Buscar

AA1 - Higiene do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIGIENE DO TRABALHO
Aluno: Leonardo Damascena Martins – RA: 3396330
Enunciado da atividade!
Considere a seguinte situação: Pequena estamparia de peças mecânicas tem em sua área produtiva 04 (quatro) prensas hidráulicas. Foi realizada a medição de ruído no setor com um dosímetro de ruído resultando em um valor para 8 horas de 86 dB (acima do limite de tolerância de 85dB). Os operadores das prensas utilizavam abafadores de ruído tipo plug que chegavam à amortizar 10% do ruído.
Baseado no exposto, redija uma dissertação abordando os seguintes aspectos:
a.) Possíveis medidas à serem tomadas para redução de ruído na fonte.
b.) Possíveis medidas de proteção para redução do ruído no meio.
c.) Medidas de proteção individual para redução do ruído no homem.
Resolução
O ruído é um dos agentes mais comuns em um ambiente de trabalho. A grande exposição em um período elevado de horas seguidas, podem acarretar ao trabalhador por exemplo, perda auditiva (segundo uma pesquisa da OMS, de 2015, 14% da população brasileira apresentou problemas de audição). Por esse motivo devemos sempre buscar meios para reduzir essa exposição e/ou o ruído.
 Algumas medidas podemos tomara fim de diminuir a exposição ao ruído, tanto em relação ao ambiente, como em equipamentos de proteção.
Podemos pensar em novos posicionamentos das maquinas e equipamentos, como em lugares mais abertos e o mais afastado possível do operador e também evitar que muitas maquinas com excesso grande de ruídos se concentrem no mesmo local. Por muitas vezes, uma boa manutenção no equipamentos, podem garantir uma diminuição do ruído. Podemos pensar também em algumas situações onde as prensas conforme exemplo, fiquem em espaços a onde se permitem investir em paredes acústicas, em um sistema de automação, dissipadores de ruído... fazendo com que os operadores não tenham tanto contado direto com as máquinas. Outra forma, quando possível, fazer o revezamento entre os funcionários, isso evitaria um tempo tão grande de exposição.
Pensando de forma individual, o operador deve de forma indispensável usar os epi´s, como os protetores auriculares. Periodicamente também deve ser realizado nos funcionários exame preventivo e treinamentos constantes.
Referência Bibliográficas
[1] Beta Educação, 7 maneiras de reduzir a exposição ao ruído ocupacional. Disponível em: https://betaeducacao.com.br/7-maneiras-de-reduzir-a-exposicao-ao-ruido-ocupacional/. Acesso em 28/08/2020
[2] OnSafety, Ações que produzem a perda auditiva dos colaboradores. Disponível em: https://onsafety.com.br/acoes-que-reduzem-a-perda-auditiva-dos-colaboradores/amp/. Acesso em 28/08/2020

Continue navegando