Buscar

ANATOMIA DOS SISTEMAS NOITE B - SEGUNDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA DOS SISTEMAS
Aluno(a):		
Unidade: NAZARÉ
Matrícula: OBRIGATÓRIO
Data: __/__/____
Turno: NOITE
Docente: HELENAIDE FIUZA DE SOUZA
AVALIAÇÃO
QUESTÃO 1: O Infarto do Miocárdio faz parte de um grupo de doenças chamado Doenças Isqüêmicas do Coração. O infarto é a destruição da musculatura miocárdica, devido à deficiência de fluxo sangüíneo para uma região do músculo cardíaco, cujas células sofrem necrose por falta de aporte nutritivo. A interrupção do fluxo coronário quase sempre é devido ao estreitamento repentino de uma artéria coronária pelo ateroma (aterosclerose), ou pela obstrução total de uma coronária por êmbolo ou trombo (coágulo sangüíneo).
A destruição do músculo do coração, é causado em geral por depósitos de placas de ateroma nas artérias coronárias. Essas placas nada mais são do que o acúmulo de células dentro dos vasos sangüíneos, conseqüentes as lesões dos próprios vasos, bem como depósitos de gordura, que vão aumentando com o tempo, formando verdadeiras "rolhas" no interior das artérias do coração. 
As doenças isquêmicas são as doenças cardíacas mais comuns, constituindo a primeira causa de morte nos Estados Unidos. 
Considerando a anatomia cardíaca e coronariana, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. O coração adulto é, aproximadamente, do tamanho de um punho fechado, semelhante a um cone. Apresenta as dimensões: altura entre 13 e 15 centímetros (cm), largura, em torno de 9 cm e espessura de 6 cm.
II. O coração possui três camadas: pericárdio, miocárdio e endocárdio. O miocárdio é a camada mais espessa do coração, sendo responsável pela função de bombear o sangue.
III. Os átrios são separados pelo septo interatrial. Na parte posterior do átrio direito encontram-se os ósteos das veias pulmonares e no átrio esquerdo, os ósteos da veia cava.
IV. Os vasos das coronárias constituem um conjunto de artérias e veias responsáveis pela irrigação e oxigenação do coração. O ósteo das coronárias situa-se na base da veia cava e ao lado da aorta. (Valor 0,9)
QUAL A ALTERNATIVA CORRETA?
 
a) As afirmativas I e II estão corretas
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) As afirmativas III e IV estão corretas
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
QUESTÃO 2: Um embolo se desprendeu de um trombo formado na veia poplítea e ocluiu um vaso pulmonar levando o paciente a óbito por tromboembolismo pulmonar. Podemos afirmar que até chegar ao vaso pulmonar este embolo não passou pela seguinte estrutura: (Valor 0,9)
a) Tronco arterial pulmonar
b) Veia cava inferior
c) Ventrículo direito
d) Veia ilíaca externa
e) Veia ilíaca interna
QUESTÃO 3: Paciente F. D. G. era alcoolista, bebia cachaça. O irmão mais velho era alcoolista e faleceu aos 39 anos de complicações hepáticas. Mãe faleceu por complicações da asma. Tem 2 irmãs mais velhas, apenas uma, Jandira (60 anos) é alcoolista desde os 18 anos.
No homem, após a filtragem no glomérulo renal, ocorre a formação e eliminação da urina. Assinale a opção que associa corretamente as estruturas do aparelho urinário humano, apresentadas na coluna I, em algarismos romanos, com as funções apresentadas na coluna II, em algarismos arábicos. (Valor 0,9)
COLUNA I
I. Uretra.
II. Ureter.
III. Néfron.
IV. Bexiga.
COLUNA II.
1. Produz a urina através de excreção e reabsorção.
2. Conduz urina para o meio externo.
3. Armazena urina.
4. Recolhe a urina que surge na pelve renal.
5. Concentra a urina.
QUAL ALTERNATIVA CORRETA?
A) I-4; II-3; III-1; IV-V. 
B) I-2; II-4; III-1; IV-3.
C) I-3; II-5; III-3; IV-1. 
D) I-2; II-3; III-1; IV-5. 
E) I-4; II-5; III-3; IV-2.
QUESTÃO 4: ELS, sexo feminino, nasceu em 2008 no município de São Jose/SC, sem história de intercorrências na gestação e ao nascimento. Desde os seis meses de vida apresentou quadro recorrente de hipersecreção pulmonar, com tosse e dispneia e, aos dois anos de idade, recebeu o diagnóstico de bronquite. Em agosto de 2011, a criança apresentou quadro de hipersecreção, com consequente obstrução brônquica e evolução para atelectasia em lobo médio (LM), confirmada através de imagem em radiografia de tórax. A atelectasia acomete as trocas gasosas no pulmão, em condições normais, onde ocorre essas trocas gasosas? (Valor 0,9)
a) nos bronquíolos.    
b) na laringe.    
c) na traqueia.    
d) nos alvéolos.    
e) nos brônquios.    
QUESTÃO 5: O Câncer de Colo Uterino é considerado um problema de saúde pública e hoje uma importante causa de morbimortalidade na população feminina. Dados mundiais indicam que a incidência dos casos dobra em países menos desenvolvidos, no Brasil, é considerada a terceira neoplasia maligna, perdendo para o câncer de pele e mama. Programas e estratégias vem sendo implementadas buscando controlar e tratar essa neoplasia, onde a prevenção é atividade primordial do enfermeiro, de grande importância nas Unidades Básicas de Saúde.
Como parte da consulta em enfermagem pode-se citar a realização da coleta de material cérvico-vaginal para exame citológico, também conhecido como exame preventivo ou mesmo teste de papanicolau. Esta ação favorece a redução das taxas de morbimortalidade por câncer entre mulheres no Brasil.
O sistema genital feminino é formado por órgãos localizados no interior do abdome da mulher e alguns situados externamente. 
A respeito desse sistema, marque a alternativa correta. (Valor 0,9)
a) O ovário é a região do sistema genital feminino onde ocorre o desenvolvimento do embrião. 
b) No interior das tubas uterinas são produzidos os óvulos. 
c) O miométrio é eliminado com sangue no momento da menstruação. 
d) O vulva feminino é formado pelos lábios maiores, lábios menores, vestíbulo vaginal e vagina. 
e) O hímen é uma membrana que recobre parcialmente a entrada da vagina.
QUESTÃO 6: O sistema genital masculino é formado por órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são produzidos. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto do local onde são produzidos os espermatozoides. (Valor 0,9)
a) Próstata.
b) Testículo.
c) Epidídimo.
d) Escroto.
e) Pênis
QUESTÃO 7: Paciente Sr. J. L. M., de 63 anos, casado pela segunda vez com a Sra. A. L. M., já tinha do dois filhos primeiro casamento, um de 36 e um de 34 anos, e estes por sua vez tem dois filhos de 2 e4 anos. A mãe, de 41 anos, é casada pela primeira vez e sem filhos.
Casados há dez anos, o pai havia feito vasectomia em 1972 (há 27 anos), e ambos desejavam ter um filho deste casamento. Após os exames preliminares foi constatada que a quantidade de espermatozóides era muito pequena, tornando impossível a cirurgia de recanalização dos canais deferentes (pequenos canais que são ligados na cirurgia de vasectomia), pois esses se diluiriam no liquido da ejaculação impossibilitando a fecundação e consequentemente a gravidez (a quantidade normal de espermatozóides por ejaculação é de 20 milhões por mililitro).	Comment by MARCIA FIGUEIREDO: São produzidos através da espermatogenese túbulos seminiferos e depois encaminhados para os ductos eferentes, de onde irão para os epididimos. Assim ganharão mobilidade e encaminhados para os canais deferentes, dois tubos que saem dos testiculos e passam pelo abdômen contornando a bexiga e tornando-se glandulas seminais assim compondo o ducto ejaculador que acaba na uretra. 
Resposta: São produzidos através da espermatogenese túbulos seminiferos e depois encaminhados para os ductos eferentes, de onde irão para os epididimos. Assim ganharão mobilidade e encaminhados para os canais deferentes, dois tubos que saem dos testiculos e passam pelo abdômen contornando a bexiga e tornando-se glandulas seminais assim compondo o ducto ejaculador que acaba na uretra.
 Com base no seus conhecimentos anatômicos, qual o caminho dos espermatozóides produzidos nos testículos até a ejaculação ? (Valor 1,5)
QUESTÃO 8: O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sangüínease dê de forma eficiente. 
SOBRE A CIRCULAÇÃO SANGUINEA, CITE DIFERENÇAS DAS ARTÉRIAS E VEIAS.
Resposta : São veias vasos sanguineos que transportam sangue proveniente dos tecidos para o coração. 
O sangue transportado pelas veias é rico em gás carbonico e pobre em nutrientes, sendo anteriormente chamado de sangue venoso. E sabendo que as veias tambrm tranportam sangue rico em oxigênio isso sendo da veia pulmonar.
Já as aterias para que o sangue consiga vencer a força da gravidade e a baixa pressão retornando ao coração. 
Elas possuem valvaque evitam assim o refluxo de sangue.
QUESTÃO 9: Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar, com isso acontece a troca gasosa chamada de?
EXPLIQUE O PROCESSO DE TROCAS GASOSA E CITE 05 PATOLOGIAS PULMONARES. (Valor 1,5)
R 
Pulmões sacos preenchidos e esvaziados com a diferença de pressão entre pulmão e atmosfera.
O sange venoso com pouco oxigênio no processi da hematose, onde libera dióxido de carbono para os pulmões onde captar oxigênio. 
Na troca de gases ocorre afinidade da hemoglobina e por oxigenio do que por dióxido.
Assim a arteria pulmonar leva sangue venoso para os pulmões e as veias pulmonareslevam sangue para o coração. 
	Comment by MARCIA FIGUEIREDO: Pulmões sacos preenchidos e esvaziados com a diferença de pressão entre pulmão e atmosfera.O sange venoso com pouco oxigênio no processi da hematose, onde libera dióxido de carbono para os pulmões onde captar oxigênio. Na troca de gases ocorre afinidade da hemoglobina e por oxigenio do que por dióxido.Assim a arteria pulmonar leva sangue venoso para os pulmões e as veias pulmonareslevam sangue para o coração. Patologias: Câncer de pulmão;Embolia pulmonar;Asma;Fibrose pulmonar e outros
Patologias: 
Câncer de pulmão;
Embolia pulmonar;
Asma;
Fibrose pulmonar e outros
Asma;
Fibrose pulmonar e outros
QUESTÃO 10: Mudar de dieta pode causar doenças intestinais. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas que mudam de dieta constantemente, podem adquirir problemas intestinais. Durante o estudo, os pesquisadores pediram para que 10 homens e mulheres, entre 21 e 33 anos, começassem dois tipos de dieta.
A primeira era composta de grãos, frutas, legumes e vegetais, enquanto a segunda era rica em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e queijos. Depois de cinco dias de testes,
os estudiosos notaram que o microbioma – a “população” de bactérias no intestino – de todos os voluntários mudaram rapidamente, ou seja, o trato digestivo dos que adotaram a dieta de vegetais abrigava bactérias do tipo que produz aminoácidos, os blocos de construção da proteína, a partir do açúcar das plantas.
Na digestão mecânica (mastigação) e na digestão química (ação de enzimas), o alimento passa por uma série de órgãos do sistema digestório até chegar da boca ao colo retal. Informe a trajetória do alimento no processo de digestão:
(Valor 1,5)
Resposta: A digestão inicia quando o alimento é colocado na boca, produzimos saliva e estimulada, os dentes e a lingue trituram ou acontece a mastigação e engolimos.
Assim passando pela faringe, esôfago e depois estômago. 
BOA SORTE!!!

Continue navegando