Buscar

História+da+Previdência+no+Mundo+

Prévia do material em texto

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL
Prof. Marcelo Michel Portella
Esp. Direito Previdenciário
Evolução Histórica Mundial
1
Evolução Histórica Mundial
 	Na história da humanidade, é relativamente recente o estabelecimento em nível normativo da proteção aos direitos sociais. A preocupação estatal com a proteção social de seus cidadãos faz parte integrante, em sua acepção mais intensa, da grande evolução ocorrida no século passado.
 	É importante ressaltar os mais relevantes marcos evolutivos do crescimento e ampliação das proteções sociais em face das necessidades advindas das mudanças da vida em sociedade.
2
Evolução Histórica Mundial
 	Os mecanismos de proteção social nas sociedades ditas modernas, ganharam conotação de direitos e garantias fundamentais dos indivíduos.
 	É o caso de nosso ordenamento jurídico constitucional que qualifica os direitos e garantias fundamentais como cláusulas imutáveis, dentre os quais, sem dúvida, incluem-se os direitos sociais.
3
Evolução Histórica Mundial
 OS PRIMÓRDIOS DA PROTEÇÃO SOCIAL
Com o desenvolvimento da Humanidade aflorou e cresceu dia após dia a preocupação em se proteger os indivíduos das contingências sociais geradoras de necessidades sociais.
Nesse desenvolver ocorrido ao longo de nossa história é possível anotar os traços evolutivos significantes de cada sistema protetivo, na medida em que se avalia o grau de abrangência oferecido aos indivíduos em face dos riscos sociais – contingências sociais – mais constantes em cada momento.
4
Evolução Histórica Mundial
 Homem / Bem-Estar / Proteção
A necessidade do homem, desde a pré-história, de se reunir em grupos para compartilhar a caça, a pesca e de se defender dos infortúnios, bem demonstra a importância de se instituir formas de proteção. (convivência, caça, alimentação etc...)
Pode-se afirmar que as organizações precárias da origem dos tempos baseavam-se simplesmente no instinto da sobrevivência, porém, não se pode negar que existia a conjugação de esforços para a melhoria ou facilitação das condições de vida de cada um dos indivíduos formadores do grupo.
5
Evolução Histórica Mundial
 MECANISMO DE PROTEÇÃO SOCIAL
Na medida em que se organizavam os grupamentos humanos, consequentemente evoluíam e ganhavam maior abrangência os mecanismos de salvaguarda contra os riscos porventura existentes em cada época.
Há registros de que já na idade média existiram algumas organizações ou corporações profissionais (armadores de navios) que passaram a formar fundos ou caixas de socorros para proteção de seus membros, o que pode ser considerado como o primeiro embrião mundial da previdência social.
6
Evolução Histórica Mundial
Somente em 1601, na Inglaterra, é que surgiu a chamada Lei dos Pobres (Poor Law Act ou Act of the Relief of the Poor), editada pela rainha Isabel I estabelecendo uma contribuição obrigatória, arrecadada da sociedade e administrada pela Igreja (por meio de suas paróquias), que teria como propósito a manutenção de um sistema protetivo em favor dos necessitados e das pessoas carentes, especialmente crianças, velhos, inválidos e desempregados. O dinheiro era arrecadado entre todos os que estivessem em condições de contribuir e era destinado, especificamente:
7
Evolução Histórica Mundial
para viabilizar a obtenção de emprego para as crianças pobres por meio da aprendizagem, que poderia ser obrigatória até os 24 anos para os varões e até 21 anos para as mulheres; 
para o ensinamento do trabalho para os pobres que não tinham nenhuma especialização; 
para o atendimento dos inválidos em geral.
OBS: Esta lei é definida pela doutrina como o marco inicial da proteção social no mundo, posto que esta tem exatamente esse papel, ou seja, atender pessoas necessitadas que não têm como providenciar o seu sustento
8
Evolução Histórica Mundial
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Em 1789 a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão marcou, de fato, a ampliação da ideia de seguridade, não mais atrelada à questão exclusivamente social, passando a ser considerada direito de todos. É a proposta de universalização do sistema.
9
Evolução Histórica Mundial
Resumindo:
 	Foi no período da Revolução Industrial, no século XVIII, que surgiram as primeiras noções de Estado de Bem-Estar Social.
 	Com o aumento da utilização de máquinas nas indústrias, os trabalhadores passaram a não mais produzir diretamente o produto, mas a serem operadores de máquinas – o que causou inúmeros acidentes de trabalho.
 	Os trabalhadores, revoltados com as condições precárias de trabalho, começaram a realizar as primeiras greves e a reivindicar melhorias. 
 
Evolução Histórica Mundial
Os seguros sociais de Bismarck
Somente a partir de 1883, na Alemanha, é que surge o primeiro sistema previdenciário. Tal inciativa é creditada ao então chanceler Otto Von Bismarck que criou, inicialmente, o seguro-doença, custeado por contribuições dos empregados e dos empregadores. 
As contribuições de ambos seriam utilizadas na manutenção de um sistema protetivo em favor dos trabalhadores.
11
Evolução Histórica Mundial
Importante salientar que os seguros sociais tornaram obrigatória a filiação às sociedades seguradoras ou entidades de socorros mútuos dos trabalhadores que recebessem até dois mil marcos por ano.
Neste momento, o benefício previdenciário passa a ser direito público subjetivo do trabalhador.
OBS: O trabalhador passa a poder exigir aquela prestação independentemente de garantias financeiras. 
12
Evolução Histórica Mundial
Por isso, a Lei de Bismarck é considerada o marco inicial da previdência no mundo, dado que, neste momento, apresentam-se as características básicas do sistema previdenciário moderno, que são a compulsoriedade de filiação e a natureza contributiva.
13
Evolução Histórica Mundial
O “National Insurance Act”
Na Inglaterra, o “Workmen’s Compensation Act”, em 1897, criou o seguro obrigatório contra acidentes de trabalho. 
Tal documento impôs, para o empregador, uma responsabilidade civil de cunho objetiva, ou seja, independente de culpa. 
Ademais, em 1908 adveio o “Old Age Pensions Act”, o qual teve o condão de conceder pensões aos maiores de 70 anos, independente de custeio.
14
Evolução Histórica Mundial
Contudo, o mais importante marco é o “National Insurance Act”, de 1911, o qual criou um sistema compulsório de contribuições sociais, as quais ficavam a cargo do empregador, do empregado e do Estado. 
Em contrapartida, assegurou-se uma espécie de licença-saúde, tratamento gratuíto para tuberculose, benefícios relacionados à maternidade e ainda proteção contra o desemprego.
15
Evolução Histórica Mundial
Contudo, o mais importante marco é o “National Insurance Act”, de 1911, o qual criou um sistema compulsório de contribuições sociais, as quais ficavam a cargo do empregador, do empregado e do Estado. 
Em contrapartida, assegurou-se uma espécie de licença-saúde, tratamento gratuíto para tuberculose, benefícios relacionados à maternidade e ainda proteção contra o desemprego.
16
Evolução Histórica Mundial
A Constituição Mexicana de 1917
A Constituição do México de 1917, é considerada como a Primeira Constituição Social do Mundo, que incluiu em seu texto, de maneira até então pioneira, a Previdência Social propriamente dita, criando normas programáticas que estabelecem diretrizes para o Estado sem, contudo, imprimir caráter imperativo. 
17
Evolução Histórica Mundial
A criação da Organização Internacional do Trabalho
Celebrado o Tratado de Versalhes, em 1919, voltaram-se todas as atenções para os problemas sociais, com ênfase à proteção do trabalho. Imediatamente cria-se a Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, como sabido, desenvolve suas atividades até os dias atuais, sendo um organismo especializado da Organização das Nações Unias (ONU), cuja finalidade é atuar em todos os países, fixando princípios programáticos ou regras imperativas de determinado ramo do conhecimento humano, sobretudo sobre Direito do Trabalho e Previdência Social. 
18
Evolução Histórica Mundial
O “SocialSecurity Act”
A crise econômica de 1929 faz surgir graves problemas sociais, em em função deles é que surge, em 1935, nos Estados Unidos, o New Deal, plano do governo Roosevelt pautado na doutrina do Welfare State (Estado do bem esta social). Neste contexto é que foi editado o Social Security Act, de 14 de agosto de 1935, o qual, além de estimular o consumo, previa também o auxílio aos idosos, além de ter instituído o auxilio-desemprego para os trabalhadores que, temporariamente, ficassem desempregados. OBS: sistema previdenciário com ampla margem de atuação
19
Evolução Histórica Mundial
A Constituição de Weimar
Em 1935, na Alemanha, tem-se o advento da Constituição de Weimar, a qual determinava que o Estado, caso não pudesse proporcionar aos cidadãos alemães oportunidades de trabalho produtivo, seria responsável por lhes garantir a subsistência.
20
Evolução Histórica Mundial
O Relatório Beveridge 
(“Report on Social Insurance and Allied Services”)
A Segunda Guerra Mundial causou danos sociais catastróficos em todo o mundo, e particularmente na Europa. Em razão dessa circunstância é que o governo composto por uma coalizão de partidos chefiada pelo primeiro-ministro conservador Winston Churchill encomendou, em meados de 1941, a formação de uma comissão interministerial (Committee on Social Insurance and Allied Services) que tinha como objetivo planejar e propor reformas ao serviço de seguridade social então vigente, o Nacional Insurance Act de 1911.
21
Evolução Histórica Mundial
Com esta iniciativa, o governo pretendia fornecer um incentivo ao esforço nacional de guerra, além de assegurar um nível aceitável de padrão de vida para a população e promover a solidariedade entre as classes. Antevendo demandas políticas e econômicas ao término do conflito mundial, as políticas sociais eram entendidas como um mecanismo de estabilidade macroeconômica necessárias para manter a ordem em períodos críticos como aquele. Nesse sentido, não era uma simples questão de seguridade social, mas envolvia a sociedade como um todo.
22
Evolução Histórica Mundial
O relatório pretendia, através da completa racionalização do sistema de seguros sociais vigente, inovar e superar as experiências realizadas até então, formulando um modelo que atendesse toda a população mediante um esforço conjunto do Estado e da sociedade. Os benefícios deveriam ser ajustados para compreender todas as necessidades básicas dos indivíduos e das famílias, e sua duração seria ilimitada até a resolução do problema. Pretendia criar um senso de orgulho e solidariedade, promovendo a igualdade e o comprometimento dos indivíduos.
23
Evolução Histórica Mundial
Os usuários que fizessem dos benefícios sua única fonte de renda, tendo a possibilidade de buscar outros meios de subsistência, seriam punidos.
Juntamente com as medidas de seguridade social, o relatório previa que o governo deveria assegurar serviços de saúde com qualidade e gratuidade, fornecer meios para a reabilitação profissional e promover a manutenção do emprego.
24
Evolução Histórica Mundial
Os usuários que fizessem dos benefícios sua única fonte de renda, tendo a possibilidade de buscar outros meios de subsistência, seriam punidos.
Juntamente com as medidas de seguridade social, o relatório previa que o governo deveria assegurar serviços de saúde com qualidade e gratuidade, fornecer meios para a reabilitação profissional e promover a manutenção do emprego.
25
Evolução Histórica Mundial
O financiamento seria dividido segundo três mecanismos: o seguro compulsório, pago por todos, seria responsável por financiar as necessidades básicas; a assistência nacional, totalmente subsidiada pelo governo, cobriria casos especiais; e o seguro voluntário seria dirigido a benefícios adicionais.
A ideia do Plano Beveridge, como foi definido pela imprensa da época, era a proteção “do berço ao túmulo”, ou seja, toda pessoa, em qualquer momento da sua vida, teria ampla proteção do Estado em caso de necessidade. O Plano Beveridge visava a atender a toda a sociedade, e não apenas aos trabalhadores.
OBS: Relatório não acolhido. Incentivo ao trabalho e sua proteção.
26
Evolução Histórica Mundial
 Plano Beveridge versus Plano Bismarck
27
Plano Beveridge
• Direitos são universais.
• Tem como objetivo a luta contra a pobreza.
• É financiado pelos impostos.
Plano Bismarck
• Direitos são acessíveis aos que contribuem.
• Objetivo: manutenção da renda dos trabalhadores atingidos por alguma contingência social.
• É financiado por recursos dos trabalhadores e dos empregadores.
Evolução Histórica Mundial
Do pós-guerra aos tempos contemporâneos
 	A partir dessa época marcha-se para o estágio final de evolução, em que todos os cidadãos deverão ser amparados em suas necessidades por serviços estatais, seja qual for sua profissão ou condição social, bastando apenas que sejam vítimas de uma necessidade social. 
 É o que se denomina Seguridade Social, que se chegará aos poucos, na medida em que cada povo possa custear conjuntamente todas as necessidades sociais de cada indivíduo, em prol da coletividade.
28
Evolução Histórica Mundial
Vários foram os instrumentos surgidos no Direito Internacional voltados para a consagração e concreção dos direitos sociais, dentre os quais pode-se citar:
a Declaração Americana Dos Direitos e Deveres do Homem (1948), 
a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), 
a Carta Social Européia (1961), 
o Pacto Internacional de Direitos Econômicos Sociais e Culturais (1966),
 a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969).
29
Evolução Histórica Mundial
No que tange à Previdência Social especificamente, cabe trazer à colação o art. 25 da Declaração Universal dos Direitos do Homem:
“Toda pessoa tem o direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe a saúde, e o bem-estar próprio e da família, especialmente no tocante à alimentação, ao vestuário, à habitação, à assistência médica e aos serviços sociais necessários; tem direito à segurança no caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou em qualquer outro caso de perda dos meios de subsistência, por força de circunstâncias independentes de sua vontade”.
30
Evolução Histórica Mundial
 	Surge, assim, após o término da Segunda Guerra Mundial a formação dos Estados do Bem-Estar Social, ao menos até o início da década de 1970, mobilizando grande parte das estruturas dos Estados para uma frente intervencionista, adaptando-se às novas exigências políticas e sociais, nas quais os direitos sociais ganharam muito mais relevo.
Fonte: https://livrodireitoprevidenciario.com/evolucao_historica_previdencia_social/
31
MATERIAL DE APOIO: Elaborado com base nos Informativos do sítio da Previdência Social – Governo Federal: http://www.previdencia.gov.br/.
Demais Fontes: 
* Curso de Direito e Processo Previdenciário – Frederico Amado – Editora Podium 
* https://livrodireitoprevidenciario.com/evolucao_historica_previdencia_social/

Continue navegando