Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FOLHA DE RESPOSTA ESTUDO DIRIGIDO
	Curso: Psicologia 
	Disciplina: Teorias Pós-Freudianas
	Turma: M1
	Professor:
	Aluna: 
	Matrícula:
	Data da aula: 
INSTRUÇÕES:
1) O estudo dirigido é uma ferramenta de ensino aprendizagem que procura o desenvolvimento do processo reflexivo e da análise crítica sobre determinado assunto.
2) Com base no material de estudo disponibilizado para essa aula, responder individualmente, as questões abaixo, que deverão ser entregues: 
QUESTÕES A SEREM ANALISADAS E RESPONDIDAS:
 INTRODUÇÃO À OBRA DE FERENCZI:
1. Resuma a história de vida de Ferenczi.
Foi muito importante na psiquiatria húngara. Ferenczi nasceu em 1873, de 12 filhos ele é o oitavo. Seus pais eram extremamente reservados, severos, não conversam sobre alguns assuntos como corpo, sexo, emoções, ele cresce com muita carência, e o problema de Ferenczi girava em torno dessa busca de confirmação afetiva, que ele nunca receberia. 
2. Quando e como foi o primeiro encontro com Freud?
O primeiro encontro foi em 1908 (se propunha expor o conjunto das descobertas freudianas a um público médico ignorante. Foi pedir conselhos a Freud).
3. Cite algumas obras escritas e publicadas por Ferenczi.
- Em 1900, Ferenczi escreveu diferentes artigos préanalíticos: “Consciência e desenvolvimento”, “Dois erros de diagnóstico”, “Nova tentativa de explicação da menstruação”;
- Em 1901, “O amor na ciência” e, pouco depois, em 1902, “Homossexualismo feminino” e “Paranóia”;
- Em 1902, publicou a “Contribuição à organização do serviço hospitalar do médico assistente”;
- Em 1904, “O valor terapêutico da hipnose”.
- No III Congresso de Psiquiatria Húngara, realizado em 1905, apresentou uma contribuição intitulada “Criação de um comitê de defesa dos homossexuais”;
- Em 1906, publicou sucessivamente “Da prescrição na terapia neurológica”, “Estudo sobre os placebos” e, mais tarde, a tradução de um texto do médico francês Georges Dumas: “Carta a um adolescente que quer estudar medicina”, e um artigo, “Estados sexuais intermediários”.
4. Qual a relação entre as história de vida de Ferenczi com sua teorização sobre Sedução e Traumas?
Ferenczi fora vítima de um incidente homossexual que levara a uma reação de nojo intenso quando um amigo o convenceu de colocar um pênis na boca, uma babá já o havia seduzido quando criança. E com os traumas enfrentados por Ferenczi, ergueu seu protesto contra os abusos intoleráveis dos adultos sedutores.
5. Comente a afirmativa: “Freud, como analista de Ferenczi, repetiu o ‘assassinato da alma’ que deixara Ferenczi ‘emocionalmente morto’.”
Significa na análise que Ferenczi fazia com Freud, que havia uma transferência que de sua mãe para Freud, mas, na análise Freud não podia oferecer atenções, a bondade e a abnegação completa que Ferenczi necessitava. Por isso ele morria por reviver o trauma, e não se sentia curado do passado.
6. Explique as técnicas: ativa, indulgência e relaxamento.
Tecnica ativo: o paciente ser mais ativo, não ser tão paciente, pudesse ser mais dinâmico, não ser só no divã. O paciente pudia espressar o que sentia, exemplo ele utilizava formas da pessoa gritar para expressar o que sentia.
Relaxamento: é a experiência neocatártica consistia em permitir a regressão até a situação traumática e disponibilizar o suprimento ambiental necessário, atentando para o grau de tensão que se poderia suportar nestas condições.Ferenzci ilustrou então sua técnica com exemplos clínicos notáveis: “ Assim, levei os pacientes a um ‘relaxamento’ mais profundo, a um abandono total às impressões, tendências e emoções internas que surgissem de maneira totalmente espontânea.
Indulgência: Ferenczi queria aperfeiçoar um método mais ativo, visando a obter rapidamente resultados decisivos. Veremos como o encontro com Georg Groddeck teria, nesse aspecto, um impacto indicutivel. Pois foi no contato e atraves de diversos intercâmbio com G. Groddeck que Ferenzci abandonou sua técnica ativa, para dar referência, à chamada técnica de indulgência e do relaxamento. 
7. Como Ferenczi compreendia o contato afetivo entre terapeuta e paciente?
Ele considera importante essa atitude benevolente do terapeuta com o paciente para expessão
autêntica do paciente, sendo agressividade ou relaxamento, dizia que os pacientes deveriam ser realmente adotados e possuírem mais liberdade em seus analistas
8. Explique a Neocatarse.
A neocatarse é aquilo de que os neuróticos precisam: serem realmente adotados por seu terapeuta. O paciente puder expressar o que está sentindo.
Ferenczi, retoma de maneira renovada a problemática freudiana do trauma, para pensar de que modo uma forma específica de sedução pode ser revivida sob transferencia e potencialmente em análise.
9. Comente a afirmativa: Aquilo de que os neuróticos precisam é ser realmente adotados, e que os deixemos, pela primeira vez, desfrutar das bem-aventuranças de uma infância normal.
Precisam se sentir acolhidos, possírem uma boa relação de confiança para alcançarem o material mnêmico (traumas) da infância, para externalizarem e reviverem esses períodos da infância de forma leve e normal.
REFERÊNCIA:
NASIO, J. D. Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan / sob a direção de J.-D. Nasio, com as contribuições de A.-M. Arcangioli... [et al]; tradução, Vera Ribeiro; revisão, Marcos Comaru. – Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

Mais conteúdos dessa disciplina