Buscar

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é determinada a tomar as medidas transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente, é um plano de ação para pessoas de todos os países comprometidas em buscar fortalecer a paz universal com mais liberdade, visando melhorias para situações que precisam de mudanças mais que necessárias para um bem comum da sociedade e planeta. 
 Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares:
	Visa garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças.
Algumas formas de ações dento deste objetivo são : Campanhas do agasalho, programas como do Bolsa Familia, ou serviços sociais prestados por voluntários, como campanhas de arrecadações e doações de alimentos.
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Visa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
Algumas formas de ações dentro deste objetivo são alguns que já tem em erradicação da pobreza, o Bom Prato que servem refeições por apenas R$1,00 e é acompanhado por nutricionista é um serviço Social que garante uma boa refeição para muitas famílias sem condições.
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Este objetivo visa reduzir a taxa de mortalidade, acabar contra as mortes evitáveis de recém- nascidos, e acabar com epidemias, como AIDS, Tuberculose, etc.
Algumas formas de ações dentro deste objetivo, são as campanhas de vacinação, postos de saúde pública, campanhas de prevenções a doenças sexualmente transmissíveis (camisinha gratuita), as punições para abortos, e campanhas como não poder fumar em local fechado, e proibida a venda de bebidas para menores de 18 anos.
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Este objetivo visa garantir que todas as crianças (sem distinção) tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário, e acompanhar para que possam concluir o ensino básico de ensino (ensino médio completo) assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.
	Algumas formas de ações dentro deste objetivo, são o EJA que garante as pessoas que não tiveram oportunidades de estudos na infância, escolas técnicas gratuitas de cursos profissionalizantes, ENEM, PROUNI, bolsa escola, e o Ensino de Escola Pública e Estadual, com o controle do Conselho Tutelar que tem o controle de presença dos alunos. 
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e emponderar todas as mulheres e meninas
Este objetivo visa acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte, eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos, e valorizar o trabalho de assistência doméstico.
Algumas formas de ações dentro deste objetivo são as campanhas de conscientização e estímulo à denúncia de violência doméstica, apoio e voluntariado em projetos para mulheres, oferecimento de cursos de artesanato e possíveis fontes de renda, oficinas e palestras sobre saúde da mulher, bazar na empresa com a venda de produtos de mulheres da comunidade, promoção de aulas de defesa pessoal para mulheres, criação e/ou estímulo a creches comunitárias. 
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Este objetivo visa alcançar o acesso universal e equitativo a água potável, saneamento, higiene adequadas e segura para todos, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.
Algumas formas de ações dentro deste objetivo são as arrecadações e envio de água potável para vítimas de catástrofes naturais, arrecadação de recursos para projetos comunitários, participação em mutirões de melhorias em favelas, criação de redes que permitam levar soluções de baixa tecnologia para comunidades que precisem.
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Este objetivo visa assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.
Algumas formas de ações dentro deste objetivo são as campanhas internas e externas sobre uso consciente de energia, apoio a projetos de pesquisa sobre energia limpa, participação em projetos de implementação de tecnologias básicas em comunidades (como o Litros de Luz).
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Este objetivo visa sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos, promover direitos trabalhistas, promover o turismo sustentável, acabar com trabalho infantil de todas as formas, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.
Algumas formas de ações dentro deste objetivo é desenvolver palestras e oficinas sobre educação financeira, aulas sobre conceitos básicos de empreendedorismo, feiras e bazares com artesãos e pequenos produtores, promoção de cursos que gerem possíveis fontes de renda, palestras sobre direito do trabalhador, mapeamento e divulgação de feiras livres da cidade.
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos, fortalecer a pesquisa científica.
Algumas ações para atingimento deste Objetivo, seria as empresas contribuírem através de apoio e divulgação do financiamento coletivo de projetos inovadores e doação de computadores e outras tecnologias a projetos sociais e escolas públicas.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
Algumas ações para atingimento deste objetivo seria promover a capacitação técnica e oferecimento de oportunidades a refugiados, apoio a projetos de educação inclusiva e orientação profissional a jovens de baixa renda.
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
 Este objetivovisa proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países, como também assegurar e proteger patrimônios culturais e privados; garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas, apoiar relações econômicas e socioambientais que visam melhorias.
Algumas ações que se enquadram neste ODS são: mutirões de limpeza e melhoria de praças, praias e outros espaços públicos, construção de horta comunitária e implementação de coleta seletiva na empresa e espaços da comunidade.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Este objetivo visa alcançar gestão sustentável e o uso eficiente de recursos naturais, tanto para produção quanto consumos.
Uma proposta de ação para atingimento deste objetivo seria promover bazares de troca de roupas e brinquedos, palestras sobre consumo consciente, campanha de substituição do copo plástico por canecas e oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Este objetivo visa reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países, integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais, visa também melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
Algumas ações que podem ser feitas para atingimento deste objetivo seria campanhas e atividades sobre uso consciente de energia, implementação de coleta seletiva, exibição de filmes sobre aquecimento global, teatro para as crianças sobre a importância de cuidar do planeta e gincana sobre reciclagem.
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
	Este objetivo visa prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.
Algumas ações para conscientização e cumprimento deste objetivo seria realizar e colocar no cronograma escolar passeio com crianças à nascente e/ou ao rio da cidade, mutirão de limpeza de praias e campanha para a redução do consumo de plástico, também multas para quem de alguma forma poluir ou prejudicar o meio ambiente.
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Este objetivo visa assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.
Sugestões de ações que podem ser organizadas dentro deste tema são: promoção de trilha ecológica, plantação e/ou distribuição de mudas, promoção de uma “pedalada ambiental”, implementação de horta comunitária e oficinas de permacultura e jardinagem.
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Este objetivo visa reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares, acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças. Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos, reduzir significativamente os fluxos financeiros e de armas ilegais, reforçar a recuperação e devolução de recursos roubados e combater todas as formas de crime organizado, reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas, desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.
Algumas ações para atingimento deste objetivo seria oferecer assessoria jurídica gratuita a organizações sociais e pessoas de baixa renda, campanhas pela paz no trânsito, oficinas de comunicação não violenta, promoção de esportes com crianças e jovens de baixa renda, palestras e atividades sobre ética no cotidiano.
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive por meio do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional para arrecadação de impostos e outras receitas, ajudar os países em desenvolvimento a alcançar a sustentabilidade da dívida de longo prazo por meio de políticas coordenadas destinadas a promover o financiamento, a redução e a reestruturação da dívida, conforme apropriado, e tratar da dívida externa dos países pobres altamente endividados para reduzir o superendividamento.
Algumas ações sugeridas para este objetivo são: apoiar e divulgar projetos de financiamento coletivo de causas importantes, auxílio na construção de redes entre empresas e organizações sociais e envolvimento na construção de políticas públicas mais justas, acompanhando e participando dos espaços de discussão.

Continue navegando

Outros materiais