa fala e escrita.
	
	
	Reler as mensagens antes de enviar ao receptor.
	
	
	Observar quem é meu receptor e adequar à linguagem.
	
	
	Abusar do internetes, afinal, hoje é comum o uso da internet no nosso dia a dia.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando