Buscar

Resumo - potencial de repouso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão – Potencial de repouso
→ Circuitos elétricos em sistemas biológicos
	Em circuitos elétricos, a corrente é carreada por elétrons. Em sistemas biológicos, a corrente é carreada por íons em solução. Essas soluções são sempre eletroneutras.
	Os sistemas possuem dois componentes:
1. Diferença de potencial químico - representa a energia no gradiente de concentração para X através da membrana 
2. Diferença de potencial elétrico - representa a energia associada a moléculas carregadas em movimento através da membrana, quando existe um potencial de membrana. 
→ Tipos de meios celulares
1. Meio com maior mobilidade a um íon:
Inicialmente os íons estavam concentrados em um único meio o que já gerava uma diferença de concentração. Com a maior mobilidade de um íon em relação ao outro o meio foi reorganizado de forma a concentrar as cargas negativas em um lado e positivas de outro. Dessa forma, uma transformação de energia potencial química do gradiente de concentração em energia potencial elétrica.
2. Meio com membrana permeável somente a um íon:
Devido à permeabilidade da membrana um íon irá se deslocar para a região de menor concentração e o outro tentará fazer esse movimento e ficará retido na membrana. Esse fluxo iônico gera um potencial químico + um potencial elétrico → Potencial eletroquímico. Essa migração iônica ocorre até que a força que a força elétrica e a força química se igualem fazendo com que o sistema entre em equilíbrio. Esse equilíbrio pode ser calculado pela equação de Nernst.
	Equação de Nernst
O potencial de equilíbrio de Nernst quantifica a energia no gradiente de concentração, expressa essa energia em milivolts e define o potencial de membrana em um sistema em que somente um íon é permeável.
A Equação de Nernst só é satisfeita para íons de mesma natureza em equilíbrio. 
3. Meio com permeabilidade seletiva a vários íons (não é a situação fisiológica):
O potencial de equilíbrio, nesse caso, se dá devido a uma diferença de permeabilidade da membrana em relação ao transporte de diferentes íons no organismo, ou seja, por mais que ela admita a passagem de dois íons ela possui maior afinidade com um deles. 
Assim, no início ocorre a formação de uma corrente e com o passar do tempo essas correntes se igualam (estado de equilíbrio). 
	Equação de Goldman-Hodgking e Katz 
Calcula o potencial de equilíbrio e considera a permeabilidade de diferentes íons. 
Vale ressaltar que o quanto mais permeável a um determinado íon, mais próximo de seu potencial de equilíbrio será o potencial da membrana. 
→ Fisiologia celular do cardiomiócito
Possui potencial de membrana de -90mV, esse potencial é mantido devido à permeabilidade celular ao íon potássio (K+) ser muito elevada. Por isso, o valor do potencial de membrana será mais próximo ao potencial de equilíbrio desse íon.
O cardiomiócito tem distribuição iônica extra e intracelular como na tabela. 
	Equação de Condutância de Corda
 A equação de condutância de corda é um simples modelo matemático que, assim como a equação de Goldman-Hodgkin e Katz, prediz a diferença de potencial através da membrana. Essa equação leva em conta a condutância iônica, uma propriedade que mede o quão condutora a membrana é para um íon em particular. 
*A equação de condutância de corda também mostra que o quanto maior a condutância da membrana para um íon dado, maior a influência daquele íon no sentido de trazer o potencial da membrana em direção ao seu potencial de equilíbrio 
→ Bomba de sódio e potássio
Pode-se falar que a Bomba de Sódio e Potássio participa de forma direta e de forma indireta no estabelecimento do potencial de repouso da membrana: 
Efeito Direto: refere-se à atividade eletrogênica da bomba, que, em músculos esqueléticos e cardíacos, é responsável somente por uma pequena fração do potencial de repouso da célula (menos que 5mV);
Efeito Indireto: refere-se à capacidade da bomba de criar um gradiente químico que possibilita uma difusão e um fluxo de íons K+ na interface da membrana 
* O que acontece se as bombas de sódio e potássio forem completamente inibidas? O potencial de membrana deixará de existir, pois ela entrará em equilíbrio (chega a 0). A função da bomba é exatamente manter uma diferença de concentração entre os meios intra e extracelular para manutenção dos processos fisiológicos.

Outros materiais