Buscar

Resumo para prova Processos da Avaliação Psicológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Livro: AMBIEL, R. A. A avaliação psicológica: Guia de Consulta para estudantes e profissionais de psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. Capítulo 7 – A ética no uso de testes no processo de Avaliação Psicológica 
RESUMO
DISCIPLINA PROCESSOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Avaliação Psicológica – processo técnico e científico de coleta de dados e interpretações, com pessoas ou grupos de pessoas, por meio de informações obtidas em questionários, métodos, instrumentos psicológicos, entrevistas, entre outros. 
Diferença entre Avaliação Psicológica e Testagem Psicológica - Avaliação Psicológica refere-se a um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, como testes, entrevistas, observações, análises de documentos, entre outras, a testagem psicológica deve ser considerada como uma das etapas da avaliação, por meio da utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
Testes Psicológicos – um procedimento sistemático para observar um comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas (inteligência, cognição, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, emoção, afeto, motivação, personalidade) segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. A qualidade ca psicométrica dos testes é fundamental, eles devem ser adequados à realidade brasileira. Do contrário, produzirá resultados inválidos. É preciso ter validade, precisão e padronização.
Resolução CFP n. 002/2003 Artigos 10 e 16 – só será permitida a utilização dos testes psicológicos que obtiverem o parecer favorável pelo CFP e será considerada falta ética a utilização de instrumento que não esteja em condição de uso, os não aprovados pelo SATEPSI, disponíveis no site do CFP. O psicólogo que utiliza testes deverá observar os manuais e buscar informações adicionais.
Habilidades para utilização de instrumentos:
· Do aplicador – habilidades teóricas e de interpretação.
· Do psicólogo – conhecimento para a interpretação conforme a teoria e o construto a ser avaliado.
Os testes deverão ser utilizados dentro dos padrões referidos no manual quanto ao ambiente, espaço físico, vestimenta do aplicador e estímulos ambientais que possam interferir.
Falta de ética na aplicação de testes, que podem resultar numa avaliação inadequada:
· Não aprovados pelo CFP;
· Interpretação errônea;
· Falta de cuidado quanto à observação das regras;
· Disseminação de testes em processos seletivos ou outras situações de forma irresponsável.
· O uso por pessoas não qualificadas. A utilização de testes psicológicos é atribuição de psicólogos;
Para que o profissional atue de forma ética deve manter contínuo aprimoramento, utilizar somente testes aprovados pelo SATEPSI, realizar a avaliação em condições adequadas, manter o sigilo das informações, fazer a correta guarda dos documentos em arquivos seguros e controlados, proteger a integridade dos documentos, não os comercializar, publicar ou ensinar a não psicólogos.
A devolutiva nos processos de avaliação psicológica é assegurada pela resolução CFP 01/2002, bem como o sigilo a respeito do resultado. O candidato deverá ser informado a respeito dos procedimentos a que será submetido e quanto ao resultado obtido, transmitindo somente o necessário a quem de direito possa interessar, e orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos necessários. O psicólogo deve fornecer os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho, sempre que solicitado.
Prazo mínimo para a guarda de documentos: 5 anos. O psicólogo ou a instituição que fez a avaliação são os responsáveis pela guarda.
Para elaboração e referência desses documentos: resolução 007/2003 – Manual de Elaboração de Documentos Escritos 
A ética no uso de testes no processo de Avaliação Psicológica corresponde à elaboração ou escolha adequada de instrumentos e aplicação sob as condições adequadas. O psicólogo escolher o quê aferir, como aferir, as consequências dessa aferição e o uso dos resultados obtidos. A avaliação psicológica deve ser marcada pela técnica, nunca pela política.

Continue navegando