Buscar

prova de israel de lucileide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LUCILEIDE SAMPAIO DE JESUS 
1-Em que sentido o estudo da história auxilia na compreensão da história de Israel?
 O estudo do contexto histórico ira nos auxiliar a ter uma compreensão e interpretação melhor e a ter razoes do porquê pelo qual aquilo aconteceu que estava para além dos fatos do visto percebido, através de documentos e objetos encontrados por arqueológicos, relatos do passado e informação encontrados por eles , e até mesmo daquilo que a bíblia relata, assim teremos uma compreensão melhor de como aquele povo se formou e não somente lê apenas uma narrativa da história de israel.
2- Explique o processo de formação do povo de Israel. 
As possibilidades da formação das teorias do povo de Israel são basicamente as teorias possíveis de como se deu o processo do povo de Israel 
1. teoria da unidade racial primitiva: que as famílias tinham vínculo familiares a famosa conhecida como descendência de Abraão todas as tribos são parentes e campanhas de Josué. Não é aceita, pois a conquista foi difícil e ela justifica a violência na teologia.
2. Ocupação progressiva a pratica do pastoreio, ocupado por seminômades aos poucos. eles viviam em função dos rebanhos e não é aceita, pois não fala das lutas 
3. Insurreição do povo: O povo se revoltou em diversas regiões de Canaã e Egito, mas muitas revoltas foram apagadas da história. É a mais aceita entre os estudiosos. Então a posse se dá contra a revolta dos camponeses e também conhecidos como hapirus ou hebreus (empobrecidos ou marginalizados) contra os eis de Canaã e também da fuga contra o império do Egito. Nessa teoria a ocupação da terra se da a partir da fulga das cidades estados que eles vão ocupar a cidades de Canaã a partir dessa teoria que o povo de Israel e um povo absolutamente plural e isso era um ponto importante. A tribos que vão formar a monarquia quem eram:
 
Camponeses de Canaã empobrecidos, endividados e escravizados: Fuga por condições econômicas , as fugas eram algo recorrente desde o tempo antigo as matas das montanhas foram devastadas para roçar já existiam cidades nas montanhas antes, mas eram poucas Novidades: ferro, cal e terraços , Israel significa “Deus lutará”, e Deus luta pela libertação, então suas batalhas eram contra a opressão faziam uma festa de renovação da colheita que passou a ser unida a Páscoa 
Pastores seminômades: Mudavam de acordo com as condições do local , os pais (Abraão, Jacó e Isaque) e as mães são exemplos desse modo de vida, primeiros a resistir as opressões da cidade e fugir para as estepes pelas condições e época, tinham conflitos com os camponeses por causa dos campos, em períodos mais severos ocorrem as transmigrações que os faziam ir até regiões distantes como o Egito e lá eles sofriam exploração, também eram críticos a cidade Deus é da benção e promessas. Não tinham templo celebravam quando saiam de um local para o outro e isso vai ser unido a Páscoa 
Trabalhadores forçados vindo do Egito: Se libertaram no centro da escravidão (o Egito) e todos fizeram seu êxodo, mas esse se tornou o símbolo e é o marco fundante de Israel. Os hebreus são unidos pela exclusão social e as mulheres resistem primeiro no Egito ao desobedecer o faraó Moisés se revolta ao ver as opressões e crer num Deus libertador ,a crença era no Deus parecido com o dos pastores seminômades , Há uma queda de braço no Egito entre deuses vencida quando o Deus YHWH (Javé) lança a terceira praga. Isso simboliza a vitória da liberdade contra a opressão. Deus era contra o sistema hierárquico e opressor, sempre são lembrados os êxodos para dar força ao povo. Sua Páscoa celebra a libertação
 Pastores seminômades do monte do Sinai de Midiã.
 Seu Deus é YHWH que se expande para outros povos , São ligados a fenômenos naturais e vulcânicas, celebravam seus rituais nas montanhas, mas em Israel mudam para outros locais .Seu deus é único e ciumento por ser contra a opressão dos outros deuses .A escolha por um Deus único e homem contribui com o patriarcado, também fazem seu êxodo e levam a experiência do ferro para Israel. 
Outros grupos: Indômitas, Tribo de Dã, Gabaonitas, tribo de Issacar, empobrecidos das cidades, Quenitas, clã de Caleb, os que vem de Barnea, portuários, recabitas e outros das planícies e portos.
 Todos esses grupos que vão se juntar e formar suas famílias depois os clãs depois a tribo e da tribo a monarquia Israelitas.
0. Estabeleça os pontos em que o processo de formação de Israel pode ser estudado comparativamente ao processo de formação do povo brasileiro. 
Canaã foi colônia Egípcia e o Brasil foi colônia portuguesa – tanto o Brasil como Israel viveu sob o sistema político absoluto, os homens livres pagavam pesados tributos á custa de muito suor, exploração da mão de obra escrava, também teve resistência da escravidão dos indígenas no Brasil e em Canaã camponeses e os Hapirus, na colônia do Brasil surgiram vários quilombos nas montanhas onde pessoas escravas e negras índios fugiram para lá, assim também os hebreus realizaram uma nova experiencia na montanhas de Canaã, Assim como a nação brasileira é formada com a contribuição de várias culturas, etnias, povos, crenças, e costumes assim também Israel tribal desde a sua origem, faz essa experiencia da unidade na diversidade.
0. Quais as bases da organização social estabelecida no Tribalismo? 
Tribos:
 Todos eram excluídos, opostos as cidades-estados, fizeram seu êxodo libertário, tinham sua Páscoa e experiência com Deus. 
 A assembleia de Siquém institui Deus YHWH (Javé) como o único Deus e todos queriam liberdade e YHWH também. A religião teve papel importante ao unir todos e em Siquém todos se comprometeram com Deus ,a Páscoa reunia expressões de todas os povos formadores e todos os grupos formaram o “Povo de Israel” e só no Séc. IV a. C. se desenvolve a ideologia da “Etnia Judaica” como a raça eleita , os marginalizados são o povo de Deus, . Na época dos reis dividiram em 12 distritos com prefeitos para auxiliar a sua manutenção e luxo. Cada um dos distritos sustentava a corte por um mês. O 12 então se tornou símbolo do povo. O 12 é uma referência a todos os grupos que participavam da organização da sociedade. As tribos mandavam seus representantes para uma assembléia religiosa e de interesses, As tribos também tinham suas assembléias internas com destaque para os levitas ,e os Clãs com cerca de 50 famílias formavam as tribos e tratavam: do auxílio económico, do recrutamento militar, das celebrações religiosas, da observância das leis tribais e dos matrimônios e Apesar do acordo de seguir um só Deus, na prática isso não acontecia com todos.
 As mulheres continuavam sendo exploradas, menos que em Canaã, mas ainda exploradas. 
Aspectos: Economia: 
Havia autonomia na produção, sem tributação, sem acúmulo de bens, a produção era de cereais e pequenos animais, a partilha era a ordem, mas o vício de acumular ainda existia, Deus era contra o acúmulo e Todas as terras são de Deus.
Poder:
Sem rei humano e sem palácio, sem burocracia hierarquizada e todos são iguais o sistema era patriarcal a Lideranças seguiam a partilha sem opressores e os líderes deviam tratar todos como irmãos e sem grandes exércitos e sem escravos e sem grandes haréns, não tinha riquezas. Seguiam a lei de Deus, e além disso Deus é o único rei.
 As mulheres: procriavam e distribuem alimentos e os conservam, produziam tecidos e artes, transmitiam as tradições femininas e auxiliavam na lavoura e colheita. A casa era centro de toda a vida social e religiosa 
Leis a serviço da vida: 
Haviam juízes permanentes e não permanentes , As leis bíblicas na bíblia foram escritas no reinado, Obedeciam os 10 mandamentos e também leis referentes aos tabus, aos rituais, a administração estatal, ao comportamento com os excluídos e outros, Os 10 mandamentos tinham contexto e eram destinados a homens, visando não reproduzir o sistema de opressão, Os 3 primeiros mandamentos falam de Deus e os outros 7 da convivência social.
Exército popular de defesa: 
 
As guerras
eram de defesa com exércitos formados por populares e voluntários e sem guerras de conquistas de terras ou povos. O exército não era profissional e só era articulado pelos juízes quando era necessário, a força do espírito de Deus os ajudava, os instrumentos de trabalho as armas eram forjadas (inchadas viravam armas por exemplo) 
5-Qual o sentido da religião na construção da história de Israel?
A Fé no Deus que liberta: 
A Religião era como pilar e união para tudo, Deus tinha que ser o único, Haviam vários santuários e assim não haviam centralização da fé ( na época do reinado Davi centraliza a arca da aliança, Salomão constrói o templo principal e Josias destrói os outros santuários) , A arca era o símbolo da fé e não imagem de Deus, tinham importância também nas guerras e os sacerdotes não podiam ter terras e nem herança e não havia sacerdotisas, o conhecimento religioso era compartilhado sem a centralização dos sacerdotes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando