Buscar

AV1 Seminários Avançados em Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1Seminários Avançados em Psicologia Campus Norte Shopping
1- Genêro não é só uma questão biológica, depende de como uma pessoa se vê, se identifica ou como ela vive, gênero fala sobre quem somos e não com quem temos interesse em nos relacionar . 
Gênero é construção social , é uma folha em branco que pode ser moldada de acordo com a nossa vontade .
Sexo refere-se às características sexuais e pode ser identificado no momento do nascimento por médicos com base nas genitálias.
Gênero e sexo podem se confundir ao decorrer das explicações, crenças e até mesmo religiosidade.Por exemplo, se identificar com o gênero feminino não é preciso ser do sexo feminino, gênero não é sinônimo de sexo, inclusive uma pessoa transexual podem fazer auteração de nome e sexo sem auterações cirurgicas.
A interpretação de gênero como algo cultural é algo amplo que deve ser estudado acadêmicamente, levando em consideração as questões de cunho religioso."Um dos grandes erros da humanidade é tentar entender a forma de uma pessoa se expressar- itaú cultural". Gênero na interpretação cultural pode ser entendido como a forma de se expressar para si e para outros .
2- Racismo institucional pode ser entendido como um tipo de racismo que passa da esfera pessoal e para a esfera instituional, quando essas instituições tratam de maneira diferenciada ou segregam alguns grupos a partir de suas caracteristicas físicas, caracteristicas etinicas , essas instituições dificultam o acesso desses grupo á determinados espaços. Este racismo institucional afeta a saúde da população negra, racismo traz sofrimento psiquico, o papel do psicologo diante desta realidade é auxiliar a população negra a lidar com o racismo estrutural, instituional e todas as outras formas de racismo .
O psicólogo pode instruir crianças, adolescentes e adultos principalemente na questão da aceitação das caracteriisticas negras, trabalhando a auto estima e consequentimente a projeção do seu futuro profissonal e pessoal, colocando em pauta as possibilidade de ter crescimento, quebrando o tabu de que uma pessoa negra não pode " vencer na vida ".
A atuação da psicologia com pessoas negras deve levar em conseideração as questões raciais que podem estar camufladas ( consciênte ou insconscientemente ), nem sempre uma caso de preconceito pode ser verbalizado como racismo, podem está escondidos atrás de outras questões .

Continue navegando