Buscar

Jusnaturalismo Moderno e Filosofia

Prévia do material em texto

Portfólio aula 4 
 Mariano da Silva Frutuoso
Jusnaturalismo moderno . Direito natural que diverge do juspositivismo, e que deve prevlecer sobre este , caso haja conflito . O doutrinador Hugo Grócio que originou o jusnaturalismo moderno, devido a sua familiariade com tratado sitemático do direito internacional , obteve êxito na Europa devido a um direito natural que estava em conformidade com a razão humana. Foi de grande importância para o direito internacional , pois os tratados daquela época ,tinha como título Do direito natural e das gentes.
John Locke, Fundador do liberalismo , dizia que o estado de natureza era viver em sociedade e solidificar os direitos.Preservava a propriedade privada. O contrato social de locke ; o homem é a moral no estado de natureza , não é admitido por emoções , era um condição de liberdade e igualdade. Retirar o contrato da natureza para o social , poque no direito natural não era garantido . Ir para o estado socail para garantir mais direitos ,que o homem merece. O homeme antecede a sociedade , já tinnha direitos garantidos , ela começou a existir para garntir os direitos dos indivíduos. 
Thomas Hobbes, dizia que o homem é lobo do homem . O homem no estado natural era egoísta , egocêntrico e inseguro . Não conhecia e não tinha senso de justiça. Onde não há regras , os homens se enfrentam numa competição , desde que os recursos sejam limitados . Os homens naturalmente desejam a glória destruindo uns aos outros , as pessos estão ás vezes em pé de igualdade na força e inteligência , nehuma pessoa ou grupo será detentor do poder. Sendo assim , haverá conflito eterno e cada homem será inimigo do outro homem.
Kant foi um filósofo inovador, visto que na sua época, analisou a filosofia de acordo com a metafísica , caminhando de maneira exata os prinncípios racionais, delimitando os princípios e os limites da razão. o ser humano é um ser racional merece respeito e dignidade. A razão dar início a filosofia e caminha para a crítica do conhecimento. Kant define que “todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência” , isso demonstra que para ele , é necessário tanto a razão , qaunto experiência com os fatos da realidade empírica.
Hugo Grócio 
·	Direito Internacional: pacta
sunt servanda
·	Direito natural com anterior ao direito positivo
·	Natureza dos homens e das coisas
John Locke
·	vida ,liberdade e propriedade privada
·	Estado de Natureza , tudo é de todos
·	Estado social político ,contrato social
·	Conhecimento é constituído de ideias
·	Leis naturais não inatas
Thomas Hobbes 
*teoria contratulista 
* O homem é lobo do homem
*Estado de liberdade , medo, não há garantias de sobrevivência
*Estado político social , leis opressoras , segurança ,sobrevivência
*O jusnaturalismo é obedecer às normas expedidas
pelo soberano, submetendo-se de modo irrestrito
Kant
*Criticismo , sítese da ideias racionalista e empíricas
*O homem é um fim em si mesmo
* Racionalismo e Empirismo
* Metafíscia : Ideias ,universo , deus e mundo

Continue navegando