Buscar

FINAL HUMAN

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir sobre fluxos migratórios mistos:
"As características particulares dos fluxos migratórios atuais de natureza mista tornam cada vez mais difícil distinguir entre refugiados e migrantes, que sofrem perseguição e que, por isto, requerem e merecem proteção internacional. Isto acarreta uma tendência, cada vez maior, a considerar, como migrantes, os solicitantes de refúgio, enquanto não provarem o contrário, aos quais se aplicam normas migratórias sem levar em conta suas necessidades específicas de proteção e os limites estabelecidos pelos instrumentos internacionais".
CASTRO PITA, A. Direitos Humanos e Direito Internacional dos Refugiados. In: GEDIEL, J. A. P.; GODOY, G. G. (Org.) Refúgio e Hospitalidade. Curitiba: Kairós Edições, 2016. p. 10.
A Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados define quem pode ser uma pessoa refugiada e quais são os deveres dos Estados que se comprometem a acolher a pessoa refugiada.
Entre os deveres assumidos pelo Estado de acolhimento, está um princípio que garante que uma pessoa que solicita refúgio não pode ser redirecionada para o lugar em que sofre fundado temor de perseguição. Como se designa esse princípio?
	
		a) 
	Princípio da Integração Local.
	
		b) 
	Direito de Asilo Político.
	
		c) 
	Princípio da Não Devolução.
	
		d) 
	Princípio da Repatriação Voluntária.
	
		e) 
	Princípio da Dignidade no Estado de Acolhimento.
	Ocultar Comentários
	
	
	O Direito Internacional reconhece o princípio da não devolução ou non-refoulement como norma cogente, ou seja, uma pessoa que solicita refúgio não pode ser devolvida para o lugar em que sofre fundado temor de perseguição.
	Pergunta 2
	
	0 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir: 
"Representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e de diversas instituições participaram [...] de nova reunião no Palácio da Guanabara para tratar da situação das unidades prisionais no sistema brasileiro, em especial sobre o Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). [...] o órgão judicial ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) reuniu quatro casos de violação de direitos humanos no país e cobrou explicações do Estado brasileiro".
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (MPRJ). MPRJ visita presídio Plácido de Sá Carvalho com a Corte Interamericana de Direitos Humanos, 20 junho 2017. Disponível em: <http://www.mprj.mp.br/pt/home/-/detalhe-noticia/visualizar/42710>. Acesso em: 21/11/2017.
O sistema regional de proteção interamericano, criado pela Organização dos Estados Americanos, é composto por dois órgãos principais. Além da Corte Interamericana de Direitos Humanos citada no texto, qual o outro órgão principal desse sistema regional?
	
		a) 
	Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
	
		b) 
	Comissão em prol da Democracia nas Américas.
	
		c) 
	Comissão Africana para os Direitos Humanos.
	
		d) 
	Corte Europeia para a Proteção dos Direitos Fundamentais.
	
		e) 
	Comitê Interamericano de Monitoramento de Tratados.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir sobre a definição de refúgio: 
"A própria ideia do vocábulo refúgio é rica em reminiscências nos mais diversos contextos espaciais, temporais e emotivos como lar, jornada em busca de proteção e porto seguro". Ademais das noções abstratas, o conceito particular de refúgio e de refugiado, assim como tantas outras palavras de uso corrente, tem significado específico para o Direito".
CASAGRANDE, M. M. Refugiados: proteção universal sob a perspectiva da aplicação transistêmica do Direito Interno e do Direito Internacional. Revista Jurídica da Presidência, Brasília, v. 19, n. 117, fev./maio 2017. p. 128.
O significado específico de pessoa refugiada para o Direito está definido pelo tratado internacional que promove a sua proteção – a Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados, de 1951.
A pessoa refugiada busca proteção internacionalmente porque está sujeita, em seu Estado de origem ou residência habitual, a um fundado temor de perseguição por motivos de:
	
		a) 
	etnia, idioma, exercício de profissão ou violação de direitos humanos.
	
		b) 
	classe social, ofensa pública ou filiação a grupos terroristas.
	
		c) 
	espionagem, violação de direitos comerciais ou crenças políticas.
	
		d) 
	crime, pertencimento a associação proibida pelo governo ou filiação a partido político.
	
		e) 
	raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0 / 0.2 pontos
Leia com atenção o texto a seguir:
"Discriminação por motivo de deficiência significa qualquer diferenciação, exclusão, restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável".
BRASIL. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia>. Acesso em: 21/11/2017.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é uma resposta da comunidade internacional a uma longa história de exclusão e discriminação.
A Convenção instrumentaliza a atuação dos Estados e de toda a sociedade em duas frentes. Uma dessas frentes principais de atuação é a proibição da discriminação contra a pessoa com deficiência. A outra é:
	
		a) 
	desenho universal.
	
		b) 
	perspectivas biológicas.
	
		c) 
	proposta assistencialista.
	
		d) 
	adaptação razoável.
	
		e) 
	promoção da igualdade.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto abaixo:
"Por meio de nota oficial distribuída hoje, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) condenou duramente os ataques aéreos na Síria contra acampamentos de populações deslocadas pela guerra no país, ocorridos ontem [...]. Para o ACNUR, 'os ataques são uma violação flagrante do direito internacional humanitário e dos direitos humanos e demonstram mais uma vez a extrema dificuldade enfrentada pelos civis que fogem da violência na Síria, na tentativa de encontrar segurança".
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). Ataques contra deslocados pela Guerra na Síria desrespeitam direito internacional humanitário, 6 maio 2016. Disponível em:  www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/ataques-contra-deslocados-pela-guerra-na-siria-desrespeitam-direito-internacional-humanitario/>. Acesso em: 21/11/ 2017.
Existem três eixos de proteção dos direitos humanos que visam à garantia dos parâmetros protetivos mínimos enunciados nos tratados internacionais não apenas em tempos de estabilidade, mas também em circunstancias de crises humanitárias.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, identifique os três eixos complementares utilizados pela comunidade internacional para a proteção dos direitos humanos:
	
		a) 
	Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional Humanitário e Direito Constitucional.
	
		b) 
	Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional dos Refugiados e Direito Internacional Humanitário.
	
		c) 
	Direito Internacional Humanitário, Direito Internacional dos Refugiados e Relações Internacionais.
	
		d) 
	Direito Internacional dos Refugiados, Direito Internacional dos Asilados e Direito Internacional dos Exilados.
	
		e) 
	Direito Internacional Público, Direito Internacional Humanitário e Direito Internacional Privado.
	Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir com atenção:
"A Convenção surge como resposta da comunidade internacional à longa históriade discriminação, exclusão e desumanização das pessoas com deficiência. É inovadora em muitos aspectos, tendo sido o tratado de direitos humanos mais rapidamente negociado e o primeiro do século XXI".
PIOVESAN, F. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 303.
A implementação dos direitos das pessoas com deficiência inclui a conscientização de toda a sociedade no combate a estereótipos, preconceitos e práticas nocivas. O Brasil, ao comprometer-se com a Convenção, assumiu obrigações internacionais nesse sentido.
Entre as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil, estão:
	
		a) 
	modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes ou práticas vigentes discriminatórias contra as pessoas com deficiência.
	
		b) 
	garantir acesso à educação superior para os indivíduos definidos como pessoa com deficiência pela Convenção.
	
		c) 
	financiar a prática de esportes de indivíduos definidos como pessoa com deficiência pela Convenção.
	
		d) 
	financiar o desenvolvimento de serviços eletrônicos que contribuam para a inclusão de pessoas com deficiência.
	
		e) 
	regular as informações divulgadas pela mídia sobre a Convenção e sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir sobre a implementação internacional dos direitos humanos:
"O Direito Internacional dos Direitos Humanos possui características singulares: 1) Trata de direitos de todos, não importando a nacionalidade, credo, opção política, entre outras singularidades; 2) os Estados assumem deveres em prol dos indivíduos [...]; 3) os indivíduos têm acesso a instâncias internacionais de supervisão e controle das obrigações dos Estados, sendo criado um conjunto de sofisticados processos internacionais de direitos humanos".
RAMOS, A. C. Processo Internacional dos Direitos Humanos, 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 29-30.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, analise as proposições a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O trauma causado pelos horrores das grandes guerras mundiais não é suficiente para garantir a observância global dos direitos humanos. Por isso, na segunda metade do século XX, surgem tratados internacionais legalmente vinculantes que monitoram as ações dos Estados em relação à proteção dos direitos humanos.
Porque:
II -  Quando o Estado não cumpre com as suas obrigações, indivíduos podem ter acesso a instâncias internacionais para garantir a proteção e implementação dos direitos humanos.
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir sobre o estabelecimento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência:
"[...] em 13 de dezembro de 2006, a Assembleia Geral da ONU adotou resolução que estabeleceu a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência [...] A mensagem principal da Convenção é a de que pessoas com deficiência têm direito ao total espectro dos direitos humanos e liberdades fundamentais sem discriminação".
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL (ONUBR). ONU lembra 10 anos de convenção dos direitos das pessoas com deficiência, 16 maio 2016. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-lembra-10-anos-de-convencao-dos-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/>. Acesso em: 21/11/2017.
A partir da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a deficiência passa a ser vislumbrada, na legislação e nas políticas públicas locais e nacionais, como o resultado da interação entre as pessoas e seu meio ambiente e não como algo que a pessoa leva consigo.
Que terminologia foi retirada da legislação brasileira em virtude dessa nova perspectiva e definição de deficiência trazida pela Convenção?
	
		a) 
	Pessoa portadora de deficiência.
	
		b) 
	Pessoa cadeirante.
	
		c) 
	Desenho universal.
	
		d) 
	Pessoa com transtorno do espectro autista.
	
		e) 
	Autonomia individual e independência.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto abaixo:
"Por meio de nota oficial distribuída hoje, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) condenou duramente os ataques aéreos na Síria contra acampamentos de populações deslocadas pela guerra no país, ocorridos ontem [...]. Para o ACNUR, 'os ataques são uma violação flagrante do direito internacional humanitário e dos direitos humanos e demonstram mais uma vez a extrema dificuldade enfrentada pelos civis que fogem da violência na Síria, na tentativa de encontrar segurança".
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR). Ataques contra deslocados pela Guerra na Síria desrespeitam direito internacional humanitário, 6 maio 2016. Disponível em:  www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/ataques-contra-deslocados-pela-guerra-na-siria-desrespeitam-direito-internacional-humanitario/>. Acesso em: 21/11/ 2017.
Existem três eixos de proteção dos direitos humanos que visam à garantia dos parâmetros protetivos mínimos enunciados nos tratados internacionais não apenas em tempos de estabilidade, mas também em circunstancias de crises humanitárias.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, identifique os três eixos complementares utilizados pela comunidade internacional para a proteção dos direitos humanos:
	
		a) 
	Direito Internacional Público, Direito Internacional Humanitário e Direito Internacional Privado.
	
		b) 
	Direito Internacional Humanitário, Direito Internacional dos Refugiados e Relações Internacionais.
	
		c) 
	Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional Humanitário e Direito Constitucional.
	
		d) 
	Direito Internacional dos Refugiados, Direito Internacional dos Asilados e Direito Internacional dos Exilados.
	
		e) 
	Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional dos Refugiados e Direito Internacional Humanitário.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia o texto a seguir sobre fluxos migratórios mistos:
"As características particulares dos fluxos migratórios atuais de natureza mista tornam cada vez mais difícil distinguir entre refugiados e migrantes, que sofrem perseguição e que, por isto, requerem e merecem proteção internacional. Isto acarreta uma tendência, cada vez maior, a considerar, como migrantes, os solicitantes de refúgio, enquanto não provarem o contrário, aos quais se aplicam normas migratórias sem levar em conta suas necessidades específicas de proteção e os limites estabelecidos pelos instrumentos internacionais".
CASTRO PITA, A. Direitos Humanos e Direito Internacional dos Refugiados. In: GEDIEL, J. A. P.; GODOY, G. G. (Org.) Refúgio e Hospitalidade. Curitiba: Kairós Edições, 2016. p. 10.
A Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados define quem pode ser uma pessoa refugiada e quais são os deveres dos Estados que se comprometem a acolher a pessoa refugiada.
Entre os deveres assumidos pelo Estado de acolhimento, está um princípio que garante que uma pessoa que solicita refúgio não pode ser redirecionada para o lugar em que sofre fundado temor de perseguição. Como se designa esse princípio?
	
		a) 
	Princípio da Integração Local.
	
		b) 
	Princípio da Dignidade no Estado de Acolhimento.
	
		c) 
	Princípio da Repatriação Voluntária.
	
		d) 
	Direito de Asilo Político.
	
		e) 
	Princípio da Não Devolução.
	ergunta 1
	
	0.3 / 0.3 pontos
As lutas das mulheres na história apontam para a construção de dispositivos sociais que as colocassem em situação de menos vulnerabilidade, quando comparadas aos homens. Quando falamos em movimento feminista, é precisoconsiderar que as mulheres, já na década de 1960, buscavam:
	
		a) 
	direitos exclusivos para todas as mulheres.
	
		b) 
	equidade social e civil em relação aos homens.
	
		c) 
	substituir os homens no mercado de trabalho.
	
		d) 
	modificar significativamente o conceito de família.
	
		e) 
	garantia de privilégios perante os homens.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.3 / 0.3 pontos
Leia atentamente o excerto a seguir.
"Nós devemos ir até o fim! Nós devemos lutar na França, nós devemos lutar nos mares e oceanos, nós devemos lutar com cada vez mais confiança e força nos céus! Nós devemos defender a nossa ilha, não importa o custo! Nós devemos lutar nas praias, nós devemos lutar nos campos de pouso, nós devemos lutar nos campos e nas ruas, nós devemos lutar nas montanhas. Nós não nos renderemos jamais!"
CHURCHILL, W. Winston Churchill Ceo: 25 Lições Indispensáveis para Líderes Extraordinários. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 163.
De 1939 a 1945, as mulheres tiveram que assumir posições antes jamais pensadas. Dessa maneira, assumiram posições importantes no mercado de trabalho, e a velha imagem de dona do lar começava a ser questionada. O período histórico em que as mulheres começaram a ter grande participação no mercado de trabalho foi:
	
		a) 
	a Primeira Guerra Mundial.
	
		b) 
	a Guerra do Paraguai.
	
		c) 
	a Guerra Fria.
	
		d) 
	a Guerra dos Emboabas.
	
		e) 
	a Segunda Guerra Mundial.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.3 / 0.3 pontos
É preciso criar meios para sair de uma posição desprestigiada e tornar suas perspectivas e respectivos desdobramentos como campo a ser reconhecido e compreendido pelo locus social.
A Teoria Queer veio a demonstrar a indignação de uma parcela significativa da sociedade contra preconceitos e desrespeito. Esse mal-estar social diz respeito à:
	
		a) 
	falta de escolaridade.
	
		b) 
	ignorância política.
	
		c) 
	condição social dos homens.
	
		d) 
	orientação sexual das pessoas.
	
		e) 
	etnia dos indivíduos.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.3 / 0.3 pontos
O Pós-estruturalismo buscou compreender as relações de poder estabelecidas na sociedade, seja na política, nas escolas, nas empresas e demais espaços sociais administrados por regulamentos e hierarquias.
Um importante autor da concepção pós-estruturalista, Michel Foucalt, foi responsável pela produção das obras Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir e História da Sexualidade. É possível dizer que as pesquisas e estudos do referido filósofo estavam compromissados com:
	
		a) 
	as relações de poder na sociedade.
	
		b) 
	a disputa entre comunismo e capitalismo.
	
		c) 
	a teoria do conhecimento, defendendo uma abordagem idealista.
	
		d) 
	o multiculturalismo e seus desdobramentos.
	
		e) 
	as mazelas sociais do Estado capitalista.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.3 / 0.3 pontos
Quando o assunto é a luta pelos direitos da população LGBT, os EUA são referência. Desde a década de 1960 havia movimentações de pessoas ligadas ao movimento enfrentando o sistema e o machismo impregnado na sociedade estadunidense.
Conforme estudamos, a comunidade LGBT vem lutando por reconhecimento de suas particularidades, respeito às diferenças e da liberdade no que diz respeito à orientação sexual de cada indivíduo. Um acontecimento no final da década de 1960 nos EUA, em especial, constitui-se como marco da luta LGBT. Estamos falando da:
	
		a) 
	Segunda Guerra Mundial.
	
		b) 
	Revolução Inglesa.
	
		c) 
	Revolta de Stonewall.
	
		d) 
	Revolta de Stalingrado.
	
		e) 
	Revolução francesa.
	Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
Gradativamente, o Estado brasileiro foi reconhecendo que a escravidão chegaria aos seus dias finais. Apesar da contestação dos fazendeiros, as leis foram sendo criadas e a escravidão, a cada dia, enfraquecia-se. Considerando o conteúdo do livro-texto sobre esse tema, é correto afirmar que a lei responsável por determinar o fim da escravidão é conhecida como:
	
		a) 
	Lei do Ventre Livre.
	
		b) 
	Lei Áurea.
	
		c) 
	Lei dos Sexagenários.
	
		d) 
	Lei Maria da Penha.
	
		e) 
	Lei Eusébio de Queirós.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.2 / 0.2 pontos
Ao chegarem nas suas colônias, os portugueses utilizaram todas as possibilidades para retirar destas metais preciosos e riquezas que serviram para enriquecer os cofres da metrópole. Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a relação entre colonizadores e colonizados no período colonial brasileiro foi:
	
		a) 
	solidária.
	
		b) 
	violenta.
	
		c) 
	recíproca.
	
		d) 
	indiferente.
	
		e) 
	compreensiva.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
As imposições das civilizações colonizadoras provocaram uma forte ruptura dos laços culturais existentes nos povos colonizados, que a todo momento recebiam instruções de costumes diferentes dos seus. Sua cultura era rejeitada e classificada como inferior, provocando um processo de transformação radical em suas vidas.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que o termo "aculturação" pode ser definido como:
	
		a) 
	resgate da cultura de nossos antepassados de maneira espontânea.
	
		b) 
	transformações e mudanças que indivíduos, grupos e povos sofreram em seus costumes e hábitos.
	
		c) 
	apropriação da cultura europeia pelos indígenas de maneira amistosa.
	
		d) 
	valorização da cultura afro-brasileira nas escolas.
	
		e) 
	inclusão da cultura africana na sociedade indígena.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.2 / 0.2 pontos
Havia muita pressão dos ingleses para que a escravidão chegasse ao fim, especialmente para a conquista de novos mercados consumidores e a distribuição de suas mercadorias pelo mundo. Afinal, a escravidão não abria espaço para os anseios capitalistas. Considerando o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que o último país a decretar o fim do comércio de escravos foi:
	
		a) 
	a Espanha.
	
		b) 
	Portugal.
	
		c) 
	os Estados Unidos.
	
		d) 
	o Brasil.
	
		e) 
	a Inglaterra.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0 / 0.2 pontos
Em certas ocasiões, o Estado precisa se posicionar e garantir que o espaço/território de determinados grupos sociais seja assegurado, haja vista o grande número de invasões e conflitos ocasionados pela posse de terras envolvendo o interesse de grandes empresas na aquisição desses espaços.
 
Como visto no livro-texto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é o órgão responsável por determinar, na esfera federal, a definição dos territórios das comunidades:
	
		a) 
	periféricas urbanas.
	
		b) 
	rurais no Brasil.
	
		c) 
	carentes das favelas do Rio de Janeiro.
	
		d) 
	indígenas.
	
		e) 
	quilombolas no campo e na cidade.
	Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
É verdade que a atenção do Estado brasileiro sempre foi para as regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses estados se concentram a maiores rendas per capita nacional e os melhores serviços oferecidos à população: saúde, educação, transportes, entre outros.
 
Por outro lado, como visto no livro-texto, a região brasileira que possui maior vulnerabilidade social é a região:
	
		a) 
	Norte.
	
		b) 
	Sudeste.
	
		c) 
	Centro-Oeste.
	
		d) 
	Sul.
	
		e) 
	Nordeste.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.2 / 0.2 pontos
A cultura e os costumes são resultados das vivências do cotidiano de pessoas que compartilham a mesma língua, gostos, hábitos e outras coletividades. Nesse sentido, as relações entre os indivíduos que convivem numa mesma comunidade são conduzidas por regras de convivência construídas de gerações anteriores, assim como na construção de novos costumes oriundos das demandas proporcionadas pelas suas respectivas realidades sociais. 
 
No que concerne às terras quilombolas, pode-se afirmar que elas são formadas pela:
	
		a)população negra.
	
		b) 
	população indígena.
	
		c) 
	população mista.
	
		d) 
	população asiática.
	
		e) 
	população branca.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
No caminhar histórico da escravidão, pelas mudanças que as sociedades exigiam, algumas questões sobre o processo de escravização foram revistas e pressões de grupos políticos e nações centrais acabaram ganhando terreno em algumas decisões.
Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a Lei do Ventre Livre (1871) garantiu:
	
		a) 
	a liberdade para os escravos maiores de 60 anos.
	
		b) 
	a liberdade para os filhos de escravos nascidos após a implantação da referida lei.
	
		c) 
	a proibição do comércio internacional de escravos.
	
		d) 
	o casamento entre escravos.
	
		e) 
	o fim da escravidão.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.2 / 0.2 pontos
Havia muita pressão dos ingleses para que a escravidão chegasse ao fim, especialmente para a conquista de novos mercados consumidores e a distribuição de suas mercadorias pelo mundo. Afinal, a escravidão não abria espaço para os anseios capitalistas. Considerando o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que o último país a decretar o fim do comércio de escravos foi:
	
		a) 
	a Inglaterra.
	
		b) 
	o Brasil.
	
		c) 
	a Espanha.
	
		d) 
	Portugal.
	
		e) 
	os Estados Unidos.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Gradativamente, o Estado brasileiro foi reconhecendo que a escravidão chegaria aos seus dias finais. Apesar da contestação dos fazendeiros, as leis foram sendo criadas e a escravidão, a cada dia, enfraquecia-se. Considerando o conteúdo do livro-texto sobre esse tema, é correto afirmar que a lei responsável por determinar o fim da escravidão é conhecida como:
	
		a) 
	Lei Áurea.
	
		b) 
	Lei dos Sexagenários.
	
		c) 
	Lei do Ventre Livre.
	
		d) 
	Lei Maria da Penha.
	
		e) 
	Lei Eusébio de Queirós.
	Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
O Renascimento foi um movimento de extrema importância na medida em que serviu de base para a construção do Iluminismo, a Revolução Cultural da sociedade burguesa. Tal Revolução questionou as explicações religiosas sobre o mundo, atribuindo à ciência a prerrogativa para a produção do conhecimento. Com a emergência dos ideais iluministas, a ciência iria se desenvolver a partir de duas escolas de pensamento.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente essas duas escolas:
	
		a) 
	Positivista e Compreensiva.
	
		b) 
	Darwinista e Reducionista.
	
		c) 
	Racionalista e Empirista.
	
		d) 
	Marxista e Liberal.
	
		e) 
	Evolucionista e Religiosa.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0.2 / 0.2 pontos
A escola de sociologia da Universidade de Chicago desenvolveu-se a partir de diferentes métodos de investigação. Destaque para os trabalhos publicados por Robert Park, na vertente sociológica intitulada Ecologia Urbana. Os estudiosos ligados a essa vertente buscaram apontar que o ser humano, com seu interesse no desenvolvimento industrial, acaba por romper com o equilíbrio biótico, o que os levou a fundar uma importante escola do pensamento sociológico.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, analise as seguintes afirmativas:
 
I - Na década de 1920, Park e seus colegas contribuíram decisivamente para o desenvolvimento dos temas relacionados à ecologia urbana.
II – Da escola de sociologia da Universidade de Chicago surgiram conceitos como o de teia da vida, baseado na interligação entre as espécies humanas e não humanas.
III – A sociologia ambiental é o ramo do saber especializado que justifica o antropocentrismo moderno em todas as suas dimensões.
IV – O conceito de teia da vida surge como uma das primeiras iniciativas para questionar o antropocentrismo moderno, ressaltando as relações de interdependência entre os elementos que compõem os ecossistemas.
 
Está(ão) correta(s):
	
		a) 
	somente as afirmativas I e II.
	
		b) 
	somente as afirmativas II e III.
	
		c) 
	somente a afirmativa III.
	
		d) 
	somente as afirmativas I, II e IV.
	
		e) 
	somente as afirmativas I, II, e III.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
Segundo a corrente de pensamento que tem como eixo principal a explicação das injustiças que surgem com a emergência de uma sociedade dividida por classes sociais, deve-se levar em conta a intensificação do privilégio de uma minoria que, além de explorar recursos humanos enquanto força de trabalho, toma para si as riquezas dos recursos naturais que utiliza na produção do seu modo de vida. Seu desenvolvimento compreende que essa mesma minoria procura descartar todo o lixo e a poluição gerados durante os processos produtivos sem assumir a responsabilidade sobre tais resíduos.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que essa corrente do pensamento social é conhecida como:
	
		a) 
	marxismo ecológico.
	
		b) 
	desenvolvimento sustentável.
	
		c) 
	ambientalismo contemporâneo.
	
		d) 
	antropocentrismo moderno.
	
		e) 
	desenvolvimentismo.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0 / 0.2 pontos
A partir da década de 1970 vem ocorrendo um processo sem precedentes na história das sociedades humanas: o fenômeno da globalização. Tal processo relaciona-se com uma revolução, chamada de Revolução Técnico-Científica- Informacional.
 
Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, analise as seguintes afirmativas:
 
I – A globalização caracteriza-se pela necessidade de se pensar as relações sociais (culturais, produtivas, econômicas, políticas, históricas e geográficas) em escala mundial.
II – A globalização ampliou o isolamento das sociedades e dos mercados nacionais, contribuindo para uma situação de enclausuramento dos cidadãos.
III – As transformações geradas pela Revolução Técnico-Científica-Informacional exigiram que os processos sociais passassem a ter um alcance planetário.
IV – A Revolução Técnico-Científica-Informacional popularizou diferentes matrizes energéticas, como o carvão mineral e a eletricidade.
 
Está(ão) correta(s):
	
		a) 
	somente as afirmativas II e III.
	
		b) 
	somente as afirmativas I e II.
	
		c) 
	somente as afirmativas III e IV.
	
		d) 
	somente as afirmativas I e III.
	
		e) 
	somente as afirmativas II e IV.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Trata-se de uma ciência, pela qual são plantadas novas sementes do saber e do conhecimento sobre a ação humana na natureza, onde torna-se possível enraízar o saber no ser e também na terra. Desse modo, apresenta-se como uma espécie de caldeirão no qual convergem os saberes e as práticas, as artes e os ofícios, destinados à emergência de um novo paradigma produtivo, ou seja, um modelo alternativo à agricultura convencional.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a ciência que estabelece as bases científicas para uma alternativa à agricultura convencional é:
	
		a) 
	a Engenharia agronômica.
	
		b) 
	a Agropecuária.
	
		c) 
	o Empirismo.
	
		d) 
	a Agroecologia.
	
		e) 
	o Agronegócio.

Continue navegando