Buscar

AP1 PCA liderança - LUDMILA CARDOSO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
LUDMILA CARDOSO DA SILVA
2033680
AP1 PCA – LIDERANÇA
DUQUE DE CAXIAS, SETEMBRO 2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................2
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................3
3 CONCLUSÃO............................................................................................5
4 REFEÊNCIAS...........................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
“Liderança é a habilidade que um líder possui, de influenciar pessoas para trabalharem de forma motivada e cooperativa, visando atingir aos objetivos identificados e estabelecidos como sendo para o bem comum de uma equipe.”
2 DESENVOLVIMENTO
Questão 1: Quando o assunto é liderança muitos personagens vem a nossa cabeça. Com isso aponte o líder que mais chamou a sua atenção positivamente ou negativamente, no passado ou no presente. Quais as suas maiores qualidades? E os seus defeitos? E o porquê de sua escolha.
Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político com um dos maiores nomes da luta pela igualdade social dos EUA e que ganhou grande reconhecimento no mundo todo. Sua estratégia de luta era o método da não-violência e pregação de amor ao próximo, inspiradas nas ideias cristãs. Praticava também, a desobediência civil utilizada por Mahatma Gandhi durante a independência da Índia, igualmente.
Ao optar pela revolução pacífica, Luther King provocou a ira das autoridades e de grupos racistas como a Ku Klux Klan, que costumavam atacar com violência seus partidários e até o próprio King. Também encontrou resistência entre outros grupos de ativistas negros que costumavam usar métodos e/ou discursos violentos como os “Panteras Negras” e o muçulmano Malcon-X.
Para mim, Martin não tinha defeitos. Muito pelo contrário. Se não fosse por ele, hoje as vidas negras seriam ainda menos importantes perante a sociedade, pois sabemos que o preconceito ainda existe e muito, mas graças a ele, hoje todos tem voz , tem o direito de ir e vir, o direito de ouvir e ser ouvido etc.
Questão 2: Um líder nasce pronto? Como se constrói um líder? A liderança é inerente ao indivíduo ou é possível treinar alguém para se tornar um líder?
Um líder nasce pronto. 
“Um líder eficaz não é alguém que você gosta ou admira. É alguém cujos seguidores fazem o que ele diz. Popularidade não é liderança, resultados sim.” – Peter Drucker no artigo Famous People >> Business People. Portanto, se o líder tem empatia pela sua equipe, está disposto a ouvir opiniões construtivas para a organização, aprende a descentralizar o poder etc., ele já é considerado um bom líder.
Pode-se treinar alguém para ser líder sim, mas isso não quer dizer que a pessoa realmente será líder.
Questão 3: Todos os segredos apresentados acima por Napoleon Hill devem ser levados em consideração no exercício da liderança. Escolha o mais importante e diga o motivo de sua escolha, aprofundando ainda mais tema proposto pelo autor.
Cooperação. 
O líder precisa saber partilhar seus conhecimentos e também receber os mesmos de outras pessoas envolvidas, afinal ele está na função devido ao conhecimento técnico. Quando se tem visão de negócio, o líder traduz de forma prática como chegar aos objetivos da organização. Com isso, ele pega o conhecimento junto com a visão de negócios e consegue transformar todos os pontos em ações e práticas.
Portanto, todos ficam com o sentimento de que quando conquistam juntos, participam, são aceitos pelo que são e sempre buscam cooperar para a realização de objetivos comuns.
Questão 4: A influência que o líder tem sobre outras pessoas depende de sua posição, de seus recursos, ou de algum tipo de carisma pessoal?
Depende de tudo isso e mais um pouco. Quando se tem carisma pessoal, fica um pouco mais fácil, porém, isso não quer dizer que seus seguidores devam desrespeitar seu líder simplesmente pelo fato dele ser “liberal” com certas coisas. Deve sempre haver o respeito, todos devem saber seus devidos lugares dentro da organização. Quando se obtém os recursos necessários, os resultados tendem a ser sempre bons pois sem recursos, o líder acaba perdendo um pouco de sua credibilidade perante aos seus seguidores, não pode simplesmente traçar um objetivo sem ter os devidos recursos para fazê-lo, por exemplo. 
3 CONCLUSÃO
Não esperamos ser promovidos para exercer a liderança, afinal, seremos promovidos pela capacidade de conhecer, agir e nos relacionar. Devemos começar esse processo de onde estamos, independente se no meio da hierarquia ou em sua base.
4 REFERÊNCIAS
https://actioncoach.com.br/blog/um-bom-lider-nasce-ou-se-faz/
https://administradores.com.br/noticias/quatro-motivos-que-fizeram-de-martin-luther-king-um-grande-lider

Continue navegando