Buscar

vida do homem

Prévia do material em texto

REPÚBLICA DE ANGOLA
A VIDA DO HOMEM
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ADOLFO JOÃO GASPAR
Trabalho de Ciências da Natureza
tema
A Vida do Homem
“Gravidez Precoce”
Sala: 01
Classe: 6ª
Turma: DT
Turno: Tarde
Integrantes do B
1. Isaac Nlando António
2. Silvana D. Pessela
3. Natalia M. Garcia
4. Lourenço N. Matondo
5. Manuel Sumbo
6. Daniel M. Fernando
O Docente
Ano Lectivo 2020
Índice 
Introdução.................................................................................................................Pág. 3
A Vida do homem.......................................................................................................Pág. 4
Gravidez Precoce.......................................................................................................Pág. 4
Consequências da gravidez precoce..........................................................................Pág. 4
1. Consequências físicas............................................................................................Pág. 4
2. Consequências psicológicas..................................................................................Pág. 4
3. Consequências socioeconômicas...........................................................................Pág. 5
4. Consequências para o bebê....................................................................................Pág. 5
5. Causas da gravidez precoce...................................................................................Pág. 5
6. O que fazer em caso de gravidez na adolescência.................................................Pág. 5
Conclusão..................................................................................................................Pág. 6
	
Introdução 
A existência humana é permeada por incontáveis mistérios essenciais; a própria vida, assim como a morte, assumem um caráter profundo de incerteza, sobretudo diante da complexidade da sociedade moderna que favorece o estabelecimento de um sistema sócioeconômico extremamente excludente, relegando à marginalização e à morte “prematura” grande parcela da humanidade. 
O verdadeiro desafio, a partir da atual situação em que a sociedade se encontra, é permitir que cada pessoa possa viver dignamente. 
Entretanto, o descaso pela vida ceifada impiedosamente antes do tempo conduz à dor e ao sofrimento humano, no qual a população mais vulnerável sofre intensamente com a precariedade de sua vida. O limite entre a vida e a morte pode apresentar-se por meio da eutanásia, através da abreviação da vida sofrida. A eutanásia social, todavia, leva em conta a dimensão.
A gravidez precoce é um fenômeno que vem crescendo em ocorrências a cada ano, portanto é motivo de preocupaçao devido às conseqüências devastadoras que pode causar tanto para a criança quanto para os pais adolescentes, bem como para suas respectivas famílias, comunidade e a sociedade em geral.
No presente trabalho escolar abordarei um pouquinho sobre a vida do homem e ainda mais sobre a gravidez precoce, visto ser um tema bastante pertinente para a sociedade em geral, pois tem sido tema de debates no seio dos pais, psicólogos e não só.
A Vida do Homem
Nos últimos tempos, muito se fala sobre os estudos que tentam ampliar a expectativa de vida do homem na terra. Novos medicamentos, tratamentos preventivos, vacinas, dietas alimentares e invenções prometem esticar a quantidade de tempo que gastamos no planeta. Recuando um pouco no tempo, podemos ver que o tempo de vida dos homens variou bastante e influenciou no desenvolvimento de sociedades e na fixação dos parâmetros de juventude e velhice.
Quando pensamos na revolução trazida pelo modo de vida sedentário e a descoberta da agricultura, logo concluímos que o tempo de vida do homem ampliou muito entre a Pré-História e a Antiguidade. Contudo, estudos recentes mostram que os povos greco-romanos viviam a mesma média de três décadas observada entre os nossos mais remotos ancestrais.
Gravidez Precoce
A gravidez na adolescência pode resultar em diversas consequências tanto para a mulher quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a gravidez é considerada precoce quando a menina engravida entre os 10 e os 19 anos. A gravidez precoce geralmente se deve à cultura e à dificuldade de acesso a métodos contraceptivos, podendo causar consequências desagradáveis tanto para a saúde da gestante como do bebê.
Consequências da gravidez precoce
A gravidez precoce pode gerar consequências tanto para a mãe quanto para o beber, podendo ter impacto físico, psicológico e socioeconômico, por exemplo.
1. Consequências físicas
Devido ao fato da mulher não estar totalmente pronta fisicamente para uma gestação, há maior chance de parto prematuro, rompimento precoce da bolsa e aborto espontâneo, por exemplo. Além disso, é possível que ocorra diminuição do peso, anemia e alterações no processo de formação dos vasos sanguíneos da placenta, podendo resultar em aumento da pressão arterial, cuja situação recebe o nome de pré-eclâmpsia. 
2. Consequências psicológicas
Normalmente as mulheres que se encontram em uma gestação precoce também não estão preparadas emocionalmente, por isso pode depressão pós-parto ou durante a gravidez, diminuição da auto-estima e problemas afetivos entre a mãe o bebê. Isso faz com que, muitas vezes, essas crianças sejam colocadas para adoção ou criadas pelos avós, sem que haja qualquer contato maternal.
3. Consequências socioeconômicas
É muito comum que durante e após a gravidez indesejada a mulher abandone os estudos ou o trabalho, pois acreditam que não é possível conciliar as duas coisas, além de sofrerem imensa pressão da sociedade e, muitas vezes, da própria família em relação ao casamento e ao fato de estar grávida ainda na adolescência.
Além disso, estar grávida é, muitas vezes, motivo para empresas não contratarem a mulher, pois pode representar mais gasto para a empresa, uma vez que dentro de alguns meses entrará em licença maternidade.
4. Consequências para o bebê
O fato da mulher não estar preparada fisicamente e emocionalmente pode aumentar as chances de parto prematuro, do nascimento do bebê com baixo peso e, até mesmo, do risco de alterações no desenvolvimento da criança.
Devido a todas as implicações que a gravidez precoce pode provocar, este tipo de gestação é considerado uma gravidez de alto risco e deve ser acompanhada por profissionais de saúde qualificados para evitar ou diminuir o impacto das consequências. 
5. Causas da gravidez precoce
As principais causas da gravidez precoce devem-se a vários fatores diferentes, mas podem incluir:
· Primeira menstruação muito cedo;
· Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;
· Baixo nível financeiro e social;
· Famílias com outros casos de gravidez precoce;
· Conflitos e mau ambiente familiar.
A gravidez precoce pode acontecer em qualquer classe social, mas é mais frequente nas famílias de baixa renda, já que muitas vezes as jovens, devido a falta de objetivos ou incetivos da família em relação aos estudos, passa a acreditar que ter um filho representa um projeto de vida.
6. O que fazer em caso de gravidez na adolescência
Em caso de gravidez precoce, o que a jovem pode fazer é marcar uma consulta médica para iniciar o pré-natal e contar a sua família para obter o apoio necessário.
Médicos psicólogos e obstetras, assim como enfermeiro e assistente social devem ser informados para que haja uma correta vigilância pré-natal para reduzir as complicações na mãe e no bebê. Este tipo de acompanhamento também ajuda a evitar uma nova gravidez na adolescência e a incentivar a jovem mãe a voltar à escola.
Conclusão 
A sociedade apresenta uma nova versão de uma guerra declarada, na qual a concentração de renda e o acirramento das desigualdades provoca o crescimento vertiginoso das vítimas anônimas do sofrimento e da miséria. 
Tal exclusão social é escandalosa e chama a atenção para a inoperância da sociedade diante da extremadesigualdade, da supremacia de poucos sobre muitos. E embora a grande maioria da população humana sofra as conseqüências dessas assimetrias, quase nada é feito para levar um pouco de dignidade a essa legião de desfavorecidos, marginalizados e esquecidos.
	A agitação da vida moderna aliada aos compromissos que se multiplicam são fatores que contribuem para que o homem não tenha um cuidado adequado.
Este trabalho objetivou realizar uma revisão de área sobre a gravidez na adolescência, a partir de considerações a respeito do contexto atual da adolescência. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas para o desenvolvimento infantil. A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolverem programas de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, aumentar habilidades parentais, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado da criança fruto de uma gravidez na adolescência. Adicionalmente, é necessário maior número de pesquisas que identifiquem aspectos relacionados a resultados de eficiência e eficácia em uma intervençao destinada a essa populaçao. 
A gravidez precoce é motivo de preocupaçao em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. 
A Vida do Homem
“Gravidez Precoce”

Continue navegando