Buscar

Ativ discursiva civil processual

Prévia do material em texto

JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE 
O juízo de admissibilidade pode ser positivo quando se conhece ou se admite o recurso ou negativo quando não se conhece ou não se admite o recurso e não é analisado o mérito. O juízo de admissibilidade pode ainda ser provisório ou definitivo, compete tanto ao juízo quanto ao tribunal, que poderão negar-lhe seguimento sempre que estiver em desacordo com a lei.
O juízo de admissibilidade precisa examinar as existências de determinadas condições que devem estar presentes nos recursos para que o tribunal possa analisar o seu mérito conforme exige a lei. O tribunal verifica se o recurso pode ser admitido. Esse processo proporciona uma maior agilidade, primeiro por desincumbir as instâncias inferiores de uma atribuição e por último, por eliminar mais uma decisão que poderia ser alvo de recursos.
 Por questão de economia processual, um recurso ao ser interposto, fica sob a responsabilidade do órgão jurisdicional a quo a verificação de que aquele deve ser realmente processado e julgado. Nessa verificação, o juiz presta uma importante missão que é a realização do juiz de admissibilidade onde observará se estão à vista os pressupostos subjetivos e objetivos anteriormente abordados.

Continue navegando