Buscar

Módulo VII - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR UNIP 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01) Na Idade Moderna, as relações entre família, infância, escola e Literatura Infantil começam a ser construídas havendo sérias implicações sociopolíticas e culturais. Ao estudar a ligação entre a literatura infantil e o desenvolvimento do projeto interdisciplinar, pode-se concluir que:
I. Somente com a ascensão da burguesia, quando surge a necessidade de se estabelecer novos laços familiares, é que a infância passa a ser respeitada com suas idiossincrasias.
II. A valorização da infância é uma característica fundamental do modelo familiar da Idade Média.
III. Mesmo porque, surge uma preocupação com os laços afetivos que unem a família a fim de impedir que terceiros entrem nos negócios internos, evitando assim, a divisão de bens.
IV. Sendo assim, a criança passa a ser vista e estudada de acordo com a idade adulta, para que possam exercer influências em sua formação, com o intuito de manipular suas emoções.
V. Foram as modificações sociais e políticas acontecidas na Idade Moderna que propiciaram o surgimento da escola e, portanto, a Literatura Infantil passa a ser utilizada como um instrumento de manipulação, para a criança acatar e absorver os princípios desejados pela burguesia.
 Estão corretas as alternativas:
B) I, III e IV
02) Até o início do século XVII a criança era vista como um adulto em miniatura, no final do século XVII e início do século XVIII adquire um novo status, e passa a deter um novo papel na sociedade, como um ser frágil, desprotegido, dependente que necessita de valorização e proteção.
ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
E) Assim, é dever da escola participar do processo de manipulação da criança, para conduzi-la a acatar a norma vigente, a da classe dominante, o proletariado.
03) Os primeiros livros para crianças foram elaborados e publicados somente no final séc. XVII e no séc. XVIII, porque até então, não respeitavam a infância tal como ela é.
I. Não há possibilidade de respostas alternativas nesse processo educativo que admite à criança a função de aprendiz ativo, frente à voz do narrador e do seu enfoque de realidade social.
II. A nova valorização da infância permitiu maior união familiar, bem como o controle do seu desenvolvimento emocional e intelectual.
III. Desde estes tempos remotos a literatura infantil surge como forma literária maior, mais importante do que qualquer outra, atrelada à função utilitário-pedagógica que a faz ser mais literatura do que pedagogia.
IV.A criança deverá apreender via texto literário infantil, a verdade social. Nesse cenário opera-se por associações mais simples de pensamento, as de contiguidade, feitas com base na proximidade entre os elementos da cadeia significativa texto-contexto.
V.Constitui-se como linguagem carregada de ideologia que permeia cada fala do narrador, cada diálogo das personagens, e tem um destinatário certo: o leitor infantil, cujos pensamentos se pretende capturar.
Estão corretas as alternativas:
C) II, IV e V
04) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
Os autores da literatura infantil atual têm acentuado o aspecto de ampliação do repertório infantil tratando de importantes questões pessoais e sociais, que possam contribuir para a ampliação do mundo infantil, por meio da imaginação e da criatividade. Vários autores têm tratado de temas importantes:
A) relacionados à diversidade da população, acentuando o respeito necessário a cada uma das diferenças, seja por suas características físicas, origem, capacidade ou jeito de ser.

Continue navegando