Buscar

AV1 Amanda Dell Agnolo Silva - Corona Vírus

Prévia do material em texto

NOME DO ALUNO: Amanda Dell Agnolo Silva
	DISCIPLINA: Noções de Direito
	CURSO: Administração Geral Turma: 0289
	PROFESSOR: 
AV1
Ler e analisar o artigo de notícia referido abaixo e, com base nos assuntos abordados no material disponibilizado, responder aos questionamentos. O aluno utilizará o material abaixo como fonte para a elaboração de suas respostas.
O trabalho deverá ser realizado individualmente, e entregue via “produção acadêmica” no AVA, até o dia 26/04/2020. 
MATERIAL PARA RESOLUÇÃO DA PROVA.
(item 1) TEXTO BASE PARA ANÁLISE – anexo na aula estruturada
Polato, Amanda; Macedo, Letícia; Modelli; Laís. Um terço da população mundial está em isolamento; veja medidas de diferentes países para conter o coronavírus. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/27/13-da-populacao-mundial-esta-em-isolamento-veja-medidas-de-diferentes-paises-para-conter-o-coronavirus.ghtml. Acesso: 08/04/2020.
(item 2) TEXTOS DE APOIO PARA BUSCAR RESPOSTAS – anexo na aula estruturada
VENOSA, Silvio de Salvo. Introdução ao estudo do direito. Rio de Janeiro: Atlas 2018. (Capítulos 4 e 5)
PARK, Robert E. e BURGESS, Ernest W. “Competição, conflito, acomodação e assimilação”. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 13, n. 38, pp. 129-138, Agosto de 2014. ISSN 1676-8965
CUNHA, Alexandre Sanches. Manual de filosofia do direito. Rio de janeiro. JusPodivm. 2019.
QUESTÃO 1 - 
O Covid-19, como muitos brasileiros falam, “chegou, chegando”. As tomadas de decisões em todos os países foram extremamente difíceis, porem se fez necessário pois o coronavírus tem uma disseminação/propagação muito ágil, e como não vemos a olho nu, não temos como desviar dele, o único jeito para ajudar todos em geral, em todas as faixar de idade é nos isolarmos, como foi decretado em vários países. O covid-19 em geral matou mais que qualquer outra epidemia desde o ano 2000 até atualmente, ultrapassando um total de 200 mil mortes no mundo, a decisão de alguns países em ficar de lockdown (fechamento completo), foi de extrema importância para o mundo todo, pois a propagação diminui e foi se dando tempo ao pessoal da área da saúde para achar uma solução adequada. Ainda estamos na luta contra o coronavírus, tomando cuidados necessários.
QUESTÃO 2 – 
Ao meu ver todos os conceitos tem um pouco a justificar os posicionamentos adotados pelos governantes, nos padrões morais existe os que permanecem e são constantes e outros que se modificam no tempo e no espaço. A Moral não só orienta a conduta dos indivíduos em sociedade, a moral indica regras de conduta para o bem-estar e aperfeiçoamento da sociedade, no Direito como na Moral existem regras a serem seguidas ou obedecidas, também as regras de religião atuam nas condutas pessoais, onde cabe a nós mesmos nos cuidar, muitos buscam a religião e a fé para passar pelos posicionamentos estabelecidos pelos governantes.
QUESTÃO 3 – 
 
Não temos como falar de covid-19 sem associa-lo á China e a Itália, pois na China foi onde surgiu o primeiro caso, que foi registrada em dezembro de 2019, e na Itália foi onde o vírus foi o mais mortal (até o dia 27/03/2020). Ambos tomaram decisões difíceis e indispensáveis, a china por sua vez restringiu a circulação, fechou escolas, serviços não essenciais e fronteiras, já a Itália restringiu aglomeração (diferente da China que restringiu a circulação), fechou escolas, serviços não essenciais e fronteiras, os dois países adotaram medidas parecidas, porém um teve mais fatalidade do que outro. Tanto o trato social como o direito e a moral pertencem ao mundo normativo, ambos ajudam a tornar a convivência mais agradável através de normas de convivências, o desrespeito a essas regras, que não tocam diretamente a Moral ou o Direito, mas podem relacionar-se com eles, acarreta o desajuste social perante a algum grupo, o pré-julgamento e a exclusão dos cidadãos. Os comportamentos de isolamentos têm como base um pouco do conceito de moral, trato social ou regra de cortesia, religião e direito, todos eles incentivam a quarentena.

Continue navegando