Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
25/08/2020 – CENTRO GEOMÉTRICO
1) Calcular o centro geométrico para a seção transversal abaixo:
25/08/2020 – CENTRO GEOMÉTRICO
2) Calcular o centro geométrico para a seção transversal abaixo:
27/08/2020 – MOMENTO DE INÉRCIA
1) Calcular os momentos de inércia para a seção abaixo:
27/08/2020 – MOMENTO DE INÉRCIA
2) Calcular os momentos de inércia para a seção abaixo:
03/09/2020 – FLEXÃO SMPLES
1) Os pórticos são equipamentos muito usados na atividade industrial. A capacidade varia desde 500 Kg, para pórticos usados na manutenção de máquinas e equipamentos industriais, até 30.000 Kg, para pórticos usados na indústria de mineração. A figura 3 mostra um pórtico com as duas extremidades em balanço, usado em mineração.
Em um pórtico deste tipo estão sendo usadas duas talhas de capacidades diferentes; uma de 100 KN e outra de 150 KN. Considerando o esquema da figura. Nesta situação, calcular as tensões normais nos pontos A, B, C e D.
03/09/2020 – FLEXÃO SMPLES
2) A construção de edifícios com estrutura metálica é coisa antiga no exterior, principalmente nos EUA. Aqui no Brasil esta tecnologia começou a chegar para valer há apenas alguns anos. Talvez por isto, alguns Arquitetos e Engenheiros acostumados com estruturas de concreto armado têm dificuldade para se adaptar à estrutura metálica. As colunas de edifícios são dimensionadas fundamentalmente à compressão. Em relação a este contexto calcular a tensão normal a 2 metros A DIREITA do apoio fixo nos pontos A, B, C e D. 
22/09/2020 – FLEXÃO COMPOSTA
1) Um sistema para elevação de cargas, como o mostrado na figura 1 é usado como equipamento auxiliar no reparo de tubulações das redes de água e esgoto na cidade de São Paulo. Estes equipamentos possuem um carro de carga que desliza na viga principal possibilitando que a carga se movimente por todo seu comprimento.
Para o equipamento a capacidade de carga estabelecida é de 20 kN e as colunas, que são os apoios da viga, se comportam como os representados na figura 2. Nesta situação calcular as tensões de cisalhamento máxima.
22/09/2020 – FLEXÃO COMPOSTA 
2) Calcular as tensões de cisalhamento nos pontos 1, 2 e 3 indicados na seção transversal da peça.
01/10/2020 – FLAMBAGEM
1) Um tubo de aço A-36 com 7,2 m de comprimento e a seção transversal mostrada ao lado deve ser usado como uma coluna presa por pinos na extremidade. Determine a carga axial admissível máxima que a coluna pode sofrer. E=21kN/cm2
01/10/2020 – FLAMBAGEM
2) A figura 1 é uma fotografia de uma Lira. A lira é um instrumento antigo e segundo a crença popular, o Imperador Nero tocava uma delas enquanto a cidade de Roma ardia em chamas. Uma forma simples de construção de uma lira é tomar quatro barras retas, montadas de maneira a formar um quadro, com mostra a figura 2. Para que um músico possa tocá-la é necessário que seja feita sua afinação. Afinar o instrumento significa tracionar suas sete cordas, que possuem diâmetros diferentes e que estão presas nas barras horizontais. Quando as cordas estão afinadas, cada uma delas fica tracionada com uma tensão de tração de 40 MPa. 
Conhecidas as áreas das seções transversais das cordas, indicadas na tabela 1, considerando que a seção transversal das barras verticais e igual a um quadrado com 20 mm de aresta, que o material da barra possui módulo de elasticidade igual a 20GPa e que a linha de ação da resultante das forças das cordas contém o centro das barras horizontais, neste contexto verificar se haverá flambagem das barras verticais.
08/10/2020 – ESTADO DUPLO DE TENSÃO
1) Uma das propriedades que se procura determinar de um material é a sua resistência à flexão. Para tal uma barra de seção transversal conhecida é submetida a um ensaio de flexão que pode ser feito em 3 ou 4 pontos.
No ensaio de 4 pontos a barra é apoiada em suas extremidades e duas forças iguais são aplicadas, dividindo a barra em três trechos, também iguais, como mostra a figura 1. Em um destes ensaios, cada força aplicada possui valor de 10 KN e cada trecho possui 150 mm de comprimento. Nesta situação, CALCULAR AS TENSÕES PRINCIPAIS NOS PONTOS 1, 2 E 3.
08/10/2020 – ESTADO DUPLO DE TENSÃO
2) A construção de edifícios com estrutura metálica é coisa antiga no exterior, principalmente nos EUA. Aqui no Brasil esta tecnologia começou a chegar para valer há apenas alguns anos. Talvez por isto, alguns Arquitetos e Engenheiros acostumados com estruturas de concreto armado têm dificuldade para se adaptar à estrutura metálica. As colunas de edifícios são dimensionadas fundamentalmente à compressão. Em relação a este contexto calcular AS TENSÕES PRINCIPAIS NOS PONTOS 1, 2 E 3

Mais conteúdos dessa disciplina