Buscar

Estudo Dirigido de História da Psicologia

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de História da Psicologia
1. Qual evento marca o início da Psicologia Moderna?
A mente humana, desde os primórdios, intriga o ser humano que sempre buscou maneiras de estudar e explicar tudo em seu entorno, também a mente. Esses estudos da mente, da subjetividade, inicialmente faziam parte da Filosofia, a psicologia era uma cadeira da faculdade de Filosofia. Somente no Século XIX, em 1879, a psicologia ganhou o status de ciência com o primeiro laboratório de psicologia experimental fundado por Wundt, em Leipzg, na Alemanha.
2. Descreva como se caracteriza a concepção da história na perspectiva personalista e naturalista.
PERSONALISTA: A visão de que o progresso e a mudança na história cientifica são causadas pelas ideias de um único indivíduo.
NATURALISTA: Visão de que o progresso e as mudanças na história cientifica são atribuídos ao zeitgeist, que torna a cultura receptiva a algumas ideias, mais outras não.
3. A partir da concepção de Foucault, apresente o percurso da concepção da loucura como doença mental.
Para Foucault a loucura é uma criação do próprio homem. Criaram a loucura e o louco. Ele nos mostra isso no livro a história da loucura. Até o século XVI, a loucura era vista como algo esotérico, místico, mas ainda na ordem da razão. Porém, com o advento da Idade Moderna, observa-se o surgimento de um novo ideal que consistirá na exaltação da razão. É a partir do séc. XVII e deste ideal de racionalidade, que o louco acaba se tornando um sinal de contradição nestes meios, de modo que já não será tratado apenas como um mero erro, mas, também, como uma ameaça à razão. No início da contemporaneidade, novas ideias, teorias e instituições, iriam reforçar este discurso de forma que o louco não seja mais um problema da sociedade, mas sim, um problema puramente do domínio científico. Com o surgimento da Psiquiatria e as mistificações da ciência, a loucura é legitimada como doença. Assim, considerando certos domínios científicos, a loucura passaria a ser criminosa, perigosa e talvez “contagiosa”. Os “loucos” passam a ser enclausurados no hospital geral junto a uma população que vive a margem da sociedade.
4. Quais os motivos que levam alguns teóricos a considerarem o século XVIII como sendo o século da psicologia?
Com o advento do Iluminismo, a racionalidade do homem excluiu a alma como princípio explicativo, o pensamento é desvinculado da ideia de natureza imortal e ligado a sensação. Daí o caráter Pré científico da psicologia, os psicólogos começaram a submeter a seus estudos a métodos de análise utilizados pela ciência.
5. Qual a importância de Christian Wolf para o desenvolvimento da psicologia?
Wolf tinha como objetivo unificar a razão e experiencia, e garantir a filosofia a veracidade, a certeza reservada à outras disciplinas cientificas a partir de princípios pré estabelecidos. Assim, Wolf definiu os objetos da filosofia como Deus, a alma humana e os corpos materiais, e dividiu seu reino em lógica, metafísica, filosofia, prática, física, filosofia das artes e filosofia da Jurisprudência.
Para Wolf, a psicologia poderia ser abordada empiricamente ou racionalmente. A primeira dava origem a um conhecimento a posteriori dos seres e das coisas materiais e imateriais; a segunda a um conhecimento a priori de sua essência, de sua razão e possibilidade. Cada psicologia tinha seu método próprio. A psicologia racional procedia por dedução, a partir de definições, experiências indubitáveis, axiomas e proposições já demonstradas. A psicologia empírica usava a observação e podia usar a experimentação.
6. Segundo Kant, quais as questões que a psicologia precisaria solucionar para que pudesse ser considerada como ciência?
1. descobrir o seu elemento de modo similar à química, para com isto efetuar análises e sínteses;
2. facultar a esse elemento um estudo objtivo, em que sujeito e objeto não se misturem como na introspecção;
3. produzir uma matematização mais avançada que a geometria da linha reta, apta a dar conta das sucessões temporais da nossa consciência (o sentido interno).
7. Como Wund definia a psicologia?
A psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência imediata. Sendo que ele entende por experiência em geral um todo unitário e coerente, que pode ser concebido e elaborado cientificamente a partir de dois pontos de vista distintos, porém complementares: toda experiência pode ser analisada pelo seu conteúdo objetivo (experiência mediata) ou subjetivo (experiência imediata).
8. Quais os aspectos que levam Wundt a ser considerado o fundador da Psicologia Moderna?
Além de ser o fundador do primeiro laboratório de psicologia, wundt elevou a psicologia a um nível cientifico, propondo qual deveria ser objeto e o método da psicologia.

Continue navegando