Buscar

Avaliação final - Administração da Produção

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As decisões que devem ser estudadas sobre a localização física da organização, ou seja, da planta de produção, são levadas em consideração como estratégias que integram o planejamento global do ramo de negócio. Sabendo que o preço de venda da maioria dos produtos produzidos vai de acordo com o mercado, tem-se a necessidade das empresas conhecerem detalhadamente os custos nos quais incorrerão em determinada localidade. O modelo utilizado como padronização quando se trata na decisão da localização é o "custo-volume-lucro". Observe a imagem anexa que apresenta as curvas de custo total versus a quantidade produzida mensalmente para as cidades de Brasília, Goiânia e São Paulo. Estas cidades foram selecionadas previamente para receber um novo parque fabril de produção de brinquedos. Sabe-se que a receita total é a mesma para as três localidades e que a decisão com base no lucro esperado em cada localidade varia com a quantidade produzida. A análise do modelo de "custo-volume-lucro" apresentada no gráfico revela que:
	
	 a)
	São Paulo é a localidade que proporcionará maior lucro para a nova fábrica, se a quantidade mensal a ser produzida variar entre 5000 e 10000 unidades, considerando-se a estrutura de custos apresentada.
	 b)
	Brasília é a localidade mais indicada para receber a nova fábrica para volumes de produção mensal inferiores a 5000 unidades, pois é a cidade que viabilizará maior lucro.
	 c)
	São Paulo é a cidade na qual deve ser instalada a nova unidade produtiva, se a quantidade a ser produzida mensalmente for maior que 7500 unidades, pois, a partir desse volume de produção, é a localidade que proporcionará maior lucro.
	 d)
	Goiânia deve receber a instalação da nova fábrica, se a quantidade produzida mensalmente for superior a 10000 unidades, tendo em vista que, nas condições apresentadas, é a cidade que poderá dar maior lucro.
	2.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fixo, Posicional, Por Processo e Celular.
(    ) Posicional, Fixo, Aberto e Celular.
(    ) Por Processo, Celular, Por Produto e Por Status.
(    ) Posicional, Por Processo, Celular e Por Produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	A Empresa de Consultoria Potter foi chamada e solicitada a opinar sobre a implantação de uma produção no método Just In Time (JIT) na Fábrica de Pneus S.A. A empresa percebeu que esse sistema JIT será a melhor opção para a produção dos seus produtos. A implantação desse sistema tem como justificativa central para a adoção do JIT o fato de que a Fábrica poderá ter melhorias em vários aspectos. Qual das justificativas a seguir segue o método Just-in-time?
	 a)
	Eliminar desperdícios, envolvimento de todos e aprimoramento contínuo.
	 b)
	Redução de tempos de setup, gerenciamento visual e leiaute adequado.
	 c)
	Motivação, superação e determinação.
	 d)
	Estoques adequados, lideranças motivadoras e recursos financeiros suficientes.
	4.
	O Planejamento e Controle de Produção - PCP - tem uma função bem específica na organização. Para que aconteça a fabricação de um produto, existe uma sequência que deve ser seguida para que o fluxo produtivo tenha uma continuidade sem interrupções. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência que o setor de PCP deverá seguir na produção de um produto:
	 a)
	Programação, monitoramento/controle, carregamento e sequenciamento,
	 b)
	Carregamento, sequenciamento, programação e planejamento.
	 c)
	Carregamento, sequenciamento, programação, monitoramento/controle.
	 d)
	Sequenciamento, programação, monitoramento/controle e carregamento.
	5.
	O modelo Optmized Prodution Technology - OPT - tem como finalidade, dentro de uma organização, a busca por um gerenciamento no processo produtivo ou na prestação de serviços, tendo como missão ganhar dinheiro para a empresa. Nessa busca, o gestor deverá seguir algumas situações para que esse gerenciamento funcione de forma eficiente e eficaz, fazendo com que a empresa obtenha lucros e assim consiga se manter no mercado. Sobre o OPT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Esse modelo tem a necessidade de identificar o que está restringindo a capacidade para se alcançar a demanda desejada.
(    ) Buscar os motivos das restrições que dificultam os gargalos dentro da organização, explorando o RRC (Recurso Restritivo Crítico).
(    ) Necessidade de identificá-la e, se necessário, iniciar todo o processo desde o início.
(    ) A responsabilidade do OPT é apenas do gestor da linha em que o problema está sendo identificado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos, é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e, muitas vezes, alguns acabam até mesmo "passando por cima" de outras pessoas. Sobre quais as tomadas que podem ser realizadas para manter o funcionário motivado no seu local trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- Possibilitar que as pessoas se sintam responsáveis por uma porção identificável e significativa do trabalho é uma das possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
II- Proporcionar um conjunto de tarefas que seja significativo e valha a pena, podendo automatizar todas as tarefas que não sejam significativas, são possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
III- Proporcionar retroalimentação sobre a eficácia de desempenho é uma possível ação em prol da motivação no trabalho.
IV- Aumentar os salários para compensar falhas organizacionais é uma possível ação em prol da motivação no trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Pode-se dizer que a cadeia de valor é um modelo teórico que descreve como se desenvolvem as atividades de uma empresa. Seguindo esse conceito, esta é composta por vários elos que formam um processo econômico: começa com a matéria-prima e chega até a distribuição do produto acabado. A análise da cadeia de valor permite aperfeiçoar o processo produtivo, uma vez que se pode ver, detalhadamente, passo a passo, o funcionamento da empresa. A redução de custos e a busca de eficiência na utilização dos recursos são os principais objetivos do empresário na hora de rever a cadeia de valor. Deste modo, a empresa consegue ampliar a sua margem (a diferença entre o valor total e o custo das atividades). Também é possível diferenciar dois tipos de atividades de valor. As atividades primárias (essenciais) são aquelasque estão implicadas com a criação física do produto e a respectiva transferência para o comprador. As atividades de apoio, por sua vez, sustentam as primárias e supõem a participação dos recursos humanos, das entradas e da tecnologia, por exemplo. Diante desse fato, sobre os processos essenciais da cadeia de valores, analise as seguintes afirmativas:
I- São processos que recebem suporte ao processo de apoio.
II- São processos coordenados diretamente pelos acionistas ou seus representantes na organização.
III- São processos cuja operacionalização demanda elevados investimentos.
IV- São processos que estão associados à atividade principal da organização e agregam valor ao produto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	8.
	Uma empresa que possui uma quantidade grande de máquinas para geração de novos produtos, seu histórico de manutenção apresenta um grande numero de paradas. Essas paradas geram custos elevados e atrasos na linha de produção promovendo problemas com qualidade na entrega dos bens para os clientes. Verificado esse problema, o diretor da área fabril solicita a mudança para um modelo de manutenção em que os equipamentos tenham uma produção contínua pelo maior tempo possível e consequentemente minimize as paradas das máquinas e a diminuição dos custos de manutenção, ou seja um estudo da condição e período do componente para a realização da manutenção. Para que o problema seja minimizado, diminuindo, consequentemente, os custos, qual o modelo de manutenção que a empresa deverá utilizar? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manutenção preventiva.
(    ) Manutenção corretiva.
(    ) Manutenção detectiva.
(    ) Manutenção preditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	9.
	A Optimized Production Technology OPT (Tecnologia de Produção Otimizada), inicialmente desenvolvida em 1978, com o nome de Optimized Production Timetables (Produção otimizada a horários), por um grupo de pesquisadores israelenses - tendo à frente o Dr. Eliyahu Moshe Goldratt (1947-2011), passou a ser denominada Optimized Production Technology em 1982, com o lançamento de um software para aplicação de seus conceitos em empresas. O desenvolvimento do software OPT inspirou a criação, pelo Dr. Goldratt, da Teoria das Restrições, que tem como postulado que todo sistema possui restrições que limitam seu negócio. A teoria fornece, então, uma série de ferramentas para identificá-las e tratá-las. A Optimized Production Technology (Tecnologia de Produção Otimizada) é um sistema de programação da produção que leva em consideração três elementos básicos: o fluxo de materiais passando pela linha de produção (throughput); o estoque; os gastos (despesas) operativos. Com essas informações, sobre as definições que fazem parte do OPT, analise as opções a seguir:
I- Explorar, identificar, subordinar, relaxar as RRC ? Recursos Restritivos Críticos.
II- Identificar, reduzir, explorar e subordinar as RRC ? Recursos Restritivos Críticos.
III- Eliminar, reduzir, aprimorar e relaxar as RRC ? Recursos Restritivos Críticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.pinnacle- strategies.com/Theory%20of%20Constraints.htm>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
	10.
	Para que uma empresa possa funcionar de forma contínua e sem interrupções, é necessária a criação de departamentos e/ou setores para que possam auxiliar o gestor da área fabril da organização. Cada empresa possui suas particularidades, portanto o modelo dependerá dos objetivos e a missão para a divisão das tarefas necessárias para que o processo seja contínuo, levando em consideração que uma área fabril não tem condições de efetuar compras, orçamentos, cobranças, entre outros, pois, seu objetivo é criar riquezas. No que refere às funções de apoio dos setores e/ou departamentos da organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Contábil-financeira, tem como objetivo dentro da organização a função de transmissão de informações, orçamentos, solicitação de pedidos e vendas, dando suporte financeiro.
	 b)
	O marketing tem como função satisfazer as demandas dos clientes e dos fornecedores.
	 c)
	Engenharia e suporte técnico tem como função auxiliar no processo decisório dos procedimentos para contratar funcionários para a área fabril ou produção.
	 d)
	Recursos Humanos têm a função de realizar a contratação de fornecedores.
	11.
	(ENADE, 2018) Uma das maiores mudanças nas transações internacionais de hoje é a tendência para a terceirização não somente de materiais e componentes, mas também dos serviços que tradicionalmente eram prestados pela própria organização. Na perspectiva dessa tendência, defende-se que a organização focalizará cada vez mais as atividades da cadeia de valor na qual obtém vantagem, ou seja, os núcleos de competência do negócio, terceirizando os demais serviços. Esse movimento tem ficado evidente, particularmente na logística, em que o fornecimento de serviços de transporte, armazenagem e controle de estoques é, cada vez mais, subcontratado de especialistas ou parceiros logísticos. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Em uma empresa, a gerência da rede de parceiros e fornecedores terceirizados deve ser feita tanto de forma centralizada quanto localmente.
PORQUE
II- As decisões estratégicas devem ser tomadas em nível central e incluir monitoramento e controle do desempenho dos subcontratados, ao passo que o melhor gerenciamento do dia a dia com esses parceiros logísticos se realiza em nível local.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo, Pioneira, 1999, p. 129 (adaptado).
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2018) Em administração da produção empresarial são utilizados diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações, bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, analise as afirmativas a seguir:
I- O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
II- O CRM (Customer Relationship Management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os fornecedores e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
III- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somentea afirmativa II está correta.

Continue navegando