Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do Artigo “DIREITO, JUSTIÇA E SOCIEDADE” 
de SERGIO CAVALIERI FILHO Desembargador do TJ/RJ. Diretor-Geral da EMERJ. Professor da Universidade Estácio de Sá.
Feito por Lydia Vitória Lima Amorim. Bacharelando em Relações Internacionais. 
 A justiça e o direito são permeados por valores de liberdade, ética, dignidade e equidade, tendo princípios norteadores da prática legislativa e da aplicação do direito. 
Por serem bastante interligados, pela consciência social são um só. A justiça é um sistema de valores mutáveis e o direito uma série de princípios e regras que visam a sua concretização. 
 O propósito da justiça é a transformação social, é a construção de uma sociedade digna e não basta compreender a lei para aplicá-la de maneira justa, porque nem sempre existe justiça na lei. Legislar não garante que a lei fara justiça ou que será aplicada corretamente porem uma lei mal formulada é de responsabilidade ética do legislador, já uma má sentença e a eficácia dela é responsabilidade ética do juiz.  
 Ajustar a lei à justiça é trabalho permanente de um operador de direito, por melhor que seja. Reformulações na lei são naturais logo que a justiça é mutável e os valores da sociedade também, e avanços que tornem a legislação mais igualitária sempre devem ser agregados para atender os ideais de justiça. 
 O direito tem como tarefa combater as mazelas sociais e não tornar a ideia de justiça uma utopia sempre aplicando corretamente a lei de forma que a sociedade não se depare com uma forma arcaica de legislação para um problema atual, sendo assim tornar uma sociedade mais digna e fraterna para as seguintes gerações.

Mais conteúdos dessa disciplina