Buscar

SOCIEDADE E CULTURA - PROVA FINAL

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648888) ( peso.:3,00)
	Prova:
	23997098
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na sociedade contemporânea, existem diversas teorias e posturas que são identificadas nas relações estabelecidas entre diferentes culturas. Entre estas teorias, existe a de que todas as culturas e todas as manifestações culturais são legítimas, possuem o mesmo valor e importância. A que conceito o enunciado se refere?
	 a)
	Etnocentrismo.
	 b)
	Relativismo cultural.
	 c)
	Interculturalismo.
	 d)
	Multiculturalismo.
	2.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	I - II - III - IV.
	3.
	Nas últimas décadas, a discussão sobre as questões de economia global, condições de trabalho e desenvolvimento sustentável tem sido um tema interligado na preocupação com as futuras gerações, bem como no trabalho dos movimentos que lutam por melhores condições de vida. Neste contexto, a economia global pouco tem contribuído para a superação de problemas históricos como o subdesenvolvimento, o desemprego e a pobreza. As transformações tecnológicas e o clima de competição internacional interferem nos governos nacionais, a fim de flexibilizar as relações de trabalho de direitos sociais. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A economia globalizada tem colaborado com os Estados nacionais a organizar políticas de proteção aos direitos trabalhistas.
(    ) A economia global vem ameaçando a garantia dos direitos trabalhistas com o intuito de proporcionar competitividade e melhor expressão de lucros.
(    ) A maior parte dos trabalhadores tem sido beneficiada pelas mudanças tecnológicas da globalização contemporânea.
(    ) O desemprego, as desigualdades sociais e a pobreza vêm produzindo a exclusão social no atual processo de desenvolvimento da economia capitalista.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	Segundo Karl Marx (1818-1883), o trabalho foi o elemento essencial que manteve a estrutura e favoreceu o desenvolvimento da sociedade ao longo da história. O pensador observou que gradativamente se estruturaram diferentes formas de trabalho, ao que chamou categoricamente de modos de produção, atribuindo para cada época um nome específico. Os modos de produção propostos por Marx foram:
I- Modo de produção feudal.
II- Modo de produção antigo.
III- Modo de produção liberal.
Agora, assinale alternativa CORRETA que apresenta a sequência cronológica da estrutura dos modos de produção:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	6.
	Segundo Barth (2007), o homem pós-moderno configura-se na pluralidade, novidade, secularização, irracionalidade e imersão no universo. Quanto à ideologia presente na vida do homem pós-moderno, algumas questões são apontadas por ele, como o materialismo, o hedonismo, o consumismo e o relativismo. Com relação aos significados de relativismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O que se tem postulado é que o prazer faça parte da vida das pessoas a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências, até mesmo a perda do emprego.
(    ) De um modo geral, tem se aceitado que tudo é permitido, desde que você tenha um bom salário.
(    ) Neste cenário, tem predominado a subjetividade, a qual dita as regras, ou seja, nada é totalmente bom ou mau. Assim, as verdades são oscilantes.
(    ) Dentre os ideais predominantes do homem pós-moderno está o consumo. O resultado disso é a cultura do desperdício, em que se vive para consumir, e essa é a única imagem valorizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, mar. 2007. Disponível em:<revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/.../1308>. Acesso em: 20 out. 2017
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Existem diversas formas de classificar as organizações na sociedade: por aspectos religiosos, escolares, clubes e produtivos. Há aquelas em que os administradores buscam aumentar o ritmo e a eficiência, reduzindo a liberdade de ação dos indivíduos em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores. As organizações assim definidas dizem respeito às organizações em forma de:
	 a)
	Máquinas.
	 b)
	Sistemas de dominação.
	 c)
	Organismos.
	 d)
	Sistemas políticos.
	8.
	A necessidade de integrar crescimento e preservação ambiental tem feito com que os temas relacionados a esta temática sejam levados à comunidade escolar e à sociedade como um todo com o objetivo de se pensar estratégias e realizar projetos nesse sentido. Com relação a esta realidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O crescimento deve ser a prioridade nos projetos de governo, organizações, ambientes escolares e no interior da sociedade.
	 b)
	É necessário organizar um crescimento econômico e consumo de matérias-primas de modo sustentável.
	 c)
	As organizações e o mercado de produtos devem ampliar suas atividades sem restrições, somente a educação e os governos devem dar atenção a estes temas.
	 d)
	O planeta Terra possui uma reserva muito grande de recursos naturais, e somente as futuras gerações deverão começar a discutir o tema.
	9.As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia.
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I - II.
	 b)
	I - I - II - II - II.
	 c)
	II - I - I - II - II.
	 d)
	I - II - II - II - I.
	10.
	As organizações, por vezes, são vistas como organismos, seguindo um ciclo de vida semelhante ao dos animais: nascimento, reprodução e morte. Na imprensa, tal perspectiva é comum, exposta em expressões típicas dos analistas econômicos como a ?saúde financeira da empresa?, ou mesmo a indicação que o ?mercado de ações está nervoso?. Isto é, utilizam-se palavras que expressam atitudes típicas dos homens e animais para falar de organizações empresariais. Tais expressões possuem nítida inspiração em qual campo do conhecimento humano?
	 a)
	Na religião cristã, em especial na Teologia Dialética de Karl Barth.
	 b)
	Nas ciências biológicas, em especial na Teoria da Evolução de Charles Darwin.
	 c)
	Na química, em especial nas contribuições de Pauling.
	 d)
	Nas ciências físicas, em especial na mecânica de Newton.
	11.
	(ENADE, 2005) Ética e política são dois temas da sociologia mais recorrentes nos tempos contemporâneos. Esses conceitos afetam em muito nosso cotidiano e o futuro das sociedades. Um exemplo clássico da relação entre ética e política é a teoria weberiana sobre a ética de convicção e a ética de responsabilidade. Assinale a opção que representa a forma como Max Weber definia essas duas éticas:
	 a)
	A ética de convicção está relacionada ao nosso sistema de crenças e valores; a ética de responsabilidade, ao dever de respondermos pelas previsíveis consequências de nossos atos.
	 b)
	A ética de convicção equivale ao compromisso com a sociedade; a ética de responsabilidade, ao compromisso com o governo.
	 c)
	A ética de convicção relaciona-se ao cumprimento da lei; a ética de responsabilidade, ao nosso senso de proporção.
	 d)
	A ética de convicção está vinculada à ideia de revolução, e a ética de responsabilidade, à ideia de bom senso.
	12.
	(ENADE, 2011) O conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, constituiu-se como a chave-mestra de sua sociologia. De modo geral, o habitus refere-se a um sistema de disposições duráveis adquiridos pelo indivíduo no curso de seu processo de socialização. Apresenta-se como um produto das condições sociais passadas e como princípio gerador das práticas e das representações, permitindo ao indivíduo construir as estratégias antecipadoras. Segundo Bourdieu, essa noção contribui para a superação da oposição entre os pontos de vista objetivista e subjetivista, entre as forças exteriores da estrutura social e as forças interiores resultantes das decisões livres dos indivíduos.
FONTE: FERREOL, G. Dictionnaire de Sociologie. Paris: Armand Colin, 1991.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I- O termo habitus, adotado para marcar a diferença com conceitos correntes, tais como hábito, costume, praxe e tradição, faz a mediação entre a função e a ordem.
II- A instituição escolar tem por função produzir indivíduos dotados de sistema de esquemas inconscientes que constituem sua cultura, ou melhor, o seu habitus, com potencial para transformar a sua herança coletiva em inconsciente individual e comum.
III- Nas sociedades onde inexiste a escola, a função de inculcação do habitus é garantida pelas formas primitivas de classificação (bem/mal, bonito/feio, bom/mau), constituídas pelos mitos e pelos ritos.
IV- O habitus, como capacidade de engendrar as novas práticas, funciona como uma gramática geradora da conduta, ou seja, como um sistema de esquemas interiorizados que permitem engendrar todos os pensamentos, as percepções e as ações características de uma cultura.
V- O habitus é totalmente dependente, pois reside entre o inconsciente-condicionado e o intencional calculado.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, IV e V.
	 b)
	II, IV e V.
	 c)
	I, II e V.
	 d)
	II, III e IV.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando