Buscar

Resumo De DIP

Prévia do material em texto

Direito Internacional público
O que é o direito internacional?
· A união de diversos países que detém sistemas jurídicos distintos deu origem a uma sociedade internacional, por isso surge a expressão de direito internacional.
 O direito internacional veio assim regular as relações entre os Estados. É simultaneamente uma ordem normativa e um fator de organização social.
Mas qual é a sociedade a que se aplicam as normas de Direito Internacional?
Em 1º linha: 
· Os Estados 
· Organizações Internacionais
· Povos não autónomos 
· Próprio individuo 
Temos as seguintes sociedades:
1. Sociedade Internacional 
2. Sociedade Nacional
3. Sociedade Interna 
Direito Internacional, Direito Interestadual ou Direito das Gentes?
· Atualmente a sociedade internacional já não é unicamente constituída por Estados. Parece legitimo então, no ver de alguns autores, questionar a adequação ao momento presente do termo « Direito Internancional».
· A expressão «Direito das Gentes», em virtude da sua maior abrangência, permitiria realmente englobar todos os sujeitos de Direito Internancional.
Uma sociedade centrada na figura estadual, vai sendo também, e cada vez mais, uma sociedade de entes organizatórios dotados de verdadeira autonomia e de efetivos poderes de decisão, de povos com titularidade do direito à autodeterminação que visam, as mais das vezes, ascender à plena independência e até de indivíduos.
· A expressão «Direito das Gentes», em virtude da sua maior abrangência, permitiria realmente englobar todos os sujeitos de Direito Internancional.
· Os termos «Direito Internacional» e « Direito das Gentes» são perfeitamente equivalentes.
Direito Internacional Geral e Direito Internacional Particular
Sociedade internacional universal e Direito Internacional Geral 
· A sociedade para a qual o Direito internacional visa assegurar uma eficaz regulação jurídica- normativa, não é uma sociedade homogénea. Pelo contrário, sendo formado por Estados politica, económica e culturalmente distintos, compreende-se que o Direito Internacional reflita essa heterogeneidade, sendo ele próprio feito de justaposições de regras gerais e de regras especiais/particulares.
· Direito Internacional Geral significa o Direito que se aplica á comunidade internacional universal.
As normas aceites pela comunidade internacional de Estados no seu conjunto.
Sociedades internacionais restritas e direito internacional particular 
A noção de Direito Internancional Particular assenta na distinção entre a sociedade internacional global e sociedades internacionais particulares. Na verdade, das relações que se estabelecem entre os diferentes Estados que compõem a comunidade internacional, surgem inevitavelmente diversas solidariedades regionais ou particulares de diversa índole (política, militar, económica e cultural).
	Ganham então forma as várias sociedades internacionais particulares, por vezes materializados institucionalmente em organizações internacionais.
· É para o Direito aplicável a tais sociedades particulares (desde que constituídas, ao menos, por dois Estados) que se reserva a designação de Direito Internacional Particular.
Este é composto pelas normas de costume regional e local e, bem assim, pelas constantes da maior parte dos tratados internacionais.

Continue navegando