Buscar

CAPS E A PRÁTICA DO PSICÓLOGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O relatório compõe a partir de uma discussão trazida pela palestrante convidada, VERUSKA TAVARES MOREIRA, psicóloga atuante no CAPS I, que atende todas as demanda e referência, no município de Moreno, com o título Acolher: Um lugar de possibilidades. Em sua fala procurou de forma dinâmica elencar a teoria e a prática do psicólogo no CAPS.
Na maior parte do seu discurso, esclareceu sobre o cuidado do Centro de Apoio Psicossocial, com a inauguração e ampliação do cuidado em saúde mental de base territorial, que é o foco de cuidador que inaugura no processo psiquiátrico que começou a ser implantado através das leis.
Os serviços Trancar não é Cuidar, substitutivos ao modelo hospitalocêntricos, o mais antigo modelo de cuidado ao portador de sofrimento psíquico, surgindo em vários países, no período pós Segunda Guerra Mundial, na intenção de que este sujeito doente seja visto a partir de um outro paradígma, o da reabilitação psicossocial, com o objetivo de reenserir o portador de transtorno mental em suas atividades diárias, tornando possível a interação com a família e comunidade. Entendendo que a participação da família no tratamento é importante para os profissionais no CAPS, com participação fundamental para evolução satisfatória no tratamento ao transtorno psíquico.
O CAPS trabalha com equipe multidisciplinar

Outros materiais