Buscar

Democracia: Breve dissertação 1º período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Democracia
A democracia é um regime onde os cidadãos exercem seus direitos e deveres, todos são iguais perante a lei e ninguém é obrigado a fazer nada se não em virtude da lei, ou seja, na democracia os cidadãos têm a liberdade de escolha, salvo casos em específicos.
A democracia se difere de outros regimes como o Totalitarismo e Ditadura onde o poder é centralizado em uma elite em específico.
Um dos pontos mais importantes na democracia é o poder do povo, onde quem toma as decisões é o povo, geralmente pelo voto direto onde o povo escolhe seu representante que irá tomar as decisões por ela no Estado, como por exemplo a formulação e aprovações de leis e ementas constitucionais.
A etimologia da palavra “Democracia” está ligada a duas palavras gregas DEMOS que é povo e KRATOS que é poder, ou seja, “Poder do povo”. Aprofundando um pouco no conceito de democracia brasileira vemos que às vezes não é bem isso que acontece tomando como exemplo o voto obrigatório, mas pode-se dizer que o voto é obrigatório para que se exerça a democracia, mais especificamente por que é através do voto direto que elegemos nossos representantes no Estado, os quais escolherão pelo povo e de acordo com o povo, logo se o povo não votar, de certa forma haverá uma quebra democrática, mas por outro lado, se o voto é obrigatório também há a quebra democrática.
Pode-se dizer que a execução da democracia na prática há algumas quebras, mas são essas quebras que garantem a ordem, e gestão do Estado, pois se não tivesse essa quebra, não haveria segurança e nem respeito entre povos, pois já que o poder teoricamente seria do povo, o povo usar-se-ia dele para sair com vantagens, logo não teria um país por assim dizer, calmo. Então são criadas algumas exceções que quebram a democracia mas trazem segurança, respeito e gestão estatal ao país, são estas quebras de exceções as leis, que são criadas para que não haja um predomínio do mais forte sobre o mais fraco, pode-se citar a teoria de Charles Darwin intitulada Teoria da seleção natural, a qual diz que “os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados” a partir desta teoria pode-se dizer que aquele povo mais forte iria se sobre sair com relação aos mais fracos, assim criando um ambiente de conflito e desordem, é ai que entram as leis na democracia, um conjunto de regras para reger a sociedade de forma igualitária, e ainda é possível dizer que há leis por que houve um momento na democracia que o povo optou por essas regras, um furo democrático, mas para o bem maior da sociedade e que sem a sociedade não haveria leis, logo as leis são uma escolha democrática feita pelo povo, ou seja, o povo escolheu este conjunto de regras.
Já onde eu particularmente diria que a democracia é exercida de forma correta é no tribunal do júri, onde o próprio povo escolhe quais atitudes deverão ser tomadas com o indivíduo que feriu a sociedade, talvez esteja equivocado, mas eu diria que esta é uma atitude democrática, pois não fica a cargo do juiz escolher qual atitude a ser tomada com o réu, já que o juiz é e deve ser mediador e não levar para o pessoal por assim dizer. 
Este trecho do site Jusbrasil define democracia da seguinte forma:
“Democracia é um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Para usar uma frase famosa, democracia é o \"governo do povo para o povo\". Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita. Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada \"democracia pura\"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada \"democracia indireta\"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.” (Fonte:https://www.jusbrasil.com.br/topicos/296427/democracia acesso em 16/02/2019)
Para concluir, pode-se dizer que há na democracia algumas quebras, mas são essas quebram que garantem o bem estar social e o termo democracia á um vasto caminho a ser percorrido, cujo foi um pouco exemplificado aqui, e que todo cidadão tem seus direitos, mas direitos esses que vem acompanhados com seus deveres a serem compridos para o bem maior da sociedade como um todo.