Buscar

Melhoramento genético animal - Endogamia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Melhoramento genético animal 
Endogamia
Conceitos 
● A consanguinidade ou endogamia é um sistema de acasalamento no qual os progenitores apresentam parentesco superior ao parentesco médio da população; 
● Diz-se que um animal é consanguíneo quando os pais possuem um ou mais ancestral em comum, existindo, portanto, certo grau natural de homozigosidade nas populações (GIANNONI,1989) 
● Esse sistema de acasalamento não cria novos alelos nem modifica os já existentes, porém altera a distribuição(frequência) de genótipos dos indivíduos da população. 
 ➙ Parentesco: indivíduos com ao menos um parentesco em comum
 ➙ Consanguíneo: indivíduos cujo pais são parentes
 ➙ Consanguinidade: consequência do cruzamento de indivíduos que são parentes.
Efeito genético 
● A forma mais extrema de endocruzamento é a autofecundação, o que causa, a cada geração a redução de proporção de heterozigose (Aa) à metade, aumentando a homozigose (AA ou aa); 
● Se a superioridade fenotípica dos indivíduos depender de efeitos de dominância, da sobrevivência ou da epistasia, a consanguinidade pode provocar a redução do valor fenotípico médio da população.
Pontos positivos e negativos
● com o aumento da homozigose, pode ocorrer a depressão endogâmica (quanto mais cruzar animais com parentesco, pode-se diminuir o vigor dessa população. Exemplo: nanismo) 
● a endogamia tende a fixar tanto alelos favoráveis quanto desfavoráveis em alguns loci, por isso esse método não pode ser considerado bom ou ruim. 
Depressão por endogamia
● muitas linhagens tendem a desaparecer em consequência de problemas reprodutivos (ARMADA; AZEVEDO, 2005) 
● é possível selecionar indivíduos homozigotos fortes e vantajosos em alguma característica desejada, pois a endogamia permite, pelo aumento do grau de homozigose, fixar um tipo desejado de animal. 
Tipos de endogamia 
➙ Natural: pode ser observada nas plantas autógamas (plantas hermafroditas) 
➙ Artificial: não intencional - quando populações alógamas (plantas diferentes com gametas diferentes) são reproduzidas com pouco número de indivíduos, ou seja, populações pequenas, obrigando o acasalamento entre parentes; (feitos em animais) 
➙ Intencional: quando se deseja forçar o aumento de homozigose nas descendências. 
Exemplo: formação de raças em animais ou em linhagens endogâmicas em plantas. 
➙linebreeding: quando há um ancestral em comum 
➙inbreeding: quando há dois ou mais ancestral em comum 
Coeficiente de endocruzamento(F) 
● É a probabilidade de que um determinado individuo receba dois genes iguais (AA ou aa) por “origem comum”, ou seja, de que ele possa ter recebido cópias de um mesmo gene de um ancestral em comum 
● receber dois genes igual pode ser bom ou ruim, porém depende da finalidade. Por exemplo, um gene que seja importante para o aparecimento de câncer, nesse caso receber dois genes se torna ruim.
● Quanto mais gerações for tendo nas populações, a carga genética será diluída, pois irmãos completos e meio-irmão possuem uma carga genética diferente
● A endogamia pode ser controlada por 4 diferentes fases de um programa de melhoramento, sendo elas: durante a avaliação genética; no momento da seleção; na definição dos acasalamentos; e na seleção de acasalamento. 
● Limitações: informação de parentesco perdida ou desconhecida; erro na informação de parentesco; e a tendência de focar o controle apenas na próxima geração. Animais consanguíneo podem apresentar nos seus filhos, problemas genéticos por apresentar consanguinidade e isso geneticamente pode não ser bom. 
Exemplo de doenças 
● gatos
↳ Fenótipo: doença de Chediak-Higashi: albinismo oculocutâneo parcial; suscetibilidade aumentada a infecção e tendência a sangramentos. Os animais afetados apresentam plaquetas defeituosas; Grânulos aumentados em leucócitos polimorfonucleares em monócitos e aumento de grande melanina dos pelos (AR)
● Suínos
↳ Fenótipos: ausência de extremidades: os leitões nascem vivos, sem os membros anteriores; (AR) autossômica recessiva. 
↳ Fissura palatina: Os leitões não conseguem mamar; (AR)
↳ Hemofilia: defeito na coagulação sanguínea (XR).
↳ Hidrocefalia: os leitões nascem mortos ou morrem em poucos dias (AR)
↳ Paralisia: afeta apenas os membros posteriores. os leitores se arrastam com ajuda dos membros anteriores e em poucos dias morrem. (AR)
● Ovinos 
↳ Fenótipo: Nanismo: animais anões, com a boca de “papagaio”;(AR)
↳ Contratura muscular: ao nascimento, os membros fixos, rígidos em posições anormais e com o mínimo de movimento articular. 
● Bovinos
↳Fenótipo agnatia um maxilar inferior é bem mais curto que o superior; (XR)
↳Amputação: com os membros anteriores terminam com o número e os posteriores podem existir até os joelhos. Os afetados apresentam ainda hidrocefalia e palato fendido e morrem em alguns dias; (AR)
↳ Prognatismo: crânio largo, órbitas oculares grandes, testa larga, ossos nasais largos e chaves visão prejudicada a luz do dia; (AR)
↳ Hérnia cerebral: por falha na ossificação dos frontais fica uma abertura por onde tecido cerebral protui. Os bezerros nascem mortos ou morre em seguida; (AR)
↳ Catarata congênita: o cristalino é opaco. A córnea com a idade aumentadas e fica distorcida; (AR)
↳ Molares fundidos: os pré-molares estão fundidos com a mandíbula que é reduzida no comprimento e na largura resultando na aparência de “boca de papagaio”; (AR)
● Equinos
↳ Fenótipo: Ausência de membros anteriores (AR) 
↳ Atresia do Cólon: fechamento do colo ascendente (AR)
● Cães
 ↳ Fenótipo: distrofia muscular: os animais afetados têm um andar a normalmente rígido, onde os membros posteriores apresentam movimentos semelhantes às do coelho abdução das patas e adução do joelho e jarretes. o enfraquecimento muscular é fraqueza são progressivos (XR)

Continue navegando

Outros materiais