Buscar

Teste I 2020_02 farmacologia RESPOSTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAMAP- FACULDADE MASTER DE PARAUAPEBAS
CURSO: FARMÁCIA/NUTRIÇÃO/ENFERMAGEM/BIOMEDICINA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA I
PROFESSOR (A): ELAINE CRISTINA
ALUNO (A): CARLA ROSÂNGELA MUNIZ SENA
EMAIL PARA ENVIO: elaineprof0902@gmail.com
ASSUNTO D O EMAIL: FARMACOLOGIA I
TESTE I 
QUESTÃO 1: Cite e descreva pelo menos 3 fatores que influenciam na absorção da droga.(1 pt)
A )IRRIGAÇÃO DOS TECIDOS: Maior vascularização, maior distribuição. Os tecidos que recebem uma porcentagem maior do débito cardíaco tendem a receber concentrações maiores de um fármaco que se encontra dissolvidos no sangue.
B) LIPOSSOLUBIDADE: É interessante certo grau de lipossolubilidade para que a substância seja bem absorvida e bem distribuída, porém a lipossolubilidade quando excessiva pode prejudicar a distribuição, fazendo com que a droga se restrinja a determinados locais como o tecido adiposo.
C) IONIZAÇÃO: O grau de ionização pode limitar a distribuição das drogas. Se a droga permanece em uma grande proporção de formas ionizadas ela pode se confinar a locais como o plasma ou o líquido intersticial. Assim como acontece com drogas que são moléculas grandes como a heparina e outras que se ligam muito fortemente à albumina como o corante azul de Evans.
Questão 2: Qual é o pH de um tampão de 0,20 mol/L de ácido lático (HC3H5O3) e 0,30 mol/L de lactato de sódio (NaC3H5O3)?(1pt)
 Dados:
· Para o ácido lático Ka = 1,4 x 10-4 
· Log 0,30/0,20= 1,5
· Log 1,4=0,14
· Usar propriedade logarítima descrita em sala para 10-4
PH:PKO+ LOG(SAL)(AÇIDO)
PH:1,4X104 + LOG 0,30/0,20
PH=LOG 104+ + LOG 1,4 +1,5
PH=4 – 0,14 + 1,5
PH=5,36
Questão 3: (1pt) Paciente J.P, 36 anos deu entrada no hospital devido uma infecção bactericida causada pela Mycobacterium leprae (hanseníase) e lhe é receitado DAPSONA VO,100mg/dia + 600 mg/dia de RIFAMICINA, durante 2 anos (lhe é recomendado também o uso da dapsona durante 10 anos). Devido à intensidade do medicamento é recomendado que administrasse o medicamento com alimentos, por quê? Quais os efeitos colaterais com o uso prolongado da medicação?
R) O PH gástrico é de suma importância na absorção do medicamento, com a refeição há uma alteração isso é isso quer dizer aumento de PH favorecendo o medicamento de caráter básico. O leite além de melhorar a tolerância as fármacos, favorece absorção pois não permite ou diminui sua ionização.
Questão 4 : Quais implicações clínicas ocorrem quando os fármacos são administrados por vias diferentes? De acordo com a figura 1 qual via possui maior biodisponibilidade e toxicidade? Cite a cor da linha do gráfico e justifique sua resposta. (1pt)
R) Após entrar na circulação sistêmico o fármaco e distribuído a todos os tecidos, corporais em geral a distribuição é desigual em virtude de diferença na decorrente do conteúdo lipídico PH regional é permeabilidade das membranas celulares. Sim pois atinja o plasma na aplicação da injeção IV. Rosa pois atinge rapidamente o plasma.
Questão 5: Defina o que é a biotransformação de fármacos e porque ela é necessária no estudo da farmacologia. (1pt)R) A biotransformação de fármacos é a transformação do farmaco em outras substâncias por volta de alterações químicas, sob ação de enzimas inespecíficas, essa ocorre no fígado, nos rins e nos pulmões no tecido nervoso.FIGURA 1
FIGURA 1
R

Continue navegando