Buscar

av1 - direito internacional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
AV 1 – DIREITO INTERNACIONAL
RESPOSTAS:
QUESTÃO 1 – A primeira questão está errada pois a Constituição Federal determina que o brasileiro nato nunca será extraditado e que o brasileiro naturalizado somente será extraditado no caso de ter praticado crime comum antes da naturalização, No caso em quentão, mesmo com filho no Brasil e o STF tem esse mesmo entendimento.
Importante inovação é o regramento do impedimento de ingresso. Foi assegurado que ninguém será impedido de ingressar no País por motivo de raça, religião, nacionalidade, pertinência a grupo social ou opinião política, possibilitando-se a responsabilização dos responsáveis pela prática de atos arbitrários na zona primária de fronteira.
QUESTÃO 2- A permanência irregular é tida, na Nova Lei de Migração, como uma infração passível de ser cometida por um imigrante. Ela está prevista no art. 109, II da lei e possui, justamente, como sanção a multa. Primeiro a penalidade vem no âmbito administrativo prevista em lei para a infração de permanecer no território brasileiro sem estar regular, ou seja, sem um visto, sem uma autorização de residência, etc..
A multa é aplicada de acordo com a quantidade de dias que o imigrante ficou irregular no Brasil e pode ser cumulada com a deportação. No entanto, é importante lembrar que a deportação somente será aplicada caso o imigrante não saia do país ou não regularize sua situação migratória. Para além disso, para que o Estado brasileiro deporte um imigrante, é necessário que seja instaurado um processo administrativo para tal.
QUESTÃO 3 No que se trata o assunto de nacionalidade no Brasil e tendo em vista o que preconiza na Alemanha e na Suíça. 
A possível nacionalidade de Alice seria Suíça e brasileira. Já que rege na Suíça seria o ius soli, significa filho da Terra. Independente a nacionalidade dos pais a criança terá a nacionalidade do solo em nasceu. 
A nacionalidade brasileira é dada por causa do Regimento Ius sanguinis, esse critérios se dão a nacionalidade dos pais, dando preferência a nacionalidade do pai, mas não descartando a da mãe. Já q a Joriene é brasileira nata é cabível a nacionalidade brasileira. Levando a Alice num consulado brasileiro e requerendo a dupla nacionalidade, brasileira e Suíça. No Brasil são aderidos os dois tipos de nacionalidade, por sangue e por local de Nascimento. O que torna a pessoa um brasileiro nato.
QUESTÃO 4 O Conselho de segurança é formado por 15 membros, sendo cinco permanentes e dez rotativos.
Os membros permanentes são aqueles que se sagraram vencedores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, China, Rússia e França.
Os membros rotativos são escolhidos pela Assembleia Geral, dentre os não permanentes, tendo como principal requisito a contribuição para a manutenção da paz e da segurança internacional, além de outros propósitos da ONU. Ademais, a eleição dos membros rotativos observará uma distribuição geográfica equitativa. Isto significa que todos os continentes serão representados no Conselho.
Atualmente, são membros rotativos: Bélgica (2020), Costa do Marfim (2019), República Dominicana (2020), Guiné Equatorial (2019), Alemanha (2020), Indonésia (2020), Kuwait (2019), Peru (2019), Polônia (2019) e África do Sul (2020).
Vale dizer que os membros não permanentes são eleitos para mandatos de dois anos, vedada a reeleição imediata. Entre parênteses, colocamos o ano em que o mandato dos membros terminará.
As principais funções são: manter a paz e a segurança internacional; Determinar a criação, continuação e encerramento das Missões de Paz, de acordo com os Capítulos VI, VII e VIII da Carta; Investigar toda situação que possa vir a se transformar em um conflito internacional; Recomendar métodos de diálogo entre os países; Elaborar planos de regulamentação de armamentos; Determinar se existe uma ameaça para o paz; Solicitar aos países que apliquem sanções econômicas e outras medidas para impedir ou deter alguma agressão; Recomendar o ingresso de novos membros na ONU; Recomendar para a Assembleia Geral a eleição de um novo Secretário-Geral.
A principal instância decisória da ONU é o Conselho de Segurança, formado por um grupo muito restrito de países. Na verdade, esses países são os antigos vencedores da Segunda Guerra Mundial: Rússia (ex-União Soviética), Estados Unidos, França, Reino Unido e a China (essa última não participou ativamente da Segunda Guerra, mas conseguiu grande prestígio e poder internacionais, capazes de assegurar uma vaga no Conselho). Além desses cinco países, que são membros permanentes, fazem parte outros cinco países 
QUESTÃO 5 A afirmativa está correta, pois se tratando de relação aos acordos internacionais, todo tratado em vigor obriga as partes e deve ser cumprido por elas de boa-fé. Ou seja, o pacta sunt servanda é baseado na boa-fé. Isto legitima os Estados a exigir e invocar o respeito e o cumprimento destas obrigações.

Continue navegando