Buscar

Cultura e Identidade Surda, Lei 10.436, Dificuldades Familiares, Abordagens Educacionais e Políticas Públicas

Prévia do material em texto

PORTIFÓLIO 01
Aula 01.
1- Disserte sobre Cultura e Identidade surda.
Compreender as individualidades da cultura e identidade surda facilita a aproximação com o individuo surdo. Entender quais os tipos de identidade surda é essencial para se comunicar com o individuo com problema de audição, porque no momento que compreendemos a diversidade dos casos, mais possibilidades de estabelecer um relacionamento mais claro e adequado. O esclarecimento das lês e a leitura também é uma forma de contribuição para a melhoria do atendimento do indivíduo portador da surdez. È imprescindível também que saibamos qual o método mais adequado para desenvolver um trabalho que garanta o ensino-aprendizagem ao aluno surdo, o método bilinguismos que considera a língua dos sinais como a primeira e o português como a segunda língua. 
2- A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.
No Brasil a língua de sinais foi reconhecida oficialmente pela lei n° 10.436 de 24\04\2002 e só após foi realizar em todo território nacional. Umas das garantias deste decreto é da presença de um intérprete ou tradutor de língua de sinais em espaços sociais, público ou privado.
Com a aprovação desta lei o uso da linha de sinais em ambientes escolares e foi reconhecida como forma de comunicação e expressão, em que esse sistema linguístico é de origem visual motora. Libras não se trata apenas de mímicas e gestos, mas deve ser considerada como uma língua constituída com uma composição gramatical própria, que pode expressar conceitos concretos e abstrato dentro da realidade em que o sujeito surdo está inserido.
A língua de sinais é muito mais do que um mecanismo de comunicação, mas busca por meio de uma linguagem própria construir a identidade da comunidade surda que tem características e comportamentos próprios. Está lei garantiu ao sujeito surdo ser reconhecido na sociedade como um cidadão que possui valores e através dela o indivíduo com surdez podem reivindicar seus diretos como cidadão.
Aula 02.
1- Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. Quais os mecanismos que poderiam ser adotados para oferecer a família e principalmente ao sujeito surdo condições favoráveis para o seu desenvolvimento? 
As dificuldades vivenciadas pela família do indivíduo surdo com a dificuldade de comunicação, cria a principal dificuldade entre o surdo e seus principais ouvintes. Essa dificuldade de comunicação resulta na falta de identificação da língua, resulta em problemas emocionais, falta de proximidade e dificuldade no vínculo afetivo. 
O aprendizado de libras é de extrema importância para o desenvolvimento da criança surda. Quanto mais cedo diagnosticado será superado o preconceito, família com auxílio tem mais suporte para ajudar uma pessoa com surdez.
Aula 03
1- Fale sobre as abordagens educacionais utilizadas na tentativa de educar os surdos e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.
Os métodos de ensino dividem-se em três abordagens principais que produziram muitas formas de se trabalhar com o aluno surdo. São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.
O primeiro método proposto no ensino de surdos foi o oralismo, foi através de um material denominado Proposta Curricular para Deficientes Auditivos, esse método pretende formar o cidadão surdo em uma pessoa capaz de compreender e realizar atividades individual ou social. Este método utiliza treinamento auditivo, desenvolvimento da fala e a leitura labial.
O objetivo da comunicação total é nivelar o oralismo e a língua de sinais assim fazendo com que as duas andem juntas e tragam resultados mais satisfatórios na aprendizagem, também traz o reconhecimento e valorização das línguas de sinais. 
O Bilinguismo é uma proposta de ensino que a escola garantem aos alunos surdos, o acesso a duas línguas no contexto escolar, o Bilíngue é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo, essa proposta que os alunos surdos tenham acesso à linguagem de sinais e o convívio escolar normal igual aos demais onde através de vivência com os demais cidadãos este possa interagir utilizando-se da linguagem de sinais, mas, ao mesmo tempo, tendo acesso à língua que é utilizada em seu país.
Aula 04.
1- A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa.
O que são Políticas Públicas e qual o seu papel para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas minorias?
Políticas públicas surgiu a partir da Lei nº 10.436/2002, é uma ação do Estado que se materializa através das administrações governamentais, que quer dizer também o Estado em ação, com a finalidade de atender alguns setores ou programas específicos que estão inseridos na sociedade, e também indicando os direitos e deveres de todos. Esta dá proteção e resguarda a redistribuição de todos os recursos assim diminuindo o índice de desigualdade existente entre as classes. 
As políticas públicas têm por finalidade assegurar o direito dos alunos com surdes em aprender utilizando-se de sua própria língua, que tenha direito a acompanhamento especializado para seu melhor desenvolvimento pessoal como também social.

Mais conteúdos dessa disciplina